Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011 - 06h47
Eleições municipais
A política anda muito louca em Rondônia. E tudo tem a ver com as eleições municipais do ano que vem. Os deputados cassolboys se disfarçam de representantes confucionistas, os peemedebistas brigam entre si, petistas se comportam como tigres num mesmo capão e por aí vai. A partir das convenções municipais – em março - a brigarada só deve aumentar.
Disputa a dentadas
Os cobiçados cargos federais que sobraram para Rondônia já são disputados a dentadas pelos parlamentares da base aliada da presidente Dilma Rouseff. Os mais polpudos e influentes, que se referem a Eletrobrás Rondônia e ao Dnitt, envolve toda bancada federal. E pela falta de consenso, pode pintar até políticos pára-quedistas de outros estados na área.
Nova proposta
O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) propõe uma pauta inovadora no Congresso Nacional: a cada mês um projeto de lei escolhido pela população na Câmara Federal. A iniciativa visa à criação de mecanismos para maior participação popular nos debates do Poder Legislativo podendo ser estendida ao Senado.
Estradas rurais
A precariedade da malha de estradas rurais, tanto as vicinais e coletoras de Rondônia, provocada pelo inverno amazônico rigoroso – traduzindo para o sul do país: muita chuva – além de prejudicar o escoamento da produção de leite e cereais já causa transtornos para o transporte escolar, principalmente nas regiões de Ariquemes e Alvorada do Oeste.
Ponta do Abunã
Os moradores da Ponta do Abunã – os mais revoltosos são de Extrema que será sede do novo município - já se mostram impacientes com relação à falta de medidas práticas para que o município, que teve sua emancipação aprovada em plebiscito, ganhe um prefeito tampão, abrindo os trabalhos de estruturação visando às eleições municipais de 2012.
Mesa Diretora
Já que virou coisa corriqueira a eleição de mesa diretora da Assembléia Legislativa de Rondônia para dois biênios no mesmo mês da primeira escolha, porque não se muda logo o regimento interno para escolha de dois para quatro anos? Pelo menos seria mais coerente e honesto. Afinal cada legislatura está alterando o regimento interno de acordo com as conveniências.
Grande expectativa
È enorme a expectativa que ronda no Congresso Nacional, sobre o anuncio dos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento) quanto às despesas que serão contingenciadas no orçamento deste ano, cujos cálculos iniciais atingem R$ 50 bilhões. A chiadeira vai ser grande e Rondônia também esta dentro, no olho deste fucacão. Pode perder pontes, viadutos etc.
Com frustração
O anuncio do governador Confúcio Moura em reduzir os cargos comissionados – principalmente os polpudos CDS – caiu como um balde de água fria na cabeça daqueles que ainda tinham esperança de conseguir uma boquinha no governo estadual na atual gestão. Moura abre economia de guerra para fazer frente às despesas de saúde, segurança, recuperação das estradas e administração penitenciária.
Do Cotidiano
A polêmica aposentadoria
Em campanha nacional contra as pensões vitalícias criadas para os ex-governadores, a OAB acaba de entrar com duas ações questionando o pagamento do benefícios nos estados de Sergipe e do Paraná. De acordo com a entidade a aposentadoria viola os princípios da impessoalidade e da moralidade previstas na Constituição.
Em ocasião anterior, o Supremo Tribunal Federal – STF já considerou o beneficio inconstitucional no estado do Mato Grosso do Sul. Com a força desta decisão, a entidade procura estender a moralização da coisa nos demais estados do país.
No caso específico de Rondônia, já se sabe que o ex-governador Valdir Raupp, atual presidente nacional do PMDB, optou pela renuncia da aposentadoria. É o único caso, mas ele conta com o apoio do atual governador Confúcio Moura, que também se posicionou contra o pagamento destas aposentadorias especiais, mas com ressalvas.
O governador vai despachar a coisa para ser resolvida na Assembléia Legislativa do estado. Entende Confúcio Moura que os casos do governador Teixeirão, já falecido, cuja aposentadoria é paga a parentes e do governador Jerônimo Garcia de Santana deveriam ser mais bem avaliados porque estas famílias dependem exclusivamente destes recursos para sobrevivência, lembrando que Bengala encontra-se inválido, numa cadeira de rodas em Brasília, desde que sofreu um derrame na década passada.
O assunto é bastante polêmico e no caso de Rondônia houve verdadeiros abusos, como os criados pelo ex-governador Ivo Cassol, que mandou aprovar um verdadeiro contingente de PMs para a segurança pessoal de sua família pouco antes de deixar o Palácio Presidente Vargas.
Os ex-governadores Oswaldo Piana Filho, Ângelo Angelim, José Bianco e João Cahulla ainda não se posicionaram a respeito da matéria. Certamente são favoráveis ao benefício, mas na onda nacional de moralização dos costumes na política, mais adiante se poderão se obrigar a pelo menos se posicionar como já fez Valdir Raupp dando exemplo ao renunciar sua pensão vitalícia.
Enfim, a OAB-RO, sempre atenta aos desmandos, também entrou na dança mobilizando a opinião pública como no caso dos fichas sujas.
Via Direta
*** A bancada feminina da Câmara dos Deputados elegeu ontem Janete Pietá (PT-SP) como coordenadora *** A ameaça de cheia no Rio Madeira já deixa os ribeirinhos de cabelos em pé*** Mesmo porque, na vizinha Bolívia as enchentes já começaram e não tarda esta situação chegar a Rondônia.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026
O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,