Sábado, 13 de dezembro de 2014 - 05h13
A bolha rondoniense
Depois de um período de grandes lançamentos e de preços lá em cima, o mercado imobiliário de Porto Velho, um dos mais auspiciosos do país desde o final da década passada, entrou em declínio. Já não se vende e tampouco se aluga como antes e a insistência de proprietários em manter preços lá em cima, deixa como rastro centenas de imóveis comerciais e residenciais desocupados inclusive no centro comercial.
Restou a algumas incorporadoras a humilhação de suspender a construção de torres comerciais – com muitas salas e apartamentos vendidos- e aquelas com unidades ainda disponíveis lançar mão de descontos de até 30 por cento.
A bolha imobiliária rondoniense chegou prá valer. Uma parte dos corretores de imóveis está mudando de profissão, imobiliárias com menor estrutura fecharam e não existe uma expectativa local de melhoras na economia para o setor voltar a crescer no ano que vem.
No caso de Porto Velho, uma cidade que ainda não se recuperou da maior cheia do século a situação é mais difícil, pois o plano de recuperação com os recursos prometidos pela União até agora não chegaram. Não bastasse se exagerou nos lançamentos de apartamentos e de loteamentos e o resultado esta aí, a vista de todos, para tamanho olho gordo.
No Congresso
A votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias ficou para a semana que vem e os parlamentares já foram convidados pelo presidente Renan Calheiros para o ato. Num ano repleto de escândalos envolvendo deputados federais e senadores – Rondônia “brilhou” no quesito com Natan Donadon e Ivo Cassol - muita coisa ficou para trás e muitas reformas proteladas para o próximo ano.
Na Assembléia
Já, no que ser refere à Assembléia Legislativa de Rondônia, depois da votação da lei orçamentária tudo esta calmo e a casa de leis se prepara para entrar em recesso a partir da semana que vem. No entanto é aguardada convocação de sessões extraordinárias para o meio de semana, ou logo após a cerimônia de diplomação dos deputados eleitos nas eleições de outubro, dia 14.
As conversações
Com os ventos a favor da nau Presidente Vargas – já não se acredita no afastamento do timoneiro Confúcio Moura – as conversações entre os partidos para definir as indicações de novos secretários aumentaram nas últimas horas. É claro, que toda hora ainda existem sobressaltos e qualquer boato pode deixar todo mundo em pânico. Afinal, quem deve, teme!
A vampirização
A banalização das operações policiais em Rondônia é tamanha e com tal intensidade parecendo que o Ministério da Justiça montou plantão da Policia Federal para atender a demanda de criminosos do colarinho branco em geral, no atacado e no varejo. Nada mais surpreende os portovelhenses, pois todo tipo de golpe já foi aplicado por aqui e alguns já bem manjados.
Bico do corvo
Não querendo voduzar ninguém – mais já voduzando! – estima-se que pelo menos três deputados estaduais eleitos e dois federais estão no bico do corvo. Os suplentes imediatos se fazem de santinhos, mas estão com o punhal afiado e recheando a justiça eleitoral de provas. Alguns, de tão otimistas, já estão gastando por conta para s festas de Natal e Ano Novo! Será que vão se dar bem?
Via Direta
*** O caso das emendas parlamentares nas feiras agropecuárias já está sob investigação *** Ocorre que as entidades recebiam recursos do governo para não cobrar ingresso da população *** Trocando de saco para mala: com Habeas Corpus assegurado no Supremo, o deputado federal eleito Lucio Mosquini escapou do vexame da prisão ***Todo sob medida para a diplomação dia 17....
A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026
Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ
Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia
A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad
Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB
Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios
Localidades rondonienses sonham com a autonomia
Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l