Quinta-feira, 14 de maio de 2015 - 06h20
A regularização fundiária
Tendo como mote a regularização fundiária – a mesma bandeira que elegeu e reelegeu o prefeito Roberto Sobrinho – o deputado estadual Jesuíno Boabaid (PT do B) inicia a atual legislatura encorpando o nome para a disputa da prefeitura de Porto Velho. As audiências públicas a respeito se sucedem, desde a figura A – quase 60 mil famílias atingidas nos bairros centrais com problema de documentação – a Zona Leste. Atualmente ele trabalha na região do Jardim Planalto.
Antes de se eleger, Jesuino era um sindicalista da PM, meio transloucado, mais próximo de lideranças como Ernandes Índio do que das lideranças emergentes marcadas pelo bom senso. Depois de assumir, assentou a cabeça e com boa assessoria têm se destacado no parlamento estadual. Não tem a oratória de Leo Moraes (PTB), tampouco a experiência do veterano José Ribamar (PT), mas arrasta trabalho até aos sábados na ALE, uma raridade na classe política.
Com sua performance, o jovem parlamentar que foi eleito pelo segmento de segurança pública vai ocupando espaço. Outro fato interessante é que até então o segmento político ligado a PM era restrito e a cada eleição o deputado eleito era trocado. Jesuíno pode quebrar o tabu.
Eymael em RO
O presidente do Diretório Nacional do PSDC José Maria Eymael desembarca dia 19 em Porto Velho para encontro que vai reunir dirigentes de sete estados – toda a Amazônia legal – para discutir os rumos do partido e posicionamentos da legenda em função da reforma política, tratar das eleições municipais, etc. O fórum cristão será realizado na sala de convenções do Hotel Ecus.
Choradeira petista
Para os petistas, a operação que desvendou corrupção na prefeitura de Cacoal e que flagrou prática de mensalinho na Câmara de Vereadores, não passa de perseguição a gestão do Padre Franco, um prefeito mais sujo do que poleiro na capital do café e apupado para renunciar o cargo. Os petistas não gostam de admitir que erram e de pedir desculpas e o exemplo vem de cima já que seus principais representantes estão envolvidos em golpes de grande monta.
Virou mania
O já consagrado e eficaz método de protesto em Porto Velho, que é de bloquear rua com entulhos e queimar pneus voltou ser utilizado na terça feira na Estrada do Belmont, no Bairro Nacional. É incrível, nossas autoridades só entendem esta língua para trabalhar e atender os anseios populares. Quem não lembra dos bloqueios na Zona Leste e na Estrada dos Japoneses no ano passado? O ano começou com obras por lá...
Pelo rompimento
O Diretório Nacional do PDT se reúne nesta sexta-feira em Brasília para definir seus rumos para as eleições municipais do ano que vem e o projeto de candidatura própria em 2018. Os diretórios estaduais sinalizam para uma ruptura com o Palácio do Planalto. Na verdade, na maioria dos estados os pedetistas já se separaram do PT e o próprio espaço do socialismo moreno tem diminuído no governo federal.
Coisa de louco!
A Miss Rondônia é de Ji-Paraná, o governador é de Ariquemes, o campeão rondoniense é o Vilhena. Porto Velho não tem vencido nem campeonato de cuspe à distância nas pelejas com os municípios do interior. Não elege governador desde 90 e senador desde 2002, a última foi Fátima Cleide. A rodoviária é um cartão postal às avessas, as exposições agropecuárias acabaram a flor do maracujá murchou etc, etc. É, portanto... coisa de louco!
Via Direta
*** A estrada da Penal esta cada vez mais com trânsito pesado em função de tantas carretas transportando soja para os terminais Maggi e da Cargill *** A poderosa indústria da construção civil de Rondônia nos anos passados esta em frangalhos e muitos empresários procurando novos ares *** Outro segmento abrindo o bico é o hoteleiro com dúzias de estabelecimentos fechados ou transformados em prédios de salas comerciais.
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza