Sexta-feira, 3 de maio de 2013 - 18h53
Enfim, a renovação
A sonhada renovação de lideranças políticas em Rondônia, finalmente poderá acontecer nas eleições de 2014, face à lei da ficha limpa. Vários deputados estaduais e federais estão impedidos de concorrer à reeleição e tantos outros nomes carimbados da política estadual, igualmente serão obrigados a se recolher.
Na busca de se manter no poder, os políticos fichas sujas começaram a preparar irmãos, esposas, primos etc, para a disputa. A estratégia deu certo apenas parcialmente na capital no pleito 2010, onde ex-vereadores e ex-deputados emplacaram filhos e em alguns municípios onde os clãs políticos – Vilhena e Jaru – já passam de duas décadas de atividades.
Usando como cabeça de ponte as associações pilantrópicas – que recebem verbas governamentais - algumas raposas vão tentar se perpetuar no poder, mas devem enfrentar dura disputa com novas lideranças que representam a esperança da população do estado na redução dos escândalos, que têm sido abundantes nos últimos vinte anos.
Se firmando
Contrariando todas as expectativas, já que os boatos que circulavam nos meios políticos eram que ele não conseguiria se firmar o poleiro, o chefe da Casa Civil Marco Antonio vai se garantindo. Ao mesmo tempo, o governo paralisou aquela desgastante rotina de troca de secretários.
Uma definição
O PT anuncia encontro estadual em Jaru para definir a situação do ex-prefeito Roberto Sobrinho envolvido até os cabelos na rapinagem ocorrida na prefeitura da capital. Aliados do alcaide estão no comando da legenda: a presidente Sônia Cordeiro e o deputado estadual Cláudio Carvalho. Vai daí...
Tem força
Como grande numero de convencionais petistas estão abrigados na Assembléia Legislativa, a partir de indicações do diretório regional e nos gabinetes dos deputados Epifânia e Cláudio Carvalho, a tarefa de punir o ex-alcaide não será das mais fáceis. A porção limpa do partido não tem maioria.
As emendas
A prefeitura de São Francisco do Guaporé, Gislaine Lebrinha (PP) esteve no início da semana em Porto Velho tratando da liberação de recursos oriundos das emendas parlamentares na Assembléia Legislativa e secretarias estaduais. Também foi a Brasília cobrar apoio da bancada federal para obras de infraestrutura no município.
A violência
Por iniciativa do deputado estadual Hermínio Coelho, presidente da Assembléia Legislativa, a casa de leis realizará audiência pública em Alto Paraíso, no próximo dia 9, quinta-feira para discutir o problema da violência naquele município e na região do Vale do Jamari. A coisa anda feia por lá.
Emperrou
Enfrentando irregularidades para legalização da sua área, a construção do novo terminal rodoviário de Porto Velho emperrou de vez. Já se cogita um projeto alternativo, a ser tocado na Zona Leste, deixando o espaço da Jorge Teixeira para um moderno terminal de transbordo interbairros.
Jogo de empurra
Enquanto nada se define no tocante a nova rodoviária, como ocorria nas gestões passadas se pratica o jogo de empurra-empurra entre as esferas municipais e estaduais.
O jogo político é muito recorrente em Rondônia e, como se vê, passam os anos, as décadas, os séculos - e nada muda!
Via Direta
*** Presidiários do regime semi-aberto estão aproveitando o beneficio para arrombar residências na capital *** Confúcio toca uma espécie de governo itinerante em Guajará desde sexta-feira *** Depois de quatro meses, a máquina municipal começa a engrenar em Porto Velho. Já era tempo.
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis