Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Carapanã azul picou a ex-senadora Fátima Cleide


Ainda indefinido

Mesmo com convites já firmados por outras legendas, o prefeito de Alvorada do Oeste Laerte Gomes, que também acumula o cargo de presidente da Associação Rondoniense de Municípios-AROM ainda não decidiu por uma nova legenda depois de deixar o PR. Como não será candidato no ano que vem ele diz que terá muito tempo para decidir.

 

 

Carapanã azul picou a ex-senadora Fátima Cleide  - Gente de Opinião

Carapanã azul

O carapanã azul picou a ex-senadora Fátima Cleide e ela, inebriada pelos efeitos da mordida do mosquito - que causa delírios políticos vitoriosos para o paciente - já revelou a Léo Ladeia sobre sua aspiração de entrar na disputa pela prefeitura de Porto Velho. Ela poderá ter melhores chances se voltar a residir na capital, né, Fafá?

 
Controle da sigla

É importante lembrar que Fátima Cleide herdou do falecido Eduardo Valverde o controle do PT rondoniense. Se ela realmente quiser entrar na peleja portovelhense, contará com a maioria dos convencionais para sacramentar sua candidatura. No mais, Fátima também é o nome mais palatável, tanto para a facção do prefeito Sobrinho, como também para o grupo dos deputados dissidentes.

Carapanã azul picou a ex-senadora Fátima Cleide  - Gente de OpiniãoOs agrobandidos

Cresce geometricamente os roubos e assaltos na zona rural de Porto Velho e de outras cidades rondonienses. Galinhas, porcos, cavalos, bois, implementos agrícolas e tudo o que for possível tem sido amealhado pelos ladrões. Quem tem chácara nos arredores da capital tem sido alvo preferencial da bandidagem no dia a dia.

 
 

Carapanã azul picou a ex-senadora Fátima Cleide  - Gente de OpiniãoClã em festa

O clã Cassol, esta em festa. O senador Ivo entra em licença na semana que vem tomando posse no seu lugar o seu pai, o ex-deputado federal Reditário Cassol, um pioneiro rondoniense que merece todas as homenagens pela sua trajetória no estado. Durante quatro meses Ivo se dedicará a estruturação do PP para as eleições municipais do ano que vem.

 
 

Gente de OpiniãoJusta homenagem

Reditário tem quase 40 anos de Rondônia. Foi pioneiro em Vilhena, Colorado e Cerejeiras onde foi o seu primeiro administrador. Também participou da epopéia do nascimento de Rolim de Moura, Santa Luzia e da Zona da Mata inteira. No plano político também foi deputado estadual – ele é o autor do projeto de emancipação de Extrema .



 

Em pé de guerra

O Partido Verde cresceu e entrou em pé de guerra. A ex-senadora Marina Silva e o ex-deputado federal Fernando Gabeira lutam pelo controle da legenda exigindo convenções nacionais e a cabeça do atual presidente José Luiz Penna, há 12 anos no cargo. Se perderem a parada, Marina e Gabeira vão fundar outra legenda, como Kassab que criou o PSB.

 
 

Em Rondônia

E caso Marina Silva conquiste o Diretório Nacional, um dos primeiros dirigentes a levar um pé seria o deputado federal Lindomar Garçon, atual presidente regional do partido em Rondônia, que de verde não tem nada. É mais ligado as motosserras dos fazendeiros, madeireiros e devastadores em geral sendo que quando cassolista descia a ripa na então ministra acriana...

Do Cotidiano

As parcerias em saúde

Carapanã azul picou a ex-senadora Fátima Cleide  - Gente de OpiniãoO governo de Rondônia, com apoio da Assembléia Legislativa, firmou parceria histórica com o Hospital de Barretos visando buscar melhores alternativas para dar combate a uma doença – o câncer - que tem atingido milhares de rondonienses nos últimos anos e que buscam até hoje socorro no interior de São Paulo, pelas falhas no atendimento prestado em Porto Velho. Com a parceria firmada entre as partes, serão construídas unidades hospitalares na capital e em Ji-Paraná.

São centenas de pacientes do estado remetidos para Barretos por mês. Tamanha demanda, além de causar gastos dispendiosos para as famílias – mesmo aquelas que recebem ajuda governamental – também ocasiona graves desgastes emocionais. Com o atendimento em Rondônia, serão economizadas divisas pelo erário estadual e pelas famílias dos pacientes, como também um tratamento de reconhecida qualidade.

Quem conhece o Hospital de Barretos sabe o que significa o seu padrão de qualidade de atendimento. Lá, tanto os portadores da doença como seus familiares recebem assistência vip, num ambiente de primeiro mundo. Um padrão que Rondônia nunca conseguiu adotar, aliás, muito contrário: como foi enfatizado pelo diretor daquele hospital: o que se faz por aqui para cuidar da saúde dos pacientes, não devia ser feito, nem mesmo com porco ou cavalo. É desmoralizante.

Seja com o que foi planejado para melhorar a demanda dos portadores de câncer, como as medidas para acabar com o corredor de ambulâncias na BR 364, como os reforços de recursos injetados em Ji-Paraná e Cacoal, o governo de Rondônia mostra que em médio prazo terá condições de reverter uma situação critica na saúde, finalmente tirando os enfermos do chão dos hospitais da capital, como prometeu Confúcio.

Também deve ser citada a parceria adotada pelo governo do estado, a Associação Rondoniense de Municípios-AROM com o consórcio central de saúde, reunindo 18 municípios da região central. Com isso, Ji-Paraná terá um grande hospital atendendo o que se designa de alta complexidade na saúde, o que se fazia até hoje apenas em Porto Velho.

Enfim, o governador Confúcio Moura – que já vem se destacando na área de estradas – sinaliza soluções, equacionando problemas na esfera de saúde, que foi o grande calcanhar de Aquiles de todos os seus antecessores
 

 

Via Direta

*** Os prefeitos rondonienses ainda estão ressabiados com a possibilidade do governo anistiar o ICMS das usinas hidrelétricas *** Depois de superar alguns problemas técnicos ainda na semana passada o jornal Folha de Rondônia voltou a circular *** E ao contrário do que foi alardeado, o empresário Pedro André não retomou as rédeas do rotativo.     

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)