Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 14/09/12


 Coluna sem papas na língua 14/09/12 - Gente de Opinião

 Nossos 19 anos

Uma solenidade ontem, com a participação de autoridades e convidados, marcou a comemoração do 19º aniversário do Diário da Amazônia. Com café da manhã, culto ecumênico, exposição de artes plásticas foi complementada a programação do jornal que mais cresce no estado.

 

Nossas bandeiras

Testemunha ocular e defensor de bandeiras importantes para o estado nas décadas passadas, o Diário se volta agora a causas como a duplicação da BR 364, a ponte internacional de Guajará Mirim, a extensão da Ferrovia Norte-sul, a ponte sobre o rio Madeira na altura do Abunã, Gasoduto, etc.

 

Coluna sem papas na língua 14/09/12 - Gente de OpiniãoA gangorra

Impressiona a gangorra que se transformou a campanha 2012 em Porto Velho. A cada pesquisa, uma nova composição e muita gente embolando na reta final. Numa previsível eleição em dois turnos, por enquanto só Lindomar Garçon (PV) vai garantindo uma vaga. A outra esta em aberto.

 

Gente de OpiniãoAs mobilizações

Com muita garra, os candidatos do PMDB José Augusto e Fátima Cleide do PT, mobilizam seus partidos para uma grande virada na capital. È possível conferir o aumento do numero de formiguinhas nas ruas, caminhadas nos bairros e o corpo a corpo nas principais avenidas do centro, Zona Leste e Zona Sul.

 

Gente de OpiniãoLinha de frente

Participando ativamente da campanha na capital em apoio à candidatura a prefeito de Mauro Nazif (PSB), o senador Acir Gurgacz e deputado federal Marcos Rogério (PDT-RO) tem encarado até os 40 graus nas caminhadas, como ocorreu na Zona Leste, no meio da semana.

 

Gente de OpiniãoUm maratonista

Tratando-se da campanha 2012, o senador Acir se transformou num autêntico maratonista. Nos últimos dias o cardeal do socialismo moreno, participou de caravanas e caminhadas nas regiões centrais de várias cidades pólos, inclusive em pequenas localidades como Tancredópolis.

 

Gente de OpiniãoReta final

Outro que esta no trecho e soltando foguetes pelo crescimento de Mariana Carvalho na capital e principalmente com a inegibilidade do arquirival Ivo Cassol para as eleições de 2014, é o ex-senador Expedito Junior. Ele cumpre agenda na capital neste final de semana depois de percorrer o interior.

 

Aposentadoria

Projeto de autoria do senador Gim Argelo garante aposentadoria aos garçons, maitres, cozinheiros e confeiteiros, com 25 anos de contribuição. A medida consta no Projeto de Lei Complementar do Senado, que ainda prevê um por cento de acréscimo de contribuição das empresas.

 

Belo Monte

Centenas de operários das hidrelétricas começam a deixar as casas alugadas em Porto Velho neste final do mês, voltando aos seus estados para um descanso de trinta dias, mas já com trabalho garantido na Usina de Belo Monte, no Pará. Aliás, Altamira, já é a nova casa de milhares de portovelhenses.

 

 

Do Cotidiano
Abordagem ampla

Voltou a ficar fácil acusar os morcegos hematófagos – os populares vampiros – pela ocorrência de raiva humana, que acomete especialmente crianças na Amazônia. Um estudo detalhado, concluído no final da década de 1970, fazia uma abordagem bastante ampla do problema e sugeria que os vampiros não podiam levar em suas presas assustadoras toda a carga de culpa que se atribui a eles.

Esse estudo, feito pelos pesquisadores Wai Yin Mok e Lawrence Lacey, tinha o título de Considerações Ecológicas dos Morcegos Vampiros na Epidemiologia da Raiva Humana e concluía que não era possível incriminar esses mamíferos voadores como tendo um papel significativo no contágio nas regiões que eles estudaram.

No entanto, estudos posteriores relacionaram os morcegos hematófagos a uma progressão de casos fatais na América Latina, a única região, aliás, em que os vampiros são encontrados. Das três espécies de vampiros existentes, apenas o vampiro comum (Desmodus rotundus) se alimenta de sangue de mamíferos e desta forma pode transmitir a raiva para seres humanos.

Em 2004, pela primeira vez na história do Programa Regional de Eliminação da Raiva coordenado pela Organização Pan Americana de Saúde (Opas) o número de casos de Raiva humana transmitida por animais selvagens (na maioria dos casos o morcego vampiro) excedeu a transmitida por cães.

Isso não chega a surpreender, por que os países da América Latina têm realizado esforços grandes para controlar a raiva humana transmitida por cães desde a década de 1980, e em consequência os casos se reduziram em aproximadamente 90%. A virada se deu em 2005, ano em que 13 casos de raiva humana transmitida por caninos foram relatados na America Latina, comparados com 60 casos por morcegos (55 de morcegos hematófagos). Dados recentes indicam que casos de raiva humana transmitida por cães na América Latina tem se mantido nos mesmos níveis, mas têm ocorrido alguns surtos de ataques de vampiros.

Uma pesquisa intitulada “Distribuição dos morcegos hematófagos na região Amazônica e o papel do morcego hematófago Desmodus rotundus na transmissão da raiva” voltou a focalizar o vampiro como agente da raiva humana e identificou as crianças como os seres mais vulneráveis às mordidas.

 

Via Direta

*** O vice-governador Airton Gurgacz tem prestigiado os candidatos do PDT no interior, participando do corpo a corpo *** O abastecimento de água na periferia virou um drama na capital*** As mulheres estão assumindo as bocas de fumo dos maridos e filhos presos em Porto Velho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

 Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)