Sábado, 15 de setembro de 2012 - 05h08
Aparando arestas
Com mais diálogo, atendendo os clamores dos deputados no tocante à liberação de recursos de emendas parlamentares, o governo Confúcio Moura está conseguindo reverter uma situação desfavorável no parlamento estadual. Juscelino Amaral e Edvaldo Soares têm atuado como bombeiros.
Ainda o G-14
É importante enfatizar, que trabalhando com mais articulação política, a gestão Cooperação conseguiu esfriar os ânimos do G-14, o grupo dos 14 deputados oposicionistas que conspiravam contra o governador Confúcio e que pretendia tirá-lo do poleiro através de impeachment.
Melhor postado
Melhor postado no horário gratuito, Mauro Nazif (PSB) embalou o pé na reta de chegada. É visível o clima de otimismo da militância do PSB e PDT, cujas pesquisas internas demonstram o crescimento do candidato nos últimos dias. A expectativa é que Nazif dê um novo salto nos debates. Ele é bom nisso.
Escola no interior
O presidente da Assembléia Legislativa, Hermínio Coelho (PSB-Porto Velho) esta interiorizando a Escola do Legislativo e durante a semana esteve em São Francisco do Guaporé. Hermínio também tem participado de reuniões e comícios de candidatos aliados ampliando suja base interiorana.
Na Peleja
O ex-governador José Bianco, atual prefeito de Ji-Paraná e presidente regional dos Democratas. comemora a ascensão do deputado estadual Adelino Follador na peleja de Ariquemes. Bianco, depois de deixar o Palácio Urupá em janeiro, volta as lides logo sem seguida como candidato a ALE ou à Câmara Federal.
Boca livre
A sucessão de Hélio Vieira na OAB começa a esquentar e o candidato das oposições Andrey Cavalcanti já esta demarcando território feito uma onça brava do Vale do Guaporé. Na terça-feira ele lança sua candidatura e pretende dar uma demonstração de força para a concorrência.
Novo reduto
O deputado federal Marcos Rogério (PDT-RO) vai ampliando sua base eleitoral e tornando a capital um novo reduto. Ele que já tinha residido em Porto Velho antes de se eleger vereador e deputado por Ji-Paraná, participa ativamente da campanha local apoiando Mauro Nazif e Dalton di Franco.
A confiança
Mesmo alvo de trairagens sórdidas no PMDB, o Dr. José Augusto confia que estará no segundo turno. Ele lembra que o partido tem uma das chapas mais fortes a vereança, além do apoio do governador Confúcio Moura e do senador Valdir Raupp.
O Linhão
O ex-governador Oswaldo Piana foi um dos entrevistados na edição de aniversário deste Diário da Amazônia, destacando da sua gestão, como sua maior obra, o linhão da Usina de Samuel. Na época, o interior de Rondônia vivia as escuras e com isto o empreendimento foi muito festejado.
“Verdades Inventadas” foi o título escolhido para uma experiência no mínimo curiosa quando se trata de inovar na educação. Antecessoras das atuais novelas da TV, mundialmente qualificadas de soap operas (óperas de sabão, pois inicialmente eram patrocinadas por marcas de sabão em pó), as radionovelas marcaram época no rádio, prendendo famílias inteiras em casa para ouvir longas dramatizações, tais como O Direito de Nascer (1951), do cubano Félix Caignet, e Jerônimo, o Herói do Sertão, do brasileiro Moysés Weltman (1953).
A Universidade Federal de São Carlos, no interior de São Paulo, colocou no ar, por meio de da Rádio UFSCar, emissora vinculada à instituição, uma radionovela que narrou de forma lúdica às descobertas científicas de Laura, uma adolescente fictícia de 15 anos. “A ideia não foi criar uma ficção científica e sim histórias baseadas em reflexões sobre o dia a dia da protagonista”, disse o coordenador do projeto, professor Adilson Oliveira, do Departamento de Física da UFSCar.
A produção do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), iniciativa da universidade que conta com o apoio da FAPESP e do CNPq, foi dividida em 37 episódios de 10 minutos cada. O roteiro foi baseado na temática do tempo, no qual as atividades cotidianas de Laura a levam a aventuras imaginárias nas quais interage com cientistas e pensadores como Albert Einstein, Charles Darwin, Júlio Verne, Marie Curie e Isaac Newton.
No curso dessas experiências, sempre acompanhada por uma tia pesquisadora, o avô aventureiro ou um amigo, Laura acaba assimilando o conteúdo dominado por cada um desses célebres cientistas. Embora a protagonista seja uma personagem do primeiro ano do ensino médio, Oliveira destacou que a nova rádio-dramaturgia é destinada a todas as idades. Verdades Inventadas não foi produzida pensando no público infanto-juvenil, ela não tem essa linguagem. Esperamos atingir o público geral, pois o objetivo principal é a divulgação científica.
Segundo Oliveira, o projeto radiofônico surgiu a partir das ideias discutidas no LAbI e contou com a atuação de 30 participantes, entre profissionais de áreas como comunicação, rádio e dublagem, além de estudantes da UFSCar.
Via Direta
*** Os bancários já estão batendo os tambores para entrar em greve na semana que vem *** A exposição dos artistas plásticos locais fez sucesso nas galerias do Diário da Amazônia *** Uma nova leva de operários da Usina Santo Antonio esta deixando Porto Velho.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri