Sábado, 16 de junho de 2012 - 07h34
Reviravolta I
Mais reviravoltas na corrida sucessória em Porto Velho. De asas crescidas, o empresário Mário Português (PPS), que pleiteava ser vice de Miguel de Souza (PR) resolveu ser pré-candidato a prefeito. Seu nome deve ser lançado na próxima semana pelo presidente estadual do PPS João Cahulla.
Reviravolta II
No PSD, o pré-candidato a prefeito Hermínio Coelho já teria desistido da disputa em vista de não dispor de espaço para televisão. O Diretório Municipal da legenda já estuda indicar o nome do ex-vereador Guilherme Erse para ser vice de Lindomar Garçon (PV) ou de Mariana Carvalho (PSDB).
Final de junho
Exceto algumas pequenas legendas que farão suas convenções antes do dia 20, a maioria das siglas decidiu homologar seus candidatos nos dias 28, 29 e 30. Haverá convenções em blocos, unindo vários partidos casos da Frente Popular, dos Nanicos com Fé, do Frentão e a aliança pilotada pelo PT.
Pra valer
Em visita ao Diário ontem foi a vez da sabatina do vereador Mário Sérgio pré-candidato a prefeito do PMN. Portovelhense, 33 anos de idade, ele garantiu que não é plano B do prefeito Roberto Sobrinho e que não aceita ser vice de ninguém. Já tem o apoio de cinco siglas, inclusive do PC do B, que é disputado por outros candidatos.
Puro sangue
O PSOL já lançou seu edital convocando os filiados para a convenção no dia 23 de junho, o próximo sábado, para homologar o nome do pastor Aluizio Vidal para prefeito e a chapa de postulantes a vereança. O que se comenta nos bastidores é que o partido terá chapa puro sangue.
A definição
O PT se reúne hoje em Porto Velho para definir sua chapa de vereadores. É uma das nominatas mais fortes e o partido tem 53 pretendentes para apenas 32 vagas. O encontro deverá servir também para o fortalecimento do nome de Fátima Cleide que será homologada dia 30.
Cortando estradão
O comboio de servidores estaduais – foram mais de vinte ônibus - que foi à Brasília para cobrar a transposição cortava o estradão ontem já perto de Cuiabá. Mesmo cansados, muitos respiravam otimismo com relação a causa e ansiosos para chegar em solo rondoniense.
É coisa de louco!
Vocês viram? Em Rondônia acontece de tudo, até o nascimento de bezerro com cara de cachorro. Não é de espantar, já que por aqui prostituta se apaixona e traficante cheira. Mas tem coisas piores: a máfia do saneamento básico está chegando e entoando o canto da sereia para prefeitos e vereadores...
As dificuldades
Os empresários rondonienses dispostos a se estabelecer em Altamira, onde esta sendo construída a usina de Belo Monte, reclamam dos mesmos problemas e entraves provocados por figurões da política em Rondônia. Lá no Pará a cobrança de pedágio é a mesma que foi praticada em Porto Velho. Máfia pura.
Do Cotidiano
Avanços científicos
A astrobiologia, basicamente, é o estudo das conexões entre astronomia e biologia. Pelas dificuldades em compreender o universo e, nele, principalmente a vida, unir dois estudos por si complexos e longe de se esgotar em uma única e ousada disciplina representa um desafio a mais.
No final do ano passado, quase duas centenas de pesquisadores, docentes e estudantes estiveram reunidos para participar em São Paulo da Spasa (Advanced School of Astrobiology – Making Connections, ou Escola Avançada de Astrobiologia, Fazendo conexões). Para quem ainda não estava informado sobre o assunto, o debate em torno dos avanços mais recentes da astrobiologia foi motivo de confiança e encantamento, na medida em que essa nova área do conhecimento corre atrás de respostas para perguntas milenares que hoje se aprofundam com a emergência das mais complexas questões científicas da atualidade.
Essa interface entre astronomia e biologia, porém, não se limita a juntar as duas áreas em uma terceira e específica. Os especialistas a entendem como área essencialmente multidisciplinar, por abordar questões como a formação e detecção de moléculas pré-bióticas em planetas e no meio interestelar, a influência de eventos astrofísicos no surgimento e na manutenção da vida na Terra e a análise das condições de viabilidade da vida em outros planetas ou satélites, especialmente a vida microbiana.
O encontro da Spasa foi promovido pela Escola São Paulo de Ciência Avançada (Espca), com a organização do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP).
O evento contou com 33 palestrantes do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Chile, Colômbia, México, Alemanha e Rússia. Entre os estudantes, participaram 130 astrônomos, biólogos, geólogos, químicos, físicos e engenheiros de 26 países diferentes, sendo 80 deles com financiamento completo da Espca, 20 com financiamento parcial e 30 como ouvintes.
“Foi um evento muito intenso e proveitoso, que entusiasmou tanto os alunos como os palestrantes”, diz Douglas Galante, um dos coordenadores. O objetivo central da escola era fornecer uma visão geral da astrobiologia e enfatizar a necessidade de estabelecer interconexões.
Via Direta
***Cerca de 1.500 prefeitos brasileiros vão deixar dívidas para seus sucessores *** À situação do municipalismo vai de mal a pior *** E a correria dos políticos aumentou nos últimos dias visando alianças para as eleições de outubro.
A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026
Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ
Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia
A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad
Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB
Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios
Localidades rondonienses sonham com a autonomia
Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l