Quinta-feira, 10 de janeiro de 2013 - 18h02
Um desfecho
A classe política a e a opinião publica acompanham com atenção o pedido do Procurador Geral da República Roberto Gurgel ao Supremo Tribunal Federal –STF para que seja autorizada a prisão do deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO). Enfim, todos querem ver como a banda toca com Barbosão.
Os Democratas
Já buscando novos rumos, os Democratas começam a se reorganizar a partir de março em Rondônia com vistas às eleições de 2014. O partido, liderado no estado pelo ex-governador José Bianco começa a trabalhar nominatas à Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa.
Uma incógnita
Detentor de uma baita administração em Ouro Preto do Oeste, provando que é possível governar com eficiência com apenas três secretários municipais, o prefeito reeleito Alex Testoni (PSD) ameaça deixar a carreira política. Ele seria o candidato natural do PSD ao Senado ou ao governo do estado.
As alagações
Diante de uma temporada de chuvas rigorosa, as alagações aumentam em Porto Velho e a prefeitura faz apenas o que pode: desentupir as bocas de lobo e limpar os canais dos entulhos. É mais uma temporada perdida contra a crônica falta de drenagem: até se planejar um programa macro, demanda tempo e recursos.
Marketing
Nos anos 80, o milionário mineiro Múcio Athaíde investiu milhões em marketing político para se eleger deputado federal por Rondônia usando invencionices como atentado a bomba, prêmios para chapéu desaparecido e propostas demagógicas como a doação de enxovais de noivas para jovens casadouras.
Caso recente
Em caso mais recente, no ano passado, o também milionário Mário Português gastou uma fortuna- e foi depenado como um pato -, na disputa pela prefeitura de Porto Velho e, por muito pouco mão chegou ao segundo turno, embora até então fosse um desconhecido politicamente.
É recorrente
A introdução acima é para dizer que o marketing político somado a causos comoventes tem sido recorrentes em Rondônia e o novo adepto deste mix é o empresário Kazan, com a historinha que estava passando pelo Hospital das irmãs Marcelinas com sua Ferrari, quando recebeu uma iluminação divina: doar o valor do carro para a instituição que atende os pobrinhos...
Santo da Ferrari
Para que a sua generosidade ficasse bem conhecida e ostentada, como gostam de fazer os políticos, Kazan, o santo da Ferrari, tratou de divulgar a coisa em vários órgãos de comunicação, pecando apenas pelo fato de usar o mesmo texto em todos, indicando plantação – com adubo e tudo.
O feitiço vira...
Quando o marketing político é aplicado com eficiência, o candidato salta como foguete. Quando a coisa é mal feita pode resultar em efeito contrário. Se o feitiço vai virar contra o feiticeiro o tempo dirá. Se Kazan é um novo pato a ser depenado, também. Mas usar as irmãs Marcelinas para fazer política é coisa feia.
Do Cotidiano
Exportações crescem
O crescimento das exportações brasileiras de couros em 2012 em relação a 2011 (1,6%) foi um fato comemorado não só pela indústria curtidora, mas por toda a economia do país. No ano em que a balança comercial brasileira teve seu pior desempenho em 10 anos, com queda nas exportações da maioria dos setores produtivos, os couros contribuíram com 10,7% do superávit nacional atingido (que foi de US$ 19,430 bilhões). Trata-se de um feito a ser registrado, considerando todos os prognósticos desfavoráveis para o ano, bem como o panorama econômico nacional. O mercadointernacional vai se firmando para o Brasil.
O recuo da balança comercial brasileira foi de 34% em relação a 2011. As exportações no ano passado ficaram em US$ 242,579 bilhões contra importações de US$ 223,149 bilhões. Na média diária por dia útil, as vendas externas sofreram queda de 5,3% em 2012 e o volume importado caiu 1,4%. A participação de couros e peles em todos os produtos brasileiros exportados passou de 0,8% em 2011 para 0,9% em 2012 (US$ 2,079 bilhões), denotando avanço.
O setor de couros planejou e executou uma série de ações em 2012 para manter a estabilidade de suas exportações. Dentre as atividades lideradas pela entidade que representa o setor em nível nacional e internacional – o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) - , destacam-se a participação nas maiores feiras de couros do mundo (como a APLF e a ACLE, em Hong Kong e Shanghai, respectivamente), a execução de uma Missão Comercial aos Estados Unidos e à Turquia, entre outras. Foram atividades que vão refletir no mercado durante este ano, atraindo novos mercados para o couro brasileiro.
Para 2013, a previsão é de que haja um aumento de 3 a 5% nas exportações brasileiras de couros, conforme o CICB. A tendência nacional é de crescimento, com abertura de novos curtumes nos estados. Na região Norte, com um rebanho de 12 milhões de cabeças, com matéria prima de primeira qualidade e abundante, vários curtumes tem se instalado e tantos outros estudam novos investimentos.
Via Direta
*** O PDT já trata das eleições para os diretórios municipais em 2013 *** O chororô dos prefeitos que assumiram dia 1º de janeiro é enorme pela falta de recursos *** A prefeita de Jaru, Sônia Cordeiro começa a discutir alternativas para sua administração via audiências públicas.
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