Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 16/06/12


Coluna sem papas na língua 16/06/12 - Gente de Opinião

Reviravolta I

Mais reviravoltas na corrida sucessória em Porto Velho. De asas crescidas, o empresário Mário Português (PPS), que pleiteava ser vice de Miguel de Souza (PR) resolveu ser pré-candidato a prefeito. Seu nome deve ser lançado na próxima semana pelo presidente estadual do PPS João Cahulla.

 

Reviravolta II

No PSD, o pré-candidato a prefeito Hermínio Coelho já teria desistido da disputa em vista de não dispor de espaço para televisão. O Diretório Municipal da legenda já estuda indicar o nome do ex-vereador Guilherme Erse para ser vice de Lindomar Garçon (PV) ou de Mariana Carvalho (PSDB).

 

Final de junho

Exceto algumas pequenas legendas que farão suas convenções antes do dia 20, a maioria das siglas decidiu homologar seus candidatos nos dias 28, 29 e 30. Haverá convenções em blocos, unindo vários partidos casos da Frente Popular, dos Nanicos com Fé, do Frentão e a aliança pilotada pelo PT.

 

Pra valer

Em visita ao Diário ontem foi a vez da sabatina do vereador Mário Sérgio pré-candidato a prefeito do PMN. Portovelhense, 33 anos de idade, ele garantiu que não é plano B do prefeito Roberto Sobrinho e que não aceita ser vice de ninguém. Já tem o apoio de cinco siglas, inclusive do PC do B, que é disputado por outros candidatos.

 

Puro sangue

O PSOL já lançou seu edital convocando os filiados para a convenção no dia 23 de junho, o próximo sábado, para homologar o nome do pastor Aluizio Vidal para prefeito e a chapa de postulantes a vereança. O que se comenta nos bastidores é que o partido terá chapa puro sangue.

 

Coluna sem papas na língua 16/06/12 - Gente de Opinião

A definição

O PT se reúne hoje em Porto Velho para definir sua chapa de vereadores. É uma das nominatas mais fortes e o partido tem 53 pretendentes para apenas 32 vagas. O encontro deverá servir também para o fortalecimento do nome de Fátima Cleide que será homologada dia 30.

 

Cortando estradão

O comboio de servidores estaduais – foram mais de vinte ônibus - que foi à Brasília para cobrar a transposição cortava o estradão ontem já perto de Cuiabá. Mesmo cansados, muitos respiravam otimismo com relação a causa e ansiosos para chegar em solo rondoniense.

 

Coluna sem papas na língua 16/06/12 - Gente de Opinião

É coisa de louco!

Vocês viram? Em Rondônia acontece de tudo, até o nascimento de bezerro com cara de cachorro. Não é de espantar, já que por aqui prostituta se apaixona e traficante cheira. Mas tem coisas piores: a máfia do saneamento básico está chegando e entoando o canto da sereia para prefeitos e vereadores...

 

As dificuldades

Os empresários rondonienses dispostos a se estabelecer em Altamira, onde esta sendo construída a usina de Belo Monte, reclamam dos mesmos problemas e entraves provocados por figurões da política em Rondônia. Lá no Pará a cobrança de pedágio é a mesma que foi praticada em Porto Velho. Máfia pura.

 

Do Cotidiano

Avanços científicos

A astrobiologia, basicamente, é o estudo das conexões entre astronomia e biologia. Pelas dificuldades em compreender o universo e, nele, principalmente a vida, unir dois estudos por si complexos e longe de se esgotar em uma única e ousada disciplina representa um desafio a mais. 

No final do ano passado, quase duas centenas de pesquisadores, docentes e estudantes estiveram reunidos para participar em São Paulo da Spasa (Advanced School of Astrobiology – Making Connections, ou Escola Avançada de Astrobiologia, Fazendo conexões). Para quem ainda não estava informado sobre o assunto, o debate em torno dos avanços mais recentes da astrobiologia foi motivo de confiança e encantamento, na medida em que essa nova área do conhecimento corre atrás de respostas para perguntas milenares que hoje se aprofundam com a emergência das mais complexas questões científicas da atualidade.

Essa interface entre astronomia e biologia, porém, não se limita a juntar as duas áreas em uma terceira e específica. Os especialistas a entendem como área essencialmente multidisciplinar, por abordar questões como a formação e detecção de moléculas pré-bióticas em planetas e no meio interestelar, a influência de eventos astrofísicos no surgimento e na manutenção da vida na Terra e a análise das condições de viabilidade da vida em outros planetas ou satélites, especialmente a vida microbiana.

 O encontro da Spasa foi promovido pela Escola São Paulo de Ciência Avançada (Espca), com a organização do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP).

O evento contou com 33 palestrantes do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Chile, Colômbia, México, Alemanha e Rússia. Entre os estudantes, participaram 130 astrônomos, biólogos, geólogos, químicos, físicos e engenheiros de 26 países diferentes, sendo 80 deles com financiamento completo da Espca, 20 com financiamento parcial e 30 como ouvintes.

“Foi um evento muito intenso e proveitoso, que entusiasmou tanto os alunos como os palestrantes”, diz Douglas Galante, um dos coordenadores. O objetivo central da escola era fornecer uma visão geral da astrobiologia e enfatizar a necessidade de estabelecer interconexões.

 
 

Via DiretaGente de Opinião

***Cerca de 1.500 prefeitos brasileiros vão deixar dívidas para seus sucessores *** À situação do municipalismo vai de mal a pior *** E a correria dos políticos aumentou nos últimos dias visando alianças para as eleições de outubro.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)