Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 15/03/13


Coluna sem papas na língua 15/03/13 - Gente de Opinião

A entrevista

O ex-senador Odacir Soares é o nosso entrevistado de domingo. Ele foi um dos ícones políticos desde os idos de território, com grandes embates com Jerônimo Santana. Teve seu apogeu quando líder do presidente Collor de Melo no Congresso.

Coluna sem papas na língua 15/03/13 - Gente de OpiniãoEm recuperação

O ex-prefeito Sobrinho busca a recuperação a partir da periferia, onde doou centenas de terrenos e nos bairros que distribuiu escrituras. O PT avalia o lançamento do seu nome á Câmara dos Deputados que já tem outro nome forte, a reeleição, o Padre Tom.

Gente de OpiniãoEncontro do PT

Por falar no PT, o partido tem encontro estadual hoje em Ji-Paraná.  Estarão presentes os deputados estaduais e federais para discutir o plano estratégico para 2014. Na verdade, a sigla já trabalha na formação das nominatas para 2014.

As itinerantes

Depois da sessão itinerante na fronteira, no meio de semana, quando os deputados discutiram os problemas locais, a ALE-RO se volta para o próximo encontro, em abril, em Buritis, no Vale do Jamari. A região tem sérios conflitos pela posse da terra.

Coluna sem papas na língua 15/03/13 - Gente de OpiniãoNo topo

O Diário chega aos 20 anos em setembro, como o jornal estadual de maior circulação auditada pelo IVC e na condição do periódico que atinge o maior número de municípios do estado – cerca de 50 – com larga vantagem sobre o concorrente mais próximo.

Gente de OpiniãoA liderança

Nosso jornal terá nova roupagem a partir de abril. Também lança nova seções, ampliando a cobertura na região central, no Vale do Jamari, na Região do Café, no Cone Sul, Zona da Mata e na região da 429. Confiram.

Gente de OpiniãoO atentado

Ainda repercute o atentado contra a redação do site Rondônia Agora. Não é a primeira vez que isto ocorre com os sites, muitos já foram assaltados e alguns jornalistas agredidos, como ocorreu com Rubens Coutinho, que acabou se recuperando no hospital.

Coluna sem papas na língua 15/03/13 - Gente de OpiniãoCiência inexata

Política não e uma ciência exata, mas os druidas já fazem as contas para a reeleição do governador Confúcio. Como ele se recupera bem na região central e na Grande Ariquemes se garante pelo bairrismo, suas atenções se voltam agora para P. Velho e Guajará.

Gente de OpiniãoOvelhas desgarradas

Hoje, Porto Velho e Guajará Mirim estão como ovelhas desgarradas e atraídas pelos pastores da oposição. As duas cidades, que decidiram a parada em 2010 para Confúcio vão receber pacotes de obras para que a situação seja revertida.
 

Do Cotidiano

A extrema pobreza

Uma reflexão, digamos, mais acadêmica sobre os rumos da modalidade de assistência social que deve ser praticada no Brasil esbarra, de início, na dificuldade de estabelecer parâmetros de avaliação. Um exemplo: de quantos e de quais brasileiros estamos falando? Dos 16,2 milhões que vivem em situação de extrema pobreza, citados em pronunciamentos oficiais com base em dados de 2010 do IBGE? Ou dos 60 milhões que outras fontes situam abaixo da linha de pobreza? Não importa o tamanho do problema. Uma visão mais pragmática e próxima da realidade indica que a educação e a formação para o trabalho são os dois principais fatores para o resgate social. A educação, porque dotará o beneficiário de competências pessoais, senso crítico e consciência de seus direitos e deveres como cidadão. A formação para o trabalho, porque tornará esse mesmo cidadão independente, gerará autoestima e assegurará condições de uma vida digna.

Assim, os constituintes de 1988 foram sábios ao assegurar a todos os brasileiros o direito à educação e ao trabalho. Tanto assim que buscaram garantir o apoio aos menos favorecidos, estabelecendo no artigo 203 da Constituição Federal que a assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, incluindo entre seus objetivos a promoção da integração ao mercado de trabalho. Num Brasil que não é um país pobre, mas um país de muitos pobres, apenas a ação do governo, por mais ampla e bem intencionada que seja, não reduzirá as desigualdades sociais que condenam milhões à exclusão. A sociedade pode e deve dar sua contribuição. Entre elas, é referência a atuação do CIEE, com o encaminhamento de 11 milhões de jovens estagiários e aprendizes ao mercado de trabalho e a oferta de dezenas de cursos e oficinas gratuitos, presenciais e à distância, destinados a estimular a formação integral das novas gerações.   


 

 

Via Direta

Coluna sem papas na língua 15/03/13 - Gente de Opinião

*** O vulcão Rondônia ameaça a entrar em erupção novamente *** Afinal são quase 20 processos de investigação no MPF só de bagres grandes *** E tinha gente que achava que estava a salvo dos braços da lei...
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)