Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 10/05/11


 

Rumo ao patíbulo

Com a publicação da condenação do deputado federal Natan Donadon há 13 anos de prisão, pelo Supremo Tribunal Federal - STF pelo golpe praticado na ALE-RO nos anos 90 - a coisa se arrastou anos nas barras da justiça – finalmente a Câmara dos Deputados será comunicada sobre a sentença para iniciar o processo de cassação do parlamentar.  O resto do bando já deve estar de cabelos em pé.

 

Nos cemitérios

Viciados e pilantras em geral voltaram a usar os cemitérios para o consumo de drogas e orgias sexuais em Porto Velho. Na verdade, a coisa nunca tinha parado, mas têm finais de semana que a coisa aumenta.  O Santo Antonio é imenso, de difícil controle para a parca vigilância, mas o Inocentes, com apenas um quarteirão, que fica na região central poderia ser mais bem vigiado.

 

Mais tensão

Ao meio da revolta provocada pelo não cumprimento de acordos  uma nova greve de Policias Militares  eclodiu no final de semana culminando com o fechamento da ponte sobre o Rio Candeias que só foi liberada na noite de domingo. O novo acordo acabou saindo na madrugada de segunda–feira.

 

Um “triunvirato

Agastado com a situação envolvendo a PM, o governador Confúcio Moura designou um triunvirato – lembra um pouco seus tempos de prefeito em Ariquemes, né? – para negociar a greve com os policiais militares. Coube ao senador e czar do PMDB Valdir Raupp – entre tantos outros – a liderar as negociações e bancar o desgaste com o episódio.

 

Mais espaço

Com tanta dedicação, o barbudo queixada e seu partido fazem por justificar mais espaço no governo do PMDB. Conciliador por excelência, Raupp, lembrou que houve equívocos dos dois lados, que os acordos devem ser cumpridos etc, etc. Enfim, trocado em miúdos: Raupp tem suportado no osso do peito os desgastes iniciais da gestão “Nova Rondônia” com paciência de Jó.

 

A mobilização

Os prefeitos brasileiros estão em Brasília para mais uma marcha nacional buscando recursos e uma fatia de recursos mais equilibrada do bolo tributário da União. Uma caravana de alcaides rondonienses sob comando do presidente da ARON Laerte Gomes desembarcou ontem na capital federal.

 

Reforma política

Enquanto os prefeitos se reúnem para protestar contra a escassez de recursos, representações dos vereadores de todo país também chegaram a capital federal para debater a reforma política. O encontro que se encerra na quinta-feira é promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB).

 

Caciques de olho

Os caciques regionais estão de olho num acordo com os Democratas de José Bianco para as eleições municipais. Na posse de Wagner Bocão, entronizado na presidência do Diretório Municipal de Porto Velho, lá estiveram dois possíveis candidatos a prefeitos da capital: o ex-senador Expedito Júnior e o deputado federal Rubens Moreira Mendes, do PPS, rumo ao PSD.

 

Do Cotidiano

Massacre sistemático

Seus dentes e olhos se transformam em cobiçados amuletos para crédulos em duvidosas “religiões”. Sua carne serve de isca para peixes. Ele é o boto, um animal mamífero como os homens. Fora da lenda romântica do homem sedutor que se transforma no pai de todos os filhos rejeitados, o boto vem sendo alvo de um massacre sistemático, tão chocante aos olhos do mundo quanto às derrubadas criminosas de árvores.

O boto vermelho não tem uma carne sedutora ao apetite humano, mas ela tem sido usada como isca muito atraente para capturar um peixe de carne recusada pelas comunidades do rio Solimões, por ser necrófago, mas apreciadíssima em outros países da América do Sul, especialmente a Colômbia.

As pesquisas de monitoramento com o boto vermelho apontam um decréscimo de 10% na população desses mamíferos aquáticos na última década nessa região, segundo Nívia do Carmo, pesquisadora do Projeto Boto do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) e presidente da Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa).

Os estudos são realizados, desde 1993, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, cerca de 700 km de Manaus, sob a coordenação da pesquisadora Vera da Silva, do Inpa, e do membro do Conselho de Pesquisas do Ambiente Natural do Reino Unido (NERC), Anthony Martin. Vera da Silva calcula que um boto seja morto para servir de isca à obtenção de 300 quilos de piracatinga.

­ Com esse forte ritmo decrescente de sua população, o boto vermelho, no entanto, é apenas um dos mais visíveis integrantes de uma lista de animais da Amazônia sob ameaça de extinção. Tal lista abarca cerca de 400 espécies em risco, além de algumas já extintas na natureza, embora ainda mantidas em cativeiro, e completamente extintas, sem contar uma infinidade de invertebrados aquáticos e peixes.

A lei 9.605, de 1998, estabelece as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, mas protege mais o administrador público do que o meio ambiente, já que as questões ambientais são mais administrativas do que penais, e o Estado é incapaz de lidar com elas.

 

Via Direta

*** O deputado José Hermínio (PT) comemorou a aprovação do seu projeto que acaba com as aposentadorias dos ex-governadores *** Bola da vez para a disputa do Palácio dos Parecis, em Vilhena, o emergente deputado Luizinho Goebel (PV) se faz de gato morto*** No caso é para engolir os “coveiros”, mesmo: Zé Rover e Melki.    

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)