Segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013 - 18h01
A reclamação do presidente da ALE-RO Hermínio Coelho de que o Palácio Presidente Vargas esta montando um dossiê contra ele, tem até razão de ser, já que existem antecedentes a respeito e o mesmo modus operandi foi utilizado – com sucesso - contra seu antecessor Valter Araujo.
Nada a temer
Mas diferentemente do que aconteceu com Araujo e seu bando, o que se vê é uma travessia pacífica no Poder Legislativo e um ajuste rigoroso – sob orientação da justiça - que resultou em demissões e na economia de recursos para a construção da nova sede da Casa de Leis.
As definições
E falando ainda em termos de Assembléia Legislativa, a Casa de Leis elege hoje os demais cargos vagos da mesa diretora, depois da definição do presidente e vice na semana passada. O cargo mais importante em disputa é a primeira secretaria e o favorito é deputado Eurípedes Lebrão (PTN-São Miguel).
O crescimento
Dos novos partidos lançados, sem dúvidas o Rede de Sustentabilidade, liderado pela presidencial Marina Silva, ex-PV, é o que mais tende a espichar nas próximas semanas. Lideranças inconformadas com a falta de espaço em outras siglas já começam a debandar.
Em Rondônia
Em Rondônia, o novo partido deve atrair quadros de todos os partidos, inclusive do PT e do PMDB, mas não deve ser legenda de ponta. Cogita-se que o ex-ministro Amir Lando lidere a sigla e assim sendo, a sigla pode ganhar um deputado federal, já que Lando deve assumir a vaga de Natan Donadon.
Outros partidos
Outros partidos que estão em fase de organização: Arena (aquele da ditadura), Partido Cristão, Partido da Mulher Brasileira e Partido Novo. Os partidos no estágio de viabilização são: Movimento Negação da Negação (dos trotskistas), Partido da Real Democracia, da Representação Popular, dos Militares e dos Piratas.
O planejamento
Os municípios brasileiros – e estamos incluindo os de Rondônia nas estatísticas – estão perdendo cerca de R$ 5 bilhões de recursos para infra-estrutura por problemas verificados em projetos técnicos junto às esferas federais. Temos apagão de engenheiros e falta de planejamento.
PDT rachado
O PDT ameaça rachar do Oiapoque ao Chuí. No RGS o grupo político liderado ao atual presidente Carlos Luppi quer expulsar a deputada estadual Juliana Brizola por conta de recentes ataques pela imprensa. A líder pedetista já ameaçou até se transferir para o PSOL no passado.
Cama de gato
No âmbito federal, os detentores do socialismo moreno querem afastar o atual ministro do Trabalho Brizola Neto. O Diretório Nacional, nas mãos de Luppi, entende que Brizola Neto não representa os pedetistas e o partido quer indicar alguém para o cargo que seja de “confiança”
Do Cotidiano
O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro denunciou duas mulheres pelo furto do livro Histoire des Oiseaux du Brésil (História dos Pássaros do Brasil). O livro é de 1852 e pertence ao acervo da biblioteca da Faculdade de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Se forem condenadas, as duas podem passar de dois a oito anos de prisão.
O livro foi escrito por Jean-Théodore Descourtilz (1796–1855), naturalista francês que se caracterizava pela beleza de suas pinturas e ilustrações. Filho do botânico Michel Étienne Descourtilz (1775–1835), Jean-Théodore (ou João Teodoro, como alguns costumam grafar seu nome) adquiriu notoriedade como artista da ornitologia ao publicar Oiseaux brillans du Bresil em Paris, em 1834, depois de haver produzido ilustrações de plantas para o livro Flore Medicale des Antilles, publicado por seu pai entre 1821 and 1829.
Jean-Théodore chegou ao Brasil em 1826. Desde 1831 ele passou a criar magníficas ilustrações dos beija-flores de São Paulo e Rio de Janeiro a partir de manuscritos que encontrou na biblioteca do Museu Nacional. Nesse trabalho, especificamente sobre os beija-flores, ele descobriu uma espécie rara da qual, após cinco anos de pesquisas encontrou apenas dois exemplares.
Descourtilz foi um dedicado e meticuloso observador dos pássaros, o que se reflete nos preciosos verbetes com que ele em rápidas pinceladas descreve os hábitos e as características de cada espécie. Seu texto peculiar e poético seguia uma tendência própria da época, sempre acompanhado pelas coloridas pranchas das espécies estudadas.
Sua obra Ornithologie Bresilienne ou Histoire des Oiseaux du Bresil descreve com palavras e imagens 164 espécies de pássaros brasileiros, 15 espécies e um gênero novo para a ciência. Quatro partes de seu trabalho foram publicadas, cada qual com 12 pranchas, antes de sua repentina morte, em 1855, envenenado por arsênico, um dos componentes dos produtos químicos que usava na preparação das espécies coletadas.
As pranchas foram preparadas em Londres provavelmente foram impressas pela Waterlow & Sons e também Joseph Masters & Co. Jean-Théodore também visitou o Haiti em 1799 e pintou nas Antilhas em 1821.
Via Direta
*** A dengue vai se espalhando pelos bairros e regiões de invasões em Porto Velho *** Em poucos dias várias casas foram assaltadas no Conjunto Santo Antônio e redondezas na capital *** Tempos bicudos: cai o nível de emprego e o comércio chia pelo fraco movimento
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri