Sábado, 17 de maio de 2014 - 05h31
Pulga atrás da orelha
Quem não lembra que no inicio de 2013, o presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho projetava um after Day para Rondônia no final do ano, com nosso estado indo à breca? O final do ano passado, no entanto, acabou sendo um dos melhores para o estado, com salários em dia e com novos investimentos oriundos dos recursos do PIDISE , o estado fechou com índice de crescimento superior a de outros estados.
No meio desta semana, quem bancou a ave de mau agouro foi o ex-presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos, sugerindo aos policiais de Vilhena guardar dinheiro porque no final do ano, segundo ele o Palácio Presidente Vargas não terá caixa. Por ser o relator do Orçamento Geral a coisa repercutiu como uma bomba no funcionalismo público já ressabiado com antigas administrações do PMDB.
Com problemas advindos do pós usinas e do pós cheia a cidade de Porto Velho que já esta com o consumo retraído pode sofrer ainda mais com o apocalipse traçado por Neodi Carlos. Mesmo com o chefe da Casa Civil Marco Faria atuando como bombeiro e amenizando o cenário negativo traçado pelo parlamentar cristão, a população esta com a pulga atrás da orelha. Mesmo porque o governo estadual já demitiu 3 mil comissionados e já esta ameaçado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
A escolha
Depois de idas e vindas e brigarada interna, o PSOL realiza encontro estadual hoje em Porto Velho, para a definição de seus candidatos ao governo, Senado, Câmara dos deputados e a Assembléia Legislativa. Como se sabe, o PSOL já teve dois candidatos ao governo nesta temporada lançados pelo partido, um foi deposto – Beto Cantanhece – e outro poder ser ratificado –Pimenta de Rondônia – ou também deposto hoje.
Os caciques
Os caciques, Valdir Raupp, presidente nacional do PMDB e Ruy Falcão, presidente nacional do PT, conversam hoje para acertar aliança em Rondônia. Se as tratativas avançarem o PT deixará de lançar candidato ao governo no encontro de hoje e aguardar posicionamento do Diretório Nacional. Não havendo acordo, o PT lança Padre Tom ao governo e entra na peleja ao Senado.
Agenda política
O PSDC realiza encontro regional hoje no município de Cacoal, tendo como anfitriã a deputada estadual Glaucioni Nery. Na Capital do Café, a legenda vai compor as nominatas a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados para as eleições de outubro, bem como as alianças preferenciais do partido que estão se encaminhando com o PSDB de Expedito.
A La Moreirão
Aliados de Hermínio Coelho reclamam da democracia de Moreirão Mendes, cardeal supremo do PSD. O cacique teria afirmado que o desafeto Hermínio Coelho poderia concorrer ao cargo que quisesse. Só que para o governo o PSD fechou com Expedito e para o Senado, já está acertado o próprio Moreirão. As coisas ficam assim, então: Manda quem pode, obedece quem tem juízo.
O Dia D
Hoje é o dia D para as legendas satélites do PP, comandadas no estado pelo senador Ivo Cassol. Ele recebeu ultimato ontem para decidir os rumos do partido. A exigência geral é que apóie Maurao de Carvalho. Para tumultuar os acordos já costurados, Ivo tinha lançado nos últimos dias as candidaturas sua irmã Jaqueline (do PR) e Odair Soares (PP). Além disto, ele tem que dar resposta ao PT que cobra mais celeridade num acordo.
Via Direta
*** O tucano Edmilson Lemos vê ser escalado para acelerar as ações de regularização fundiária, um verdadeiro calcanhar de Aquiles na gestão Mauro Nazif *** Vai assumir a SEMUR com baitas desafios pela frente *** O ex-prefeito Roberto Sobrinho acredita que o seu partido, o PT, terá candidatura própria nas eleições de outubro.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina