Sábado, 7 de fevereiro de 2015 - 05h01
Orçamento impositivo
Depois de muitas tentativas, a Câmara dos Deputados vai colocar em votação nesta segunda-feira, o chamado orçamento impositivo, que obriga a União pagar na marra os valores das emendas parlamentares dos deputados e senadores. Neste sentido é previsível ocorrer efeito cascata também nas assembléias legislativas, já que o mesmo problema de relacionamento que o Congresso Nacional mantém com a presidente Dilma os deputados estaduais pena com os governadores.
A União tem caloteado emendas parlamentares desgastando deputados e senadores perante as suas bases. Em Rondônia, ocorre o mesmo, sucessivos governadores só pagavam as emendas – geralmente destinadas a obras nos municípios – com forte pressões durante votações importantes.
Acompanho esta queda de braço há décadas aqui em Rondônia. Prefeitos e deputados estaduais às vezes prometem obras em seus municípios baseados nos recursos das emendas, mas elas acabam não saindo. Acabam acusados de desviar os recursos, quanto sequer foram liberados. O desgaste é enorme nas bases em todas as esferas.
“O Orçamento impositivo obriga a União
pagar os recursos oriundos das emendas”
Campanha da fraternidade
A Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil –CNBB, que no ano passado tratou do tráfico humano na sua Campanha da Fraternidade, tem como lema em 2015 “Eu Vim Para Servir”. Num momento aflitivo para a sociedade brasileira, as relações entre a igreja e o rebanho de fieis se renovam com a atuação firme e transparente do Papa Francisco.
Como em todas as suas edições, a campanha é lançada na quarta-feira de cinzas e vai mobilizar todas as paróquias da Igreja Católica. No ano passado, o tema “Tráfico Humano” serviu para despertar a nação para um grave problema que atinge principalmente as mulheres e os bebês no País. Os paroquianos foram às ruas, em pits stop, levando a palavra de ordem da CNBB.
“Fraternidade: Igreja e Sociedade”, é um mote que aprofunda mais as relações dos católicos desde a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, mostra uma Igreja mais unida e disposta adotar posição em favor dos mais necessitados. È a opção do Vaticano, vestindo as sandálias da humildade.
“
A Campanha da Fraternidade
aprofunda as relações com as comunidades
”
Pesquisas fajutas
Finalmente o Congresso Nacional resolveu entrar firme nas investigações das pesquisas eleitorais que desde o ano de 2000 tem apresentado disparidades terríveis. Por causa de tantos números equivocados, com verdadeiras quadrilhas manipulando dados coletados, que foi solicitada uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o que tem ocorrido.
A proposta do deputado Ricardo Barros (PP-PR) autor do pedido da CPI, também pretende desvendar até que ponto os eleitores são influenciados pelas enquetes eleitorais.
Em Rondônia, um estado campeão em pesquisas adulteradas, muitos candidatos sobreviveram às manipulações de institutos. Alguns candidatos a prefeitos – cito entre tantos Garçon (Candeias) e Chiquilito (Porto Velho) ganharam dos adversários mesmo com pesquisas desfavoráveis. Ao governo, Valdir Raupp, José Bianco e Ivo Cassol (na primeira eleição) também tiveram vitorias convincentes, mesmo levando pau nas enquetes eleitorais. Passar os institutos de pesquisa a limpo é preciso.
“A Câmara dos Deputados instala CPI
das pesquisas na próxima segunda-feira”
A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026
Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ
Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia
A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad
Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB
Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios
Localidades rondonienses sonham com a autonomia
Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l