Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 12/08/11


 

Esforços turísticos

Os esforços das esferas municipais e estaduais visando atrair turistas para Rondônia começam a dar resultados. Na fronteira, o show de Boi Bumba vitamina a economia de Guajará-Mirim, no Vale do Guaporé a pesca esportiva e as visitações nas aldeias tem sido atrações e nos povoados, como Pedras Negras o destaque são eventos religiosos.

 

Base aliada

Com tantas demissões de corruptos ungidos da classe política no Dnitt, Ministério dos Transportes e Turismo e ainda uma ameaça da faxina no Ministério da Agricultura, os parlamentares da base aliada da presidente Dilma Roussef estão estrilando e ameaçando um rachão. É a revolta dos pilantras.

 

Mais inúteis

As Câmaras Municipais dos principais colégios eleitorais de Rondônia já tratam de aumentar o numero de cadeiras para a próxima legislatura, em contramão com a opinião pública. As primeiras pesquisas mostram que quase 80 por cento da população é contrária a novos gastos com vereadores.

 

Assentamentos

Para combater os inúmeros conflitos de terras existentes em Rondônia, o governador Confúcio Moura propõe o assentamento dos colonos às margens de rodovias pavimentadas dotadas de infra-estrutura como energia, escolas, postos de saúde etc. É uma grande idéia para levar paz no campo, mas os fazendeiros já ficaram de antenas ligadas...

 

Reforma política

O deputado federal Padre Ton informa que a bancada petista está encaminhando proposta para a Comissão de Constituição e Justiça que trata da reforma eleitoral visando contemplar as comunidades indígenas com representação política no Congresso Nacional. Em Rondônia será uma festa: a indiarada vai brigar pelas vagas como sindicalistas, com a faca nos dentes.

 

Os imigrantes

Também os imigrantes brasileiros que residem nos Estados Unidos, Portugal, Paraguai, Japão, China e em outros países onde existem colônias bazucas, pedem que seja incluída na reforma eleitoral proposta de eleição de deputados federais imigrantes, como já ocorre na Itália.

 

Forte pressão

Um tiquinho é pela inveja e pela projeção que adquiriu. Outro tiquinho é porque acumula dois cargos importantes na gestão “Cooperação”, as pastas de Educação e Turismo. Por tudo isso querem a cabeça de Júlio Olívar, que vai tocando a vida como pode. Em outros episódios, como na Saúde, Moura cedeu e Pimentel foi convidado e desconvidado no mesmo dia. Não é o caso de Olivar, ainda fortalecido.  

 

Rumo a Altamira

Com o desligamento de mais 3.500 operários das hidrelétricas no neste mês de agosto, novas levas de barrageiros estão  desembarcando em Altamira, no Pará, onde será construída a Usina Belo Monte, que será bem maior do que as nossas Jirau e Santo Antonio. Lá, como ocorreu por aqui, os políticos festejam, mas o povo chia - e os índios se esgoelam em protestos.


Do Cotidiano

Uma nova raça   

Os últimos cavalos selvagens das Américas vivem livres na região Norte de Roraima e se tornaram numa das maiores atrações turísticas da Região Norte. Os animais chegaram à região com os colonizadores oriundos da península Ibérica, há mais de 200 anos. Fugiram das fazendas, voltaram ao estado primitivo e formaram uma nova raça, o cavalo lavradeiro. Uma raça que se tornou muito mais resistente do que todas as outras existentes m todo o País.

São cavalos que não conhecem o toque do homem, Nascem e morrem livres. São poucos, talvez poucas centenas, conforme os pesquisadores amazônicos.

Os eqüinos chegaram por volta de 1718 e agora estão ameaçados de extinção devido às queimadas e aos desmatamentos que destroem o seu habitat natural e ao cruzamento com outras raças que tem contribuído para sua descaracterização.

Para tentar preservar a raça foi criada há mais de vinte anos a Reserva Ecológica dos Cavalos de Roraima. Hoje os poucos animais localizam-se principalmente na região do lavrado, nos municípios de Uiramutã, Normandia e Pacaima. Atualmente a Embrapa está estudando esses animais com o objetivo de preservá-los e de regulamentá-los junto ao Ministério da Agricultura, para que eles se tornem a mais nova raça de cavalos brasileiros.

Por viverem em regiões de difícil acesso, muitos destes animais nascem, crescem e morrem sem o contato com humano, formando assim várias gerações livres de adestramento. Entre suas característica destacam-se a sua velocidade, resistência e habilidade. Considerado um animal esperto, de porte elegante, o cavalo selvagem tem olhos grandes, orelhas fortes e flexíveis,

Conforme os especialistas fascinados pelos estudos por estes animais, os cavalos de Roraima têm a elegância de raças nobres como os manga-largas marchadores ou os puros-sangues ingleses, mas ganham a galopes na resistência. Durante a seca, percorrem grandes distâncias para encontrar água, e na época das chuvas ficam até quatro meses com as patas imersas dentro da água. A raça ficou até conhecida como pé duro, pela resistência dos seus cascos.

 

Via Direta

*** Em Vale do Anari o PMDB prepara a pré-candidatura de Nilson Japonês a prefeito *** Já, em Alto Paraíso o vereador Silvinho Jerico entra na peleja contra o prefeito Romeu Reolon que vai a reeleição *** E em Cujubin o prefeito Ernan Amorim pavimenta sua reeleição com a construção de uma nova  rodoviária e da feira livre.
 

Gente de Opinião Gente de Opinião


Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)