Sexta-feira, 3 de agosto de 2012 - 05h04
A cirandinha
Não procede a informação dando conta de ruptura nas relações do prefeito Roberto Sobrinho com o governador Confúcio Moura. Na verdade, ambos têm pulado cirandinha. A briga do PMDB é com a ala petista comandada pela ex-senadora Fátima Cleide. Os secretários do seu grupo estão levando um pé.
Frankstênicas
Impressiona a flexibilização de alianças de Valdir Raupp em Rondônia.Celebrou aliança frankstênica com o adversário Ivo Cassol em vários municípios, inclusive em Ji-Paraná e agora em Rolim de Moura, onde se bandeou para apoiar César Cassol (PP). Coisa de louco!
A pão e água
Primos pobres da aliança “Juntos Para Fazer Mais”, os candidatos a vereadores do PR estariam sendo tratados a pão e água. Um deles chiou dizendo que os petistas estão relegando os aficionados de Miguel de Souza ao relento. Será verdade?
Record gay
Visando ocupar mais espaço político, os gays estão lançando um verdadeiro recorde de candidatos assumidos a vereadores em todo o país. Ao todo, conforme recente levantamento são 108. Em Porto Velho são três assumidos e alguns não assumidos.
Uma polêmica
Outro dia afirmei na coluna que o PMDB era o maior partido na capital com cerca de 8 mil filiados. O ex-senador Expedito Júnior, presidente do diretório estadual do PSDB, garantiu que os tucanos contam com 10 mil filiações. Afirma também que sua candidata na capital Mariana Carvalho voltou a crescer depois de alguns momentos de turbulências.
As emendas
Aos poucos as relações entre o Executivo com o Legislativo vão se normalizando em Rondônia, pelo menos no tocante as emendas parlamentares. As reclamações - até de deputados da base aliada – que o governo estadual não estaria liberando os recursos estão diminuindo.
Pé nos petistas
Num passado recente, quando estava em baixa, o PMDB rondoniense conseguiu se manter, celebrando alianças com o PT, inclusive elegendo vices em Porto Velho e Cacoal. Agora com o PT abalado –Termópilas, Mensalão, rachas, aliança com Maluf etc – os peemedebistas estão escorraçandoos petistas de seus palanques de Vilhena a Extrema. Ingratos!
Turbulências
Já com Jaderdon Silva (PSDT) fora do páreo, que teve seu registro cassado pelo TRE na capital, nos bastidores o papo é que depois das turbulências o PSTU esta providenciando um novo nome para entrar na disputa da prefeitura de Porto Velho. Outra opção seria apoiar Aluizio Vidal, candidato do PSOL.
Nosso ranking
Ao final das contas, o TRE confirmou o ranking dos principais eleitorados do estado, com Porto Velho na ponta, Ji-Paraná em segundo lugar e na seqüência, respectivamente, os municípios de Ariquemes, Cacoal e Vilhena. Pimenteiras ainda se mantém com o menor eleitorado do estado.
Do Cotidiano
Um articulista desastrado
Queria comunicar aos caros leitores que me prestigiam pelo Diário da Amazônia, jornais eletrônicos e emissoras de rádio, que devo ser um articulista mal informado - e nem isto sabia! Pelo menos é o que pensam os petistas, conforme missiva anexa, do advogado Ernande Segismundo, que reconheço um petista honesto, ficha limpa, diferente de Epifânia Barbosa, presidente estadual do partido, flagrada na Operação Termópilas - e coleguinha de Valter Araújo.
Mas além de mal informado, devo ser péssimo também em previsões políticas, já que vejo o PT caindo no despenhadeiro nas eleições municipais em Porto Velho e Cacoal, onde o partido se sente claramente favorito. Segue na integra o que eu disse, e o ponto de vista do petista;
Meu Caro Carlos Sperança.
Na sua prestigiada Coluna de hoje, 31.07.2012, afirmas que ‘Outro partido em decadência no estado é o PT depois da derrota ao governo e ao Senado em 2008. Na Câmara Federal o partido tinha duas cadeiras e ficou só com uma. Não quero voduzar ninguém, mas a coisa pode piorar em 2012: a oposição é favorita na disputa das prefeituras de Porto Velho e Cacoal.’
Como sou seu amigo e gosto de você, não fica bem um colunista do seu quilate estar mal informado, por isso vou te esclarecer o seguinte.
Em 2004 o PT lançou 27 candidatos a prefeito em Rondônia e elegeu 5 prefeitos.
Em 2008 o Partido lançou 35 candidatos a prefeito no Estado e elegeu apenas 3 prefeitos.
Em 2012 o PT lançou apenas 21 candidatos a prefeito e prefeita no Estado e é o ano em que deverá se sair melhor, elegendo pelo menos 6 prefeituras.
O PT é favorito ou está entre os candidatos de ponta em Guajará Mirim, Nova Mamoré, Porto Velho, Buritis, Jaru, Teixeirópolis, Presidente Médice, Cacoal, Colorado d’Oeste, Novo Horizonte, São Miguel do Guaporé e Costa Marques, isto sem falar nos vices importantes como em Pimenta Bueno que também está na frente.
Em vista disto o PT corre o sério risco de ser o partido que elegerá individualmente o mais número de prefeituras no Estado se cacifando para vôos maiores em 2014, isto porque o partido está 'rachado' e 'dividido' como dizem por aí.
Se tivesse todo unido então....
Por isto nunca é prudente afirmar que o PT está morto.
(Ernande Segismundo, assessor jurídico do DR-PT/RO)
Via Direta
*** Como em temporadas anteriores as pesquisas não estão batendo na capital *** Mesmo porque o percentual de indecisos atinge quase 60 por cento *** Por isto, neste inicio de campanha alguém, com mais de 20 por cento de intenção de votos já é coisa muito estranha...
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis