Quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012 - 05h17
Dever de casa
Os deputados estaduais aos poucos vão voltando das férias e se articulando para a eleição dos cargos vagos na ALE. No entanto, deveriam priorizar a moralização da Casa, apoiando a Comissão Processante para punir os fichas sujas.
No bico do corvo
Mesmo no bico do corvo, o foragido Valter Araújo, cria boatos para atormentar a vida da Assembléia Legislativa. O homem bomba da política rondoniense, já afastado da vida pública, deve estar onde fica o sol, curtindo anos de propinas, frutos de chantagem, seja como vereador e deputado.
Jogo sujo
O pessoal da Fiero esta jogando sujo para se manter no poleiro. Mudou-se o estatuto na calada da noite para uma eleição relâmpago de Denis Baú e do seu fiel escudeiro Edson. A classe empresarial esta clamando por uma eleição limpa, já que a entidade, por sua representatividade, precisa dar bons exemplos.
Grande aliança
O PSDB anunciou um grande encontro em Guajará Mirim, no próximo dia 9, para tratar de uma coalizão visando à conquista da prefeitura local em 2012. A tucana Otelina Nogueira acredita que a unificação de forças e um nome competitivo farão à aliança vitoriosa na fronteira
Outra imagem
Depois de muitas calúnia e de serem taxados de incivilizados, os haitianos que apareceram por aqui se mostraram saudáveis, com ótimo nível cultural e já são considerados operários eficientes e produtivos pelas construtoras e empreiteiras rondonienses.
As lacunas
A grande verdade é que nesta altura do campeonato o Brasil esta precisando da imigração haitiana. Essa massa trabalhadora começa a preencher lacunas na construção civil em Porto Velho, Rio Branco e Manaus. Mais ainda: eles já começam a minimizar os gargalos pela falta de mão de obra no Sul e Sudeste.
Tem coragem
O deputado federal Carlos Magno (PP) garante que não tem medo do bicho-papão, o alcaide de Ouro Preto Alex Testoni (do PSD), que é considerado um dos prováveis campeões de votos nas eleições municipais de 2012. Ele garante que seu partido terá candidatura própria. Será que ele se encorajou?
Muito trabalho
Mesmo com os avanços em Porto Velho na regularização fundiária na pavimentação das ruas e obras de vulto no Complexo Madeira- Mamoré, além da construção do terminal fluvial de passageiros, o próximo prefeito vai ter muito trabalho para melhorar a coleta de lixo, o abastecimento de água, a coleta de esgoto etc.
Nova rodoviária
Além dos graves problemas de trânsito, de gargalos no sistema dos transportes coletivos, caberá ao nosso próximo alcaide também a construção da nova rodoviária – que até agora não saiu do papel - e um centro de convenções, que é outra grande carência para a capital, que começa despertar para o turismo de negócios.
Do Cotidiano
A invisibilidade
Existe uma teoria tibetana da invisibilidade segundo a qual uma pessoa que entrar discretamente em determinado ambiente pode sair dele sem ser lembrada, como se fosse invisível. E se não foi vista por ninguém é porque estava realmente invisível.
Michal Lipson tem suas próprias impressões, inclusive práticas, a respeito da invisibilidade. Filha do astrofísico norte-americano Reuven Opher, professor titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) e coordenador do projeto temático Nova Física no Espaço – Formação e Evolução de Estruturas no Universo, ela viveu no Brasil até os 19 anos, quando saiu para voar mais alto.
Na verdade, saiu para mergulhar nos estudos em fotônica do silício, que há dez anos, quando ela começou, era uma atividade considerada no mínimo perda de tempo. A proposta de substituir os elétrons por fótons (porções minúsculas de luz) no transporte de dados dos processadores de computação não cabia na cabeça dos sábios da época, não tão distante assim.
Michal admite que era uma proposta ousada, mas foi por isso mesmo que, ao insistir nesses estudos, ela conseguiu figurar nas enciclopédias modernas entre os pioneiros nessa área, mesmo ainda bastante jovem, sendo já um dos nomes mais respeitados entre os especialistas que desenvolvem um novo paradigma da arquitetura de hardware.
Esse novo paradigma será o computador com componentes fotônicos, tecnologia que permitirá retomar o ritmo do aumento de velocidade dos processadores e tornar possível a construção de objetos de ficção científica, tais como os mantos de invisibilidade.
Além de herdar a veia científica do pai, Michal é irmã da também astrofísica Merav Opher, professora da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, que investiga a evolução de ondas de choque e camadas não-lineares de plasma associadas ao vento solar.
Michal Lipson fez os dois primeiros anos de graduação em física no Instituto de Física da USP, concluindo o curso em 1992 no Instituto de Tecnologia de Israel (Technion), instituição na qual também fez o mestrado e o doutorado em física.
Via Direta
*** Os boatos em torno da volta de Valter Araújo se dissiparam como nuvens *** A prefeitura de Porto Velho esta acionando equipes para fechar a buraqueira lunar que tomou conta da capital *** Cassol (Vídeo AQUI) articula com aliados para sabotar a proposta de empréstimo de Confúcio na ALE...
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri