Terça-feira, 4 de outubro de 2011 - 05h33
Bandidos de toga
Em matéria contundente, a revista Veja denúncia na edição do final de semana os bandidos de toga, ou seja, os criminosos disfarçados de magistrados. Rondônia não ficou de fora com o caso do ex-presidente do TJ de Rondônia, desembargador Sebastião Teixeira Chaves e suas relações espúrias com a ALE e nepotismo cruzado.
Projeto alterado
Aos poucos o PP vai alterando o projeto original que pretendia lançar o nome do empresário Ivan da Saga a prefeitura de Porto Velho no ano que vem. O médico Amado Rahal, ex-diretor do Hospital de Base vai assumindo a condição de pré-candidato e já corre trecho nas bases para confirmar apoio no Diretório Municipal da capital.
Uma debandada
O PC do B que vinha crescendo bem nos últimos pleitos, a partir da eleição de Claudia Carvalho como vice do prefeito Roberto Sobrinho em 2004, se vê agora diante de uma verdadeira debandada. Depois de perder o secretário de Educação Júlio Olívar para o PMDB, segue pelo mesmo caminho Fogaça, Davi Chiquilito e tantos outros.
As conversações
O Partido Verde está abrindo as conversações visando alianças em vários municípios do estado. O presidente regional deputado federal Lindomar Garçon, que é pré-candidato a prefeito acredita que o partido tem muito a avançar no pleito de 2012, com boas chances de ampliar o numero de prefeitos e vereadores.
Dívida agrícola
A dívida agrícola, o aumento da presença dos agrobandidos no campo tornando a atividade insegura, entre outros problemas relatados pelos pequenos agricultores – como o baixo preço do leite – estão motivando êxodo rural. Pior para os centros urbanos que já não dão conta de atender suas demandas sociais de saúde, educação, segurança etc.
As especulações
As especulações dando conta de que o ex-senador Expedito Júnior (PSDB), o atual deputado federal Moreira Mendes (PSD) e o ex-governador João Cahulla (PPS) disputariam a prefeitura de Porto Velho não estão se confirmando. Expedito manteve sua filiação em Rolim de Moura, Moreirão em Ariquemes e Caullha ainda não exibiu a prova de sua mudança de domicilio para a capital.
Audiência pública
Por iniciativa do depurado estadual Zequinha Araújo (PMDB-Porto Velho), a Assembléia Legislativa realiza nesta quarta-feira, dia 5, audiência pública para discutir o problema do crak e de outras drogas em Rondônia. As drogas, como se sabe, respondem pelo estratosférico aumento da criminalidade na capital.
Presídios lotados
Conforme as estimativas dos delegados, os entorpecentes geram mais de 70 por cento da violência na capital. Os presídios estão superlotados de traficantes e “aviões” e no presídio feminino foi necessário até a implantação de uma creche para atender tantas crianças nascidas nos últimos anos naquele estabelecimento penal.
Do Cotidiano
Fantasmas assombram
Na peregrinação de final de semana que faço pelos bairros de Porto Velho passei lá pelas bandas do Pronto Socorro João Paulo II, para bisbilhotar como andam as coisas e eis, que para minha perplexidade, conversando com familiares de pacientes – a maioria com ossos fraturados por acidentes de moto que superlotam aquela famigerada unidade hospitalar – me falaram de uma visagem, enfim, de um fantasma que tem rondado por lá. Quem viu diz que é assombração mesmo: Algo indescritível envolto de branco, com olhos de fogo, que aparece e some num piscar de olhos. Um verdadeiro espectro.
Nunca acreditei e não dou crédito a estas bobagens. Porto Velho, que completou 97 anos no domingo, é recheada delas desde os idos da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Da história mais recente, lembro da “loira fantasma” dos anos 80 que aterrorizava nossa população e que no auge das aparições desta alma penada, centenas de estudantes tinham medo de até ir ao banheiro nos colégios.
Quem não se recorda daquele capeta que bagunçou o coreto da região do Caladinho, há suas décadas? Um bicho horrível, com patas de bodes e chifres escondidos num chapéu negro, trajando capa vermelha, como recomenda o figurino de um satanás que se preze. Ele adorava dançar nos clubes e discotecas da periferia. Houve verdadeiros corridões nos fura-buchos por conta da presença do maligno. Era um salve-se quem puder.
Enfim, de estorinhas de botos, chupa-cabras e de fantasmas, Porto Velho está repleta e temos gente assombrando até os porões do Palácio Presidente Vargas.
Creio que o importante é desvendar a origem dos boatos que acabam gerando pânico. No caso da “mulher de branco”, tudo começou com uma garota programa da Maria Eunice (prostíbulo tradicional da capital), que transitava pelas ruas com trajes brancos esvoaçantes pela madrugada na busca de lanches - ao final do seu expediente – pela Avenida Marechal Deodoro, aonde hoje existe uma loja de eletrodomésticos.
Pense numa queda de energia as quatro da matina e uma figura de branco perambulando fantasgoricamente de madrugada, trombando com você cara-pálida internauta? Deu no que deu.
Via Direta
*** A guerra entre ALE x governo estadual prejudica Rondônia *** A coleta seletiva não está funcionando bem no bairro Conceição, em Porto Velho. As queixas se multiplicam, coisa de louco! *** PPS e DEM estão pedindo no TSE os mandatos dos deputados que se transferiram para o PSD *** Até Moreirão está na lista.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para