Quarta-feira, 11 de maio de 2011 - 06h13
A tendência é aumentar a renhida disputa entre a Caerd e os prefeitos do interior para a implantação das redes de água e esgoto. A companhia rondoniense não tem recursos para sanar os déficits de saneamento crônicos existentes nos municípios e por isso os prefeitos buscam acordos visando à municipalização com parcerias privadas.
A situação mais preocupante em Rondônia é com esgoto. Porto Velho tem apenas 4 por cento de cobertura domiciliar, enquanto que em pólos regionais importantes, como Ji-Paraná e Vilhena, o índice é zero. Como concorrer com as empresas privadas é um desafio para Caerd, sem recursos, ineficiente e com gestões perdulárias.
Paz no PT?
O acordo que redundou na eleição da deputada estadual Epifânia Figueiredo, aliada do prefeito Roberto Sobrinho e a destinação de cargos expressivos para a ala da ex-senadora Fátima Cleide (onde está José Hermínio, opositor declarado de Sobrinho) no Diretório Regional, visa garantir a paz e a unidade entre os petistas.
Os alquimistas
Pelo menos temporariamente os alquimistas do PT conseguiram uma poção capaz de dar equilíbrio ao partido. Terão que bolar uma outra nas convenções municipais, quando a legenda apontará seu candidato a prefeito. A ala de Fátima tem como seu candidato, José Hermínio e o prefeito quer apontar seu ungido, que agora é o vereador Cláudio Carvalho.
Com três fortes candidatos a disputa da prefeitura de Ouro Preto se reveste de importância no contexto regional. Três caciques locais que já foram aliados no passado, vão ao confronto das urnas: Alex Testoni, o atual prefeito (PTN), que formou um novo clã político no estado, o deputado federal Carlos Magno (PP), e o ex-deputado estadual Amarildo Almeida (PDT).
Aposta do DEM
O presidente regional dos Democratas José Bianco promete uma candidatura competitiva a Prefeitura de Porto Velho e o candidato em questão – o nome é mantido em sigilo, como segredo de estado - deve se filiar ao partido nas próximas semanas. Os rachas do PT, a fraca expressão do PMDB e o cassolismo em baixa na capital fazem os ex-liberais criarem asas.
Marcha a Brasília
Na sua 14ª Marcha a Brasília, iniciada ontem com a presença de autoridades federais os 4 mil prefeitos brasileiros que se deslocaram para a capital federal esperam melhores resultados dos obtidos nas mobilizações anteriores. Afinal é sempre a mesma rotina e todo mundo já esta farto de humilhação: Viajam com o pires na mão e voltam com as mãos abanando...
Poleiro sujo
O PMDB é o partido com o poleiro mais sujo entre todos os partidos, do país. Do presidente do seu diretório nacional, o senador Valdir Raupp, ao ex-governador do Paraná Roberto Requião, passando por elevado numero de deputados, a legenda é disparada a que tem mais políticos processados, conforme levantamento recente da imprensa brasileira.
A busca pela energia limpa é tão desafiadora quanto o objetivo de obter mais energia com menor custo. A mera lembrança de que o sol e os ventos possuem energia abundante e gratuita levou milhares de pesquisadores a tentar cumprir a profecia de Thomas Edison, o inventor da lâmpada: “Não apenas a força atômica será liberada, como também algum dia utilizaremos a subida e descida das marés e aprisionaremos os raios de sol”,
No Brasil e em vários pontos do mundo, o emprego das energias eólica e solar já se expande, por meio dos mais diversos processos, mas custos ainda elevados frente à energia elétrica, mais barata embora as instalações para obtê-la custe muito no tocante a instalações, como se vê no caso da polêmica de Belo Monte.
O Ceará, com seu sol brilhante e ventos constantes, não poderia ficar afastado dessa corrida mundial em busca da energia limpa e barata. É nesse Nordeste de tantos contrastes mas também muitas promessas onde batalha o engenheiro mecânico Fernandes Ximenes, proprietário da Gram-Eollic, empresa que lançou no mercado o primeiro poste de iluminação pública 100% alimentado por energias eólica e solar.
Com modelos de 12 e 18 metros de altura (feitos em aço), o que mais chama a atenção no invento, tecnicamente denominado de Produtor Independente de Energia (PIE), é a presença de um avião no topo do poste. Feito em fibra de carbono e alumínio especial – mesmo material usado em aeronaves comerciais –, a peça tem três metros de comprimento e, na realidade, é a peça-chave do poste híbrido.
Ximenes diz que o formato de avião não foi escolhido por acaso. A escolha se deve à sua aerodinâmica, que facilita a captura de raios solares e de vento. Além disso, em forma de avião, o poste fica mais seguro. São duas fontes de energia alimentando-se ao mesmo tempo, podendo ser instalado em qualquer região e localidade do Brasil e do mundo.
Tecnicamente, as asas do avião abrigam células solares que captam raios ultravioletas e infravermelhos por meio do silício (elemento químico que é o principal componente do vidro, cimento, cerâmica, da maioria dos componentes semicondutores e dos silicones), transformando-os em energia elétrica (até 400 watts), que é armazenada em uma bateria afixada alguns metros abaixo.
Via Direta
*** Os políticos que perderam as eleições no último pleito em Rondônia estão como gatinhos esfaimados à procura de um pires de leite *** Com dois megabadernaços os Policiais Militares acabaram se queimando com a opinião pública: ameaças a promotores e jornalistas, desrespeito a população etc.