Quinta-feira, 9 de abril de 2015 - 06h07
A Frente Nacional
Acaba hoje em Brasília mais uma mobilização nacional da Frente de Prefeitos, cujos alcaides acorreram à capital federal em busca de um novo pacto federativo, ou pelo menos da aprovação no Congresso Nacional da proposta da renegociação das dívidas dos municípios. Os prefeitos precisam respirar, pois estão com a corda no pescoço e já não dão conta mais das demandas sociais.
Neste contexto, os administradores pegam pela primeira vez a presidente Dilma Rousseff fragilizada - até acuada - e com apoio do Congresso Nacional para aliviarem as pressões. A maioria das municipalidades está endividada, assim como também boa parte dos governos estaduais. Prefeitos e governadores têm o apoio do presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha.
Diante de uma situação de penúria muitos prefeitos e governadores temem as conseqüências da Lei de Responsabilidade Fiscal. As penalidades são duras e por isto todo mundo esta envolvido em programas de austeridade e de olho nos cortes do orçamento da União a serem anunciados nos próximos dias, estimados em R$ 80 bilhões.
No comando
O deputado estadual Adelino Follador (Ariquemes) acaba de assumir o comando dos Democratas em Rondônia. O partido, foi comandado pelo ex-governador José Bianco por duas décadas e nos tempos de Senado foi tomado goela abaixo do então senador Odacir Soares, o raposão. Naquela época o DEM era conhecido como Partido da Frente Liberal –PFL.
Tragédia anunciada
Como era esperado, não deu outra. A intensa movimentação de caminhões de soja acabou de vez com a estrada de acesso ao Porto Chuelo, onde já funciona em caráter experimental o mega terminal da Amaggi para exportação de grãos. O pior ainda esta por vir, pois quando o porto estiver funcionando a plena carga vai quintuplicar o tráfego pesado pela estrada da penal. O bicho vai pegar.
Fusão em andamento
Em andamento, a fusão dos Democratas com o PTB vai formar uma nova legenda forte. Em Rondônia os Democratas de Bianco com os trabalhistas de Nilton Capixaba vão ter que se entender sobre a formação de um novo diretório. No âmbito nacional, o DEM ficará com o comando do novo partido, que terá a 4ª maior bancada no Congresso Nacional.
Em crescimento
O dirigente Renê Soares, do PSB confirmou que o partido liderado no estado pelos prefeitos Mauro Nazif e Jesualdo Pires já esta devidamente instalado nos 52 municípios e já trata do seu projeto de ampliar o numero de prefeitos e vereadores para encarar as disputas majoritárias de 2018. Em Pimenta Bueno o partido prevê a eleição do sucessor do atual prefeito J. Mendonça.
A revitalização
O PMDB trata de se revitalizar para as eleições municipais do ano que vem. Para tanto os dirigentes Tomas Correia e José Luiz Lenzi, homens de confiança do senador Valdir Raupp, trabalham na oxigenação da legenda buscando quadros novos. Mesmo dividido num acordo em apoiar atual prefeito Nazif na capital, o PMDB já prepara candidatura própria nestas bandas.
Via Direta
*** É tanta pequena e média e empresa fechando em Porto Velho que até a firma de caçambas do filho do ex-prefeito Roberto Sobrinho foi para o ralo *** Começaram as obras de drenagem na estrada dos japoneses. Lá tem promessa de asfalto e urbanização no decorrer de 2015 *** Enquanto o Rio Madeira vai descendo, o Solimões vai deixando no Estado do Amazonas dez municípios em estado crítico.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri