Quinta-feira, 5 de julho de 2012 - 05h17
No Congresso
Como tinha anunciado, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) entrou em licença para participar ativamente da campanha 2012. No seu lugar foi empossado pelo presidente do Senado José Sarney, o seu pai, o pioneiro Assis Gurgacz, assumindo de imediato a luta pela transposição e demais bandeiras rondonienses.
A campanha
Para quem não sabe, seu Assis é um dos únicos grandes colonizadores ainda vivos de Rondônia, um personagem histórico. Nos anos 70, através de campanhas nas emissoras de rádio no sul do país, ele abriu os caminhos da colonização do antigo território trazendo milhares de migrantes para povoar nossa amada Rondônia.
Eleição atípica
Temos realmente uma eleição atípica na capital. Um recorde de candidaturas (nove ao todo), duas mulheres disputando pela primeira vez o Paço Municipal e pelo menos quatro candidatos minhocas, nascidos em Porto Velho: Fátima Cleide, Mariana Carvalho, Mário Sérgio e Jaderson Silva.
Um estrangeiro
Ainda nas eleições de Porto Velho, temos como novidade, um estrangeiro, que é Mário Português. Os outros candidatos nasceram em outros estados, mas já estão há décadas em Rondônia como Mauro Nazif (Rio de Janeiro), José Augusto (Minas Gerais) e Aluizio Vidal, que é sul-matogrossense.
Tem espaço
Hoje expira o prazo para o registro das candidaturas, conforme o calendário eleitoral e ainda existem espaços para surpresas. Se elas acontecerem na capital, serão oriundas do PMDB que vive um processo de autofagia e ameaça ir para a eleição de outubro com chapa puro sangue e rachado.
Puro sangue
Ao final dos registros serão constatadas três chapas puro sangue na temporada, e não apenas duas como foi dito. Além de José Augusto (PMDB) e Aluizio Vidal (PSOL), a chapa do PSTU de Janderson Silva também é formada por lideranças da mesma agremiação partidária.
As sabatinas
O Diário continua as sabatinas com os candidatos. Durante a semana foram Mariana Carvalho (PSDB-Porto Velho) e professor Raimundo (PDT-Candeias do Jamari. Nesta quinta-feira feira será a vez de Mauro Nazif (PSB/PDT) e na próxima semana Lindomar Garçon (PV) e Jaderson Silva (PSTU).
A tucaninha
A tucaninha de bico afiada, Mariana Carvalho – filha dos amigos Aparício Carvalho e Maria Silva - e que conheci ainda bebê – foi sabatinada na quarta-feira e se mostrou bem antenada. Boas propostas, afiada nas respostas, ela sinaliza que vai crescer muito e uma boa promessa de renovação dos quadros políticos na capital.
Nova rodoviária
Finalmente vai sair do papel a licitação da nova rodoviária um compromisso de campanha do atual prefeito Roberto Sobrinho. Dificilmente ele conseguiria concluir a obra neste ano, mas com certeza poderá deixar ela bem adiantada para o sucessor.
Do Cotidiano
A astrobiologia, basicamente, é o estudo das conexões entre astronomia e biologia. Pelas dificuldades em compreender o universo e, nele, principalmente a vida, unir dois estudos por si complexos e longe de se esgotar em uma única e ousada disciplina representa um desafio a mais.
No final do ano passado, quase duas centenas de pesquisadores, docentes e estudantes estiveram reunidos para participar em São Paulo da Spasa (Advanced School of Astrobiology – Making Connections, ou Escola Avançada de Astrobiologia, Fazendo conexões). Para quem ainda não estava informado sobre o assunto, o debate em torno dos avanços mais recentes da astrobiologia foi motivo de confiança e encantamento, na medida em que essa nova área do conhecimento corre atrás de respostas para perguntas milenares que hoje se aprofundam com a emergência das mais complexas questões científicas da atualidade.
Essa interface entre astronomia e biologia, porém, não se limita a juntar as duas áreas em uma terceira e específica. Os especialistas a entendem como área essencialmente multidisciplinar, por abordar questões como a formação e detecção de moléculas pré-bióticas em planetas e no meio interestelar, a influência de eventos astrofísicos no surgimento e na manutenção da vida na Terra e a análise das condições de viabilidade da vida em outros planetas ou satélites, especialmente a vida microbiana.
Recente encontro da Spasa foi promovido pela Escola São Paulo de Ciência Avançada (Espca), com a organização do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), sob a coordenação do professor Jorge Horvath.
O evento contou com 33 palestrantes do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Chile, Colômbia, México, Alemanha e Rússia. Entre os estudantes, participaram 130 astrônomos, biólogos, geólogos, químicos, físicos e engenheiros de 26 países diferentes, sendo 80 deles com financiamento completo da Espca, 20 com financiamento parcial e 30 como ouvintes.
“Foi um evento muito intenso e proveitoso, que entusiasmou tanto os alunos como os palestrantes”, diz Douglas Galante, um dos coordenadores.
Via Direta
*** Em Guajará se falava em até 15 candidatos a prefeitura, mas ao final restaram quatro***O prefeito Roberto Sobrinho (Ouça AQUI entrevista concedida ao jornalista Maurício Calixto) e Miriam Saldanã estiveram na convenção do PT na capital *** Chegou atrasado, ao final do encontro, mas compareceu e esta firme na campanha de Fátima Cleide.
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para