Sábado, 29 de setembro de 2012 - 05h02
Abandonados
Vários candidatos a vereança do PMDB reclamam que foram abandonados pela cúpula. Estão passando a pão e água nos dias finais da campanha, sem recursos sequer para combustível. Como se sabe, até recentemente o próprio candidato a prefeito Zé Augusto estava ao relento.
Até veteranos
Até veteranos peemedebistas, como Abelardo Castro, que foi vereador durante 10 anos na capital, queixou-se da falta de apoio. Mesmo assim nos seus cálculos, o partido elege pelo menos três representantes no legislativo municipal.
Ecos do debate
O primeiro debate para valer dos candidatos a prefeitura de Porto Velho, feito pela TV capital na última quarta-feira, repercutiu muito, embora a audiência da emissora ainda não seja a mesma da Globo. O jornalista Carlos Moraes, mediador, prometeu que no segundo turno fará outro, já com os dois candidatos definidos.
Perdendo terreno
O marketing da tucana Mariana Carvalho tenta apagar o que anda colando na sua ungida nesta reta de chegada. Os adversários estão conseguindo colar nas costas da estrelinha do PSDB, e afilhada de FHC, que ela é imatura e despreparada para o cargo. A coisa já esta aborrecendo a candidata.
Vants paradas
O governo Dilma não conseguiu resolver ainda os problemas de contrato para colocar em funcionamento os Veiculos Aéreos Não Tripulados -Vants comprados a peso de ouro de Israel, destinados a vigilância das fronteira brasileiras e ao combate ao narcotráfico. Esta tudo parado.
Aniversário
Ao meio das eleições municipais, o município de Porto Velho comemora mais um ano de emancipação política e administrativa. Somos 450 mil habitantes, cerca de 280 mil eleitores e uma cidade sem água, esgoto, trânsito, segurança pública, saúde – e por conseguinte, sem qualidade de vida.
Os avanços
Ao mesmo tempo é preciso reconhecer os avanços nos últimos oito anos da administração Roberto Sobrinho, na pavimentação das ruas (o ponto alto), na regularização fundiária, na macrodrenagem, além de obras importantes como o porto fluvial e a urbanização do Complexo Madeira Mamoré.
O milagre
Errei de santo ao falar do milagre de Mário Português em 2012. Na verdade a agência que cuida da sua campanha do candidato é a DNA da dupla Jarí/ Pedro, os mesmos responsáveis pela campanha e o sucesso midiático de Ivo Cassol em 2002. A Alvorada é um instituto de pesquisas que presta serviços a agência.
Bom produto
A NDA explica que não teria sucesso na empreitada de levar Mário Português ao segundo turno – todas as pesquisas já encaminham para isto – se o produto não fosse bom (uma mediazinha, né Jarí?). Enfim, temos um verdadeiro clima de festa no quartel general da aliança de sustentação ao candidato do PPS.
Do Cotidiano
Agora estamos a poucos dias do pleito de 7 de outubro e eu abro a seção desta coluna, mantendo informação anterior, de que ao invés de crescimento, como divulgou o Ibope na sua pesquisa punida pela justiça, o candidato Lindomar Garçon (PV) vem perdendo intenções de votos nas últimas semanas. A tendência é de queda, não de crescimento e ele deve estar atento aos concorrentes em curva ascendente, para não perder uma vaga no segundo turno.
Este ano os institutos tem sido pródigos na manipulação dos números. Como podem estar a frente, ao mesmo tempo Garçon e Mariana? Pois é assim que o Ibope e o instituto Phoenix pesquisaram na capital. Evidentemente um deles esta mentindo – ou até mesmo os dois - e deveriam ser punidos como farsantes.
A grande verdade é que Porto Velho terá eleição em dois turnos e ninguém disparou assim como sugere o Ibope – quase 30 por cento – com chances de liquidar a parada em primeiro turno, como diz Garçon. Muito pelo contrário, temos embolamento com cinco candidatos, alguns em curva ascendente, outros em queda livre.
Mas coisas bizarras nas pesquisas eleitorais já não exclusividade da capital em campanha. Em Ariquemes os institutos fizeram o milagre da multiplicação de líderes, e sendo assim cada candidato, em diferente instituto é líder. Vale liderança para Lourivaldo Amorim, para Saulo da Daniela e Adelino Folador. Vende-se a pesquisa de acordo como o freguês, como se vê em todas as paróquias rondonienses. Falta um Procon contra os institutos.
Nada mais apelativo, o que ocorreu em Ji-Paraná, aonde Jesualdo Pires (PSB) é tido como um dos campeões de votos percentualmente em todo estado, como Alex Testoni, Cesar Cassol em Rolim de Moura. Lá, na capital da BR, um tal instituto Podium inverteu as posições: Solange Pereira (PMDB) passa ser a “líder”, e Jesualdo mero figurante. É coisa de louco.
Pesquisa eleitoral virou caso de polícia, mas os donos de institutos não são tão loucos a ponto de rasgar dinheiro. Na maioria dos casos, nos últimos dias de campanhas eles refazem as contas e colocam os números mais aproximados da realidade para não serem acusados de mentirosos como tem ocorrido com o Ibope que já errou a favor e contra de candidatos ao governo, Senado e a prefeitura de Porto Velho nas últimas décadas.
Via Direta
*** A Confederação Nacional dos Municípios – CNM realiza dia 10 de outubro nova marcha à Brasília *** Os prefeitos chegam ao final de 2012 com sérias dificuldades financeiras *** Em Rondônia poucas cidades estão com as contas em dia.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri