Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 02/07/11



Ponta do Abunã

Com o trágico acidente que vitimou Zé Gaúcho, na quinta-feira à noite, a Ponta do Abunã perde o grande defensor da emancipação de Extrema. Pioneiro e desbravador, ele era um apaixonado pela região, onde tinha uma fazenda que ergueu com muito suor com sua família. Mas era na política onde ele nutria seu grande sonho.

Prefeito, o sonho

Desde que foi administrador da localidade de Extrema, nos tempos em que Chiquilito Erse foi prefeito da capital, o grande sonho de Zé Gaúcho era se tornar o primeiro prefeito da cidade que ele ajudou fundar. Isso não foi possível, porque mesmo com a emancipação aprovada em plebiscito, a falta de regulamentação federal não permitiu o processo da autonomia avançar.

Primeiro semestre

Com avaliação ainda baixa, o governador Confúcio Moura completou seu primeiro semestre no Palácio Presidente Vargas, tendo como ponto alto à recuperação das estradas e como calcanhar de Aquiles as esferas de saúde e segurança pública. As áreas prejudicadas na sua gestão são as mesmas que afetaram a vida administrativa dos últimos governadores.

As dificuldades

Entre as várias dificuldades detectadas neste governo, nos primeiros seis meses de gestão, temos a indefinição de um bom interlocutor com a Assembléia Legislativa no campo político e, até mesmo, o ajustamento das rivalidades tribais nas secretarias, onde os titulares são de partidos diferentes. Ajustar uma coalizão que reúne mais de 10 partidos não é uma tarefa fácil.

Cargos e salários

Em reunião com os servidores da Casa, o presidente da Assembléia Legislativa Valter Araújo, anunciou a equipe da Fundação Getúlio Vargas – uma das mais renomadas do país – encarregada de promover estudos para um moderno e atualizado Plano de Cargos e Salários para o Poder Legislativo. O estudo deverá ser apresentado em cinco meses.

Mais reforços

O PDT recebe novos reforços para a disputa da prefeitura de Ji-Paraná, entre eles, a tão esperada adesão do empresário Marcito Pinto, egresso dos Democratas. Sendo assim, a lista de possíveis candidatos aumenta na capital da BR. Confira: 1 – Zé Otônio 2 – Jesualdo Pires 3 – Marcito Pinto 4 – Esaú 5 – Ari Saraiva 6- Edevaldo da Band.

Clima de festa?

Com um misto de desconfiança no funcionalismo – muitos acham que será puro jogo de cena – e de um outro lado com os sindicalistas e políticos em festa, a presidente Dilma Roussef desembarca em Porto Velho na semana que vem para assinar o tão sonhado decreto da Transposição, uma luta que uniu toda a bancada federal nos últimos anos.

Um alerta

Em nota à imprensa, o presidente do Sindicato das Empresas da Construção Civil-Sindsucon Chagas Neto adverte sobre a necessidade da classe política se unir para que os recursos destinados à construção das redes de água e esgoto não sejam devolvidos. Pugna pela correção de rumos nos editais de licitação e pelo imediato reinicio das obras. E que assim seja.

Do Cotidiano

Bons tempos, aqueles!

Coluna sem papas na língua 02/07/11 - Gente de OpiniãoOs jovens cara-pálidas deste estado não podem sequer imaginar como eram as pelejas políticas ao final dos anos 70 e meados da década de 80 em Rondônia. Os embates eram marcados por disputas acirradas, ovos na cara dos adversários e vinganças cruéis contra os derrotados.

Recorro a um livro de história de Pimenta Bueno que registra um comício do então candidato a deputado federal Jerônimo Santana (nos anos 70). É registrado que o “coronel” da cidade, Vicente Homem Sobrinho – que seria prefeito e mais tarde deputado estadual - e que defendia o partido que sustentava a ditadura militar, sabotava os comícios do MDB, com uma equipe que atirava ovos podres e vaiava os discursos oposicionistas.

Haviam também tiroteios entre clãs políticos (hoje tradicionais) da Zona da Mata, redundando em ferimentos entre adversários.

No governo do território, a própria Arena era dividida em facções e as perseguições aos derrotados era uma constante. Quem não recorda que o então professor Jerzy Badocha. acabou “exilado” (na época ser transferido de Porto Velho para o Vale do Guaporé era um desterro) para Costa Marques?

Recém-chegado de Goiás, nos tempos de território, o médico Confúcio Moura foi punido pelo simples fato de acompanhar um comício do deputado federal Jerônimo Santana, o grande líder do MDB, em Ariquemes. A coisa não foi fácil para nosso atual governador, blogueiro e filósofo, enfrentando os tiranos nos tempos de território.

Ainda nos anos 80 e 90 o bicho pegava. Chiquilito Erse teve vários comícios sabotados na suas pelejas ao Senado e ao governo no interior. Mauricio Calixto, que disputava uma cadeira à Câmara Federal teve um comício cuja iluminação foi apagada por concorrentes na sua heróica eleição de 1990, quando a coligação do PTB de Olavo Pires – que seria assassinado na disputa ao governo do segundo turno em 90 - elegeu todos os oito deputados federais.

Lembrando esses acontecimentos da política regional é possível ter uma pálida idéia como a banca tocava por aqui nas décadas passadas...

Via Direta

*** A viúva de Eduardo Valverde, Mara Regina, vai entregar documento pedindo a duplicação da BR-364 a presidente Dilma Roussef *** Carnaval fora de época na Jorge Teixeira (BR-369) ainda é tema de polêmica na justiça *** Sem maioria, a oposição não conseguiu emplacar CPI na Câmara de Vereadores, contra o prefeito Roberto Sobrinho.
 

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

 Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)