Quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012 - 06h09
As primeiras sondagens eleitorais apontam alguns prefeitos em dificuldades para se reeleger na temporada. São os casos de Atalibio (Guajará Mirim), Marcio Raposo (Ariquemes), Jean dos Muletas (Jaru), Tião Serraia (Rolim de Moura) e Zé Rover (Em Vilhena).
A reeleição
Dos atuais prefeitos impedidos de disputar mais um mandato, Roberto Sobrinho (Porto Velho) e José Bianco (Ji-Paraná) teriam sucesso, caso fosse possível. Já, Alex Testoni, em Ouro Preto, que pode disputar o segundo mandato, está bem na foto para o pleito 2012.
Nas paradas
Vários deputados estaduais entram como fortes predadores nas eleições de 2012. São os casos de Adelino Follador (DEM) em Ariquemes, Jesualdo Pires (PSB) em Ji-Paraná, Luizinho Goebel (PV) em Vilhena, Glaucione Nery (PSDC) em Cacoal. Dos deputados federais, Mauro Nazif (PSB) é considerado a bola da vez na capital.
Os felizardos
Entre os suplentes de deputados estaduais em condições de assumir as vagas dos titulares, Cláudio Carvalho (PT-Porto Velho) e Brito do Incra (PSDC-Pimenta Bueno) são considerados os mais felizardos. Aliás, ambos também podem entrar na disputa das prefeituras de seus respectivos municípios.
Máquina parada
Impressiona ver uma máquina como do PMDB, maior partido do estado, com forte representação em Rondônia, ficar paralisada diante dos ataques sofridos pelo governador Confúcio Moura. Ora, governar tem ônus e bônus e todo mundo esta no mesmo barco.
Não interessa a ninguém – a não ser a oposição, é claro – ver o governo de Rondônia sangrando. Durante os poucos meses em que Confúcio teve paz para governar, ele produziu, a coisa andou, mas desde a Operação Termópilas rola uma paralisia. Todo dia tem uma nova futrica. |
O empréstimo
Com a economia de recursos da transposição indo para as cucuias, o início do pós usinas já influenciando na arrecadação, o forte contingenciamento de recursos da União refletindo em obras no estado, já se vê o empréstimo proposto pelo Poder Executivo na ALE como essencial. A discussão começa na terça-feira.
No Congresso
Na reabertura dos trabalhos no Congresso Nacional voltam temas importantes para ser debatidos, além da mudança e das novas regras da Previdência, cujo buraco aumenta cada dia, temos a votação do novo Código Florestal, agora marcado para 6 de março.
Ficha limpa
E no âmbito do Supremo Tribunal Federal, temos o julgamento sobre a validade do projeto Ficha Limpa, que conforme o presciente Cézar Peluzzo poderá acontecer nos próximos 15 dias. Como se vê, tudo que é para moralizar neste pais demora indefinidamente, Até quando, torcida brasileira?
Em todo o mundo, espalha-se um batalhão de caçadores focalizando suas miras em jovens inteligentes e ambiciosos. Naturalmente ansiosos por se aprimorar e crescer, os jovens procuram engordar seus currículos para ser alcançados pela mira dos headhunters – os caçadores de talentos.
Não importa que precisem abandonar seus lares e a família para estudar ou trabalhar muito longe de casa e em países de culturas bem diferentes: onde houver a oportunidade de estudar o que pretendem e de obter os melhores empregos, é para lá que eles vão.
Abduleziz Ablat, 28 anos, já traçou o rumo que pretende seguir quando terminar seu doutorado, em 2012, em física condensada da matéria, no Instituto de Física de Alta Energia da Academia Chinesa de Ciências, em Pequim. Ele pretende fazer um pós-doutorado ou se candidatar a uma vaga de pesquisador em alguma universidade ou instituição de pesquisa brasileira.
“O Brasil tem uma estrutura para realizar pesquisa tão boa quanto à da China e de outros países que eu já visitei e há cientistas brasileiros realizando pesquisa de alto nível em áreas como biotecnologia. Acho que fazer um pós-doutorado em alguma universidade ou instituição de pesquisa brasileira será muito importante para a minha carreira científica”, disse.
Ablat chegou a essas conclusões ao participar, na Escola São Paulo de Ciência Avançada, do treinamento Novos Desenvolvimentos no Campo da Síncotron, realizado no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas (SP).
Promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no âmbito da Escola de Ciência Avançada, o curso, além de contribuir para formação dos participantes em pesquisa avançada em diferentes áreas do conhecimento, atraiu talentos científicos estrangeiros para desenvolver trabalhos de pesquisa no Brasil.
Durante o evento os participantes foram apresentados a oportunidades de apoio oferecidas no Brasil, como Bolsas de Pós-Doutorado e o programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.
Via Direta
*** A partir de gora vigora uma nova lei pra os sacoleiros na fronteira *** Uma patrulha da Secretaria de Obras agiliza a operação tapa-buracos pelas ruas e avenidas da capital *** Grileiros e especuladores estão se forrando com novas invasões de áreas na periferia de Porto Velho.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri