Sábado, 17 de maio de 2014 - 05h31
Pulga atrás da orelha
Quem não lembra que no inicio de 2013, o presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho projetava um after Day para Rondônia no final do ano, com nosso estado indo à breca? O final do ano passado, no entanto, acabou sendo um dos melhores para o estado, com salários em dia e com novos investimentos oriundos dos recursos do PIDISE , o estado fechou com índice de crescimento superior a de outros estados.
No meio desta semana, quem bancou a ave de mau agouro foi o ex-presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos, sugerindo aos policiais de Vilhena guardar dinheiro porque no final do ano, segundo ele o Palácio Presidente Vargas não terá caixa. Por ser o relator do Orçamento Geral a coisa repercutiu como uma bomba no funcionalismo público já ressabiado com antigas administrações do PMDB.
Com problemas advindos do pós usinas e do pós cheia a cidade de Porto Velho que já esta com o consumo retraído pode sofrer ainda mais com o apocalipse traçado por Neodi Carlos. Mesmo com o chefe da Casa Civil Marco Faria atuando como bombeiro e amenizando o cenário negativo traçado pelo parlamentar cristão, a população esta com a pulga atrás da orelha. Mesmo porque o governo estadual já demitiu 3 mil comissionados e já esta ameaçado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
A escolha
Depois de idas e vindas e brigarada interna, o PSOL realiza encontro estadual hoje em Porto Velho, para a definição de seus candidatos ao governo, Senado, Câmara dos deputados e a Assembléia Legislativa. Como se sabe, o PSOL já teve dois candidatos ao governo nesta temporada lançados pelo partido, um foi deposto – Beto Cantanhece – e outro poder ser ratificado –Pimenta de Rondônia – ou também deposto hoje.
Os caciques
Os caciques, Valdir Raupp, presidente nacional do PMDB e Ruy Falcão, presidente nacional do PT, conversam hoje para acertar aliança em Rondônia. Se as tratativas avançarem o PT deixará de lançar candidato ao governo no encontro de hoje e aguardar posicionamento do Diretório Nacional. Não havendo acordo, o PT lança Padre Tom ao governo e entra na peleja ao Senado.
Agenda política
O PSDC realiza encontro regional hoje no município de Cacoal, tendo como anfitriã a deputada estadual Glaucioni Nery. Na Capital do Café, a legenda vai compor as nominatas a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados para as eleições de outubro, bem como as alianças preferenciais do partido que estão se encaminhando com o PSDB de Expedito.
A La Moreirão
Aliados de Hermínio Coelho reclamam da democracia de Moreirão Mendes, cardeal supremo do PSD. O cacique teria afirmado que o desafeto Hermínio Coelho poderia concorrer ao cargo que quisesse. Só que para o governo o PSD fechou com Expedito e para o Senado, já está acertado o próprio Moreirão. As coisas ficam assim, então: Manda quem pode, obedece quem tem juízo.
O Dia D
Hoje é o dia D para as legendas satélites do PP, comandadas no estado pelo senador Ivo Cassol. Ele recebeu ultimato ontem para decidir os rumos do partido. A exigência geral é que apóie Maurao de Carvalho. Para tumultuar os acordos já costurados, Ivo tinha lançado nos últimos dias as candidaturas sua irmã Jaqueline (do PR) e Odair Soares (PP). Além disto, ele tem que dar resposta ao PT que cobra mais celeridade num acordo.
Via Direta
*** O tucano Edmilson Lemos vê ser escalado para acelerar as ações de regularização fundiária, um verdadeiro calcanhar de Aquiles na gestão Mauro Nazif *** Vai assumir a SEMUR com baitas desafios pela frente *** O ex-prefeito Roberto Sobrinho acredita que o seu partido, o PT, terá candidatura própria nas eleições de outubro.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri