Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Cassol e Raupp poderão estar no mesmo palanque


Cassol e Raupp poderão estar no mesmo palanque  - Gente de OpiniãoNossos deputados

Vários deputados estaduais e federais estão ensaiando candidaturas na temporada. Entre os estaduais, estão Hermínio Coelho (Porto Velho), Adelino Follador (Ariquemes), Jesualdo Pires (Ji-Paraná), Glauciony Nery (Cacoal) e Luizinho Goebel (PV-Vilhena). Dos federais apenas Mauro Nazif (Porto Velho)

 

Gente de OpiniãoAs mudanças

Como vários parlamentares são favoritos em seus respectivos municípios, o pleito vai ocasionar mudanças nos quadros das bancadas na ALE-RO e na Câmara Federal. Os suplentes petistas Anselmo de Jesus (federal) e Cláudio Carvalho (estadual) são os mais esperançosos pela titularidade.

 

Gente de OpiniãoPulando cirandinha

Tendo como o pano de fundo 2014, caciques regionais antagônicos começam a discutir alianças nos principais colégios eleitorais. É o caso dos senadores Ivo Cassol (PP) e Valdir Raupp (PMDB) que poderão estar no mesmo palanque em Ji-Paraná. Alguns entendimentos já foram mantidos pelas bases.

 

Gente de OpiniãoTendência inicial

Inicialmente a tendência é dos candidatos da base aliada (PMDB/PT) governista levar pau nos principais colégios eleitorais do estado. Na oposição ninguém acredita que o governo do estado conseguirá se recuperar a tempo para criar condições favoráveis a seus candidatos.  

 

Gente de OpiniãoOs reflexos

Na capital, os dois pré-candidatos que vão liderando as pesquisas – Mauro Nazif e Fátima Cleide – também poderão ser prejudicados na campanha 2012 caso a transposição dos servidores não aconteça.  Vai ser muito difícil que o beneficio saia a tempo. Ambos foram os grandes protagonistas da causa do funcionalismo.

 

Gente de OpiniãoFazendo as contas

É fazendo estas contas – com os candidatos governistas debilitados e com os favoritos possivelmente prejudicados perante ao funcionalismo pela causa da transposição – que os demais postulantes a prefeitura vão se encorajando. Num cenário assim, que Garçon, Miguel de Souza, Dalton Di Franco,  e Ivan Rocha  podem surpreender.

 

Uma revoada

Com a crise mundial afetando as economias dos Estados Unidos, Japão, Portugal, Espanha, os imigrantes rondonienses – sobretudo da região central  continuam em revoada. Só na semana passada foram dezenas deles, principalmente carpinteiros, pedreiros, construtores, babás e domésticas. Veja em Cotidiano.

 

Cassol e Raupp poderão estar no mesmo palanque  - Gente de Opinião

Cadeia produtiva

Não bastasse o recuo da economia de Porto Velho, a diminuição da arrecadação na esfera estadual, a cadeia produtiva do leite, já penalizada pelos baixos preços pagos ao produtor é vitima de uma cruel cartelização dos laticínios. E agora a nossa bacia leiteira se afunda mais ainda com o alto preço dos insumos.

 

Mais atenção

As esferas governamentais precisam ficar atentas à crise do leite porque são milhares de pequenos produtores atingidos. A desoneração dos insumos de produção seria uma das saídas para favorecer essa classe trabalhadora tão sofrida no campo. Além disto, temos pela frente o sério problema do êxodo rural.
 

 

 


 

Do Cotidiano

A revoada das andorinhas

Como aquelas andorinhas em revoada, muitas com as asas quebradas, os imigrantes brasileiros que buscavam o sonho da independência financeira nos Estados Unidos, Portugal, Espanha e Japão, continuam desembarcando em solo brasileiro, hoje com a economia mais estável e em condições de atender melhor esta massa trabalhadora.

Recente estudo do IBGE demonstra que desde a bolha imobiliária afetou a economia americana, mais recentemente somada a crise econômica internacional, que o refluxo imigratório tem aumentado para o Brasil. O caminho inverno trás milhares de trabalhadores - principalmente da construção civil - outrora prósperos - com os bolsos vazios, buscando recomeço. Impressiona também a diáspora de volta de prostitutas e travestis que estavam sediadas em Portugal, Espanha e Itália.

Tratando-se de Rondônia, os municípios que mais recebem o retorno  são Porto Velho, Ariquemes, Ouro Preto, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena. Além de receber, o refluxo, o Brasil, como se sabe, com a economia em alta, também recepciona contingentes de peruanos, bolivianos e mais recentemente de haitianos, mão de obra utilizada  para aliviar os gargalos da construção civil e do ramo têxtil na regiões Sul e Sudoeste do país.

Nos paises vizinhos também foram constatadas revoadas para a pátria verde amarela. Os brasileiros que imigraram para a Argentina nas décadas passadas também estão voltando. Já, no caso do Paraguai, a revoada é enorme em vista das más perspectivas dos chamados brasiguaios, sem garantia a posse da terra adquirida há mais de 30 anos.

Não fosse a construção civil tão aquecida no Nordeste, no Centro Oeste, no Sudeste e no Sul do pais, mais as obras do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) e da Copa do Mundo, os recém chegados teriam dificuldades pra encontrar ocupação. Mas em Porto Velho, cidade campeã na geração de empregos até 2011, acabou de vez a fartura de postos de trabalho - e os reflexos sociais decorrentes já começam a aparecer.

 

 

VIA DIRETA
 

Gente de Opinião*** E os pré-candidatos a prefeitos na capital precisam mesmo divulgar seus nomes *** Mais da metade do eleitorado não sabe quem são nossos conforme as primeiras pesquisas*** O ex-deputado federal Nobel Moura visitou nossa redação ontem pela manhã.    

 


REVISTA MOMENTO JÁ NAS BANCAS
Cassol e Raupp poderão estar no mesmo palanque  - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad

Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB

Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB

Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l

Gente de Opinião Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)