Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Caminhão-peixe nos bairros, foi um sucesso na Páscoa


 Caminhão-peixe nos bairros, foi um sucesso na Páscoa - Gente de Opinião
 

A inauguração

Mesmo preocupado com a situação do trânsito, que será criada nas adjacências do Centro Cívico de Porto Velho, no bairro das Pedrinhas, o governador Confúcio Moura anuncia para 25 de agosto a inauguração da primeira etapa do Centro Político Administrativo, o futuro Palácio Rio Madeira.

 

A preocupação

A preocupação com o congestionamento de veículos na região da antiga Esplanada das Secretarias se justifica. Além do Tribunal de Contas do Estado, estão instalados no bairro, o Tribunal de Justiça, a Assembléia Legislativa, cujo prédio está em andamento, o monumental CPA e tantos outros órgãos públicos. Acomodar tantos veículos é um baita desafio.

 

Perdas do FPM

Os 172 municípios brasileiros – entre eles pelo menos uma dúzia de Rondônia – que perderam repasses do Fundo de Participação dos Municípios- FPM em vista de queda de população nos últimos anos estão apelando às instâncias federais para que a redução seja feita gradativamente nos próximos anos.

 

No Congresso

Para minorar as queixas dos municípios despovoados, os municipalistas também se movimentam no Congresso Nacional. O deputado federal Luis Carlos Henze (PP-RS) protocolou projeto de lei propondo que no primeiro ano o corte nas verbas fique limitado a 10 por cento, chegando a 20 por cento no segundo ano e assim sucessivamente.

 

PSD apavorado

Os partidos rivais – os mais prejudicados – do Partido Social Democrático –PSD, estão fazendo um verdadeiro bombardeio jurídico para impedir a homologação da sigla recém criada pelo prefeito Gilberto Kassab. Com isso, parte dos deputados federais e estaduais que aderiu está com medo de perder seus mandatos por infidelidade. Ninguém quer arriscar.

Caminhão-peixe nos bairros, foi um sucesso na Páscoa - Gente de Opinião

Pacote de bondades

Em Porto Velho, o prefeito Roberto Sobrinho, para compensar o desgaste gerado pela elevação da tarifa de transportes coletivos, lançou um verdadeiro pacote de bondades para recuperar o prestígio. Além da campanha de limpeza, ampliou a regularização fundiária, toca obras de macro-drenagem e pavimentação, além do lançamento do caminhão-peixe nos bairros, que foi um sucesso na Páscoa.

Caminhão-peixe nos bairros, foi um sucesso na Páscoa - Gente de Opinião

 
 

Carne de Jacaré

A comunidade do Cuniã, já esta produzindo carne de jacaré. Uma boa sacada da associação de moradores, já que ao mesmo tempo em que gera emprego e renda, combate a superpopulação do réptil que já tinha se transformado num grave transtorno para a população local. De pernas humanas decepadas a cães, gatos, patos e galinhas traçados, os anfíbios não estavam perdoando nada...

 

Em pé-de-guerra

Os conflitos tribais rolam a solta por Rondônia. Em Guajará Mirim os vereadores cassaram o prefeito Atalibio, em Mirante da Serra os edis se armam até os dentes para tirar o alcaide local do poleiro. A campanha das eleições municipais, nem começou ainda, mas os caciques regionais já estão em pé-de-guerra, de Vilhena a Ponta do Abunã.

 

Do Cotidiano

Os desafios pós-usinas

Caminhão-peixe nos bairros, foi um sucesso na Páscoa - Gente de OpiniãoA recente pesquisa do Cadastro Geral de Emprego realizada em março ainda não indicava problemas de desemprego e reflexos maiores na economia de Porto Velho. Afinal tivemos a redução de quase oito mil operários na conturbada Usina Hidrelétrica de Jirau e mesmo assim a capital rondoniense se mantinha entre as cidades que mais tinha gerado postos de trabalho no país.

Mas o mês de abril sinalizou sensíveis quedas nas vendas de imóveis – as placas de aluga-se e vende-se aumentaram sensivelmente nos últimos dias – atingindo também outros segmentos, como o comércio varejista, enquanto que a elevada taxa de criminalidade voltava a assustar os rondonienses. O ramo hoteleiro começa a ser afetado e pequenas pousadas foram fechadas, como também muitas “estâncias” (Atenção interior sulista, mineiro e capixaba: o termo local designa conjunto horizontal de quitinetes) foram esvaziadas.

O preâmbulo foi feito, diante dos primeiros reflexos para a economia de Porto Velho pela crise de Jirau,verificados neste mês

de abril, onde também ocorreu redução na arrecadação de impostos, tanto para o estado, como também para o município.

Se a redução da massa operaria em oito mil já causou tantos reflexos na economia local, imagina-se o que poderá ocorrer quando mais de 25 a 30 mil trabalhadores deixarem Porto Velho nos próximos dos anos. Na verdade, o contingente pode chegar a uns 50 mil desempregados, já que além dos operários diretamente contratados nas usinas existem tantos outros de empresas que se dedicam (desde o ramo alimentício até o hoteleiro) as atividades de Jirau e Santo Antonio.

O que se questiona é que esta faltando planejamento para o período pós-usinas. Já se têm consciência do que poderá ocorrer, mas tanto a Secretaria de Estado do Planejamento, como a esfera municipal, não tem se dedicado como deveria para tratar do problema e seus efeitos.

Passou da hora do governo do estado, prefeitura de Porto Velho, bancada federal, Assembléia Legislativa, a Câmara Municipal, as entidades ligadas ao comércio e indústria e tantos outras começarem a se reunir para traçar diretrizes, buscar um rumo, para o pós-usinas. Não podemos esperar mais, o tempo urge - e ruge.
 

 

Caminhão-peixe nos bairros, foi um sucesso na Páscoa - Gente de Opinião

Via Direta

*** Mesmo que não tenham trocado o domicilio eleitoral, Marinha Raupp e Expedito Júnior tem sido cogitados pra entrar na disputa da prefeitura de Porto Velho em 2012 *** Se quiserem ainda dá tempo: terão que mudar o título de Rolim de Moura até outubro *** Nenhum deles, no entanto confirma esta disposição. Não querem se queimar no interior.

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)