Quinta-feira, 8 de março de 2012 - 05h15
Um desafio
Proponho um desafio ao caro leitor. Pergunte ao seu deputado se ele é a favor ou contra a cassação dos oito parlamentares flagrados pela Policia Federal na Operação Termópilas - e se ele tem coragem de externar esta posição publicamente. Alguns leitores fizeram isso e estão preocupados...
Com maioria
A grande verdade é que o presidente foragido continua com maioria no Poder Legislativo e faz o controle da sua tropa de choque a distância. É um adversário tinhoso, ardiloso, temível e as poucas andorinhas que lutam pela moralização da casa de leis – como Hermínio e Ribamar Araújo – enfrentam constantes ameaças.
Poder feminino
No Dia Internacional da Mulher, nada mais justo do que reverenciar as mulheres e enaltecer as conquistas femininas que vão se sucedendo no Brasil desde 1932, quando o presidente Vargas reformulou o Código Eleitoral concedendo o direito ao voto para a mulherada.
Depois de se reunir em Porto Velho na semana passada, já tratando da nominata de pré-candidatos a vereador, o PDT de Acir Gurgacz terá encontro estadual em Ji-Paraná, neste sábado, dia 10, com a presença do presidente nacional, o ex-ministro Carlos Luppi. A sigla realiza seminário tratando do pleito 2012.
Os haitianos
De Washington, onde reside desde os anos 90, o sociólogo rondoniense Samuel Saraiva comparou a diáspora dos haitianos para o Brasil, como migração dos brasileiros na Flórida. O lado positivo deste êxodo, conforme Saraiva é que estão desembarcando no País bons quadros de técnicos, inclusive professores universitários.
Código Florestal
A novela do Código Florestal terá novos capítulos. Não houve acordos para a votação na última terça-feira e além disto, temos um bom quinhão dos deputados federais revoltados com o governo Dilma Roussef pela falta da liberação dos recursos das emendas parlamentares. É o dá lá toma cá...
O pré-candidato a prefeito do PR, ex-deputado federal Miguel de Souza foi conhecer alternativas para o caótico trânsito de Porto Velho a partir de experiências em outras capitais brasileiras. Também quer vistoriar experiências bem sucedidas no transportes de massas, como o VLT.
A reviravolta I
O projeto ficha limpa e as contas reprovadas de alguns possíveis candidatos a prefeito causaram uma verdadeira reviravolta nas eleições municipais de 2012. Alguns exemplos: Em Ariquemes, Daniela Amorim ponteava e está fora, assim como Melki Donadon em Vilhena e Kaká Mendonça em Pimenta Bueno.
A reviravolta II
Em Porto Velhofoi a Operação Termópilas que gerou uma reviravolta. Até então liderava as pesquisas, o deputado estadual Zequinha Araújo (PMDB). Valter Araújo despontava bem e a deputada Epifânia Barbosa (PT) começava a decolagem. Sem eles, Mauro Nazif (PSB) e Lindomar Garçon (PV) tomaram a dianteira.
Eles vão para onde podem estudar o que pretendem e mudam de país sem hesitar na busca por melhores empregos
Em todo o mundo, espalha-se um batalhão de caçadores focalizando suas miras em jovens inteligentes e ambiciosos. Naturalmente ansiosos por se aprimorar e crescer, os jovens procuram engordar seus currículos para ser alcançados pela mira dos headhunters – os caçadores de talentos.
Não importa que precisem abandonar seus lares e a família para estudar ou trabalhar muito longe de casa e em países de culturas bem diferentes: onde houver a oportunidade de estudar o que pretendem e de obter os melhores empregos, é para lá que eles vão.
Abduleziz Ablat, 28 anos, já traçou o rumo que pretende seguir quando terminar seu doutorado, em 2012, em física condensada da matéria, no Instituto de Física de Alta Energia da Academia Chinesa de Ciências, em Pequim. Ele pretende fazer um pós-doutorado ou se candidatar a uma vaga de pesquisador em alguma universidade ou instituição de pesquisa brasileira.
O Brasil tem uma estrutura para realizar pesquisa tão boa quanto à da China e de outros países que eu já visitei e há cientistas brasileiros realizando pesquisa de alto nível em áreas como biotecnologia. Acho que fazer um pós-doutorado em alguma universidade ou instituição de pesquisa brasileira será muito importante para a minha carreira científica.
Ablat chegou a essas conclusões ao participar, na Escola São Paulo de Ciência Avançada, do treinamento Novos Desenvolvimentos no Campo da Síncotron, realizado no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas (SP).
Promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no âmbito da Escola de Ciência Avançada, o curso, além de contribuir para formação dos participantes em pesquisa avançada em diferentes áreas do conhecimento, atraiu talentos científicos estrangeiros para desenvolver trabalhos de pesquisa no Brasil.
Durante o evento os participantes foram apresentados a oportunidades de apoio oferecidas no Brasil, como Bolsas de Pós-Doutorado e o programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.
Via Direta
*** Já com a ficha limpa, Carlinhos Camurça virou um bom cabo eleitoral na capital *** Com as chuvas e as alagações já diminuindo, o prefeito Roberto Sobrinho espera deslanchar as obras dos viadutos *** Em Guajará Mirim o prefeito Atalíbio comemora o racha da oposição...
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para