Quarta-feira, 8 de junho de 2011 - 06h11
O secretário de Projetos Especiais, Israel Xavier informa que já apareceu uma empresa interessada no projeto da construção nova rodoviária de Porto Velho, que será transformada em terminal Interestadual de Passageiros. Com isso, será possível tocar a licitação para a terceirização das obras. O tempo urge e ruge.
O deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO), confirmou aos sindicalistas o que todo mundo já sabia (Vídeo AQUI): tudo o que a bancada federal pode fazer pela transposição já foi feito e agora uma definição sobre o assunto depende única e exclusivamente da presidente Dilma Roussef. O resto é embromâichan.
Eleições municipais
Com a renovação dos diretórios municipais, os partidos estão dando o primeiro passo visando às eleições do ano que vem. Algumas legendas estão mantendo seus comandos, casos do PT com Tácito Pereira, do PMDB com Dirceu Fernandes, do PSDB com Lindomar do Sandubas. Lembrando que o PP manteve Heitor Costa.
Não escapou
Nem o grande campeão de votos das eleições municipais em Rondônia de 2008, o prefeito Kleber Calixto, de Cerejeiras – mais de 72 por cento dos votos na peleja da reeleição - escapou de apupos dos funcionários públicos. A categoria entrou em greve, fazendo estardalhaço contra os baixos salários pagos pela municipalidade.
Lembrando...
Lembrando que o outro campeão de votos das eleições municipais de 2010 em Rondônia foi o então prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura, atual governador do estado, que também sofre apupos do funcionalismo público estadual. Com a diferença que o abacaxizal de Moura é geometricamente maior do que o de Calixto...
Oposição radical
Revoltado com os petistas que atazanaram sua administração por mais de 7 anos, o ex-governador Ivo Cassol, hoje senador, faz oposição radical a administração do prefeito Roberto Sobrinho (Vídeo AQUI), e a gestão do governador Confúcio Moura. Ivo está agastado porque quando Confúcio assumiu trouxe a Globo para mostrar a situação da saúde. Quanto aos petistas, Fátima e cia querem cassar seu mandato.
Impressiona os primeiros resultados da coleta seletiva de lixo implantada em Porto Velho pela administração Roberto Sobrinho. Foi constatado que num bairro, onde predominam moradores mais humildes – caso do conjunto Rio Candeias - a coisa funcionou direito. No Alfhaville, com moradores mais abastados, a coisa foi mal.
A recente proibição da Anvisa, no tocante a venda de antibióticos nas farmácias sem a devida prescrição médica, está gerando uma crise no setor em Porto Velho. Com as vendas retraídas, os empresários do ramo falam alegam prejuízos e até em demissões no segundo semestre por conta da decisão, considerada pelo segmento farmacêutico, “inoportuna” – mas necessária.
O Ciclo da Borracha foi o primeiro fator de enriquecimento dos exploradores da biodiversidade amazônica. Belém, a capital paraense, viveu dias de glória por conta da borracha. Era a “Paris Tropical”.
Manaus deve à borracha ter sido a primeira cidade brasileira a ser urbanizada e a segunda a possuir energia elétrica − a primeira foi Campos dos Goytacazes (RJ). A renda per capita da capital amazonense era duas vezes superior à da região produtora de café (então, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo).
Toda essa história de riqueza começa em 1743, quando um turista muito especial vem visitar a Amazônia: o naturalista francês Charles-Marie de La Condamine.
Nascido em Paris em 27 de janeiro de 1701, Charles-Marie de La Condamine, filho de um cobrador de impostos, cumpriu os primeiros estudos em humanidades e matemática e logo se alista Exército.
Ao retornar da guerra contra a Espanha, em 1719, tendo estado presente no cerco a Roses, trava amizade com intelectuais como o célebre Voltaire e cientistas empenhados em estudos de Física, Química e História Natural.
As viagens − Agora um cientista, em 1730 é nomeado assistente de Química nos laboratórios da Academia das Ciências, da qual se tornara membro. E então começa a viajar: vai ao Norte de África e à Turquia, fazendo anotações que dariam a base para suas primeiras produções escritas.
Depois de ter estudado astronomia e geodésia, em abril de 1735 é encarregado pela Academia das Ciências de participar de uma expedição ao Peru encarregada de determinar com exatidão o grau do arco de meridiano nas proximidades da linha do equador. No mais, aproveitar para recolher dados sobre aspectos naturais da região.
Por que esse interesse no arco do meridiano? Tratava-se de verificar a hipótese de Newton sobre o achatamento da Terra nas zonas polares, matéria que dividia a comunidade científica europeia da época. Ao mesmo tempo foi enviada outra expedição, à Lapônia, a terra mítica de Papai Noel, para proceder às mesmas medições no Polo Norte.
A expedição partiu do porto de La Rochelle em 16 de maio de 1735, sob o comando de Louis Godin. Depois de escalas na Martinica, Santo Domingo e Cartagena das Índias, chega ao Panamá a 29 de dezembro.
Via Direta
*** O PC do B cresceu em Porto Velho e agora volta sua atenção para os principais pólos regionais do estado *** Os comerciantes da periferia da capital estão em polvorosa com a volta dos assaltos aos mercadinhos *** E depois, a nossa segurança melhorou, os números da violência caíram, a criminalidade está em queda livre e etc e etc...