Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 19/07/11


 Coluna sem papas na língua 19/07/11 - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoRumo a Altamira

Empresários, comerciantes, barrageiros, prostitutas e operários rondonienses - a grande maioria de Porto Velho – começam a desembarcar em Altamira, no Pará, onde será construída a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que será bem maior do que as nossas Jirau e Santo Antonio. Lá, como ocorreu por aqui, os políticos festejam, mas o povo chia e os índios protestam.

Coluna sem papas na língua 19/07/11 - Gente de OpiniãoNova Porto Velho

Altamira, com 120 mil habitantes deverá receber cerca de 100 mil novos habitantes nos próximos anos, como aconteceu com Porto Velho e o boom imobiliário já começou. Lá, os imóveis já aumentaram quase 900 por cento e vaga em hotel só se obtém com reservas com antecedência. A criminalidade já disparou. O filme nós já vimos. Pobre Altamira...

Eleições em Cabixi

Como nos tempos da ditadura, quando se realizava eleições indiretas no Congresso Nacional, a Câmara de Vereadores de Cabixi aprovou resolução que definiu para o dia 31, às 9 horas, a realização de eleições indiretas para escolher o novo prefeito e vice da cidade. Mas todo mundo pode concorrer, desde que quites com a justiça eleitoral.

Coluna sem papas na língua 19/07/11 - Gente de OpiniãoA regularização

Durante a audiência pública da Comissão da Agricultura do Senado em Ji-Paraná no final de semana, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), presidente do organismo revelou que no mais tardar ao final de 2012 o problema da regularização de terras estará solucionado em Rondônia. Uma notícia que agradou a classe produtora presente.

Coluna sem papas na língua 19/07/11 - Gente de OpiniãoAtenção com Jipa

O governador Confúcio Moura (PMDB) deu toda atenção aos aliados – José Bianco, Acir Gurgacz e Jesualdo Pires em Ji-Paraná - participando de eventos e liberando recursos para a capital da BR. Seu desafio é agradar gregos e troianos naquela cidade, já que os partidos da sua base aliada terão rumos diferentes nas eleições municipais do ano que vem.

Prazo esgotando

Sob bombardeio e a vigilância de siglas adversárias, como os Democratas, os tucanos, PPS e também o PTB, o PSD de Gilberto Kassab tem um prazo de apenas três meses para conseguir apoio e se organizar para participar das eleições municipais do ano que vem. Os adversários querem barrar o surgimento da legenda na justiça.

Novo impulso

Com o Dia das Filiações marcado para 6 de agosto, o PDT pretende dar um novo impulso no partido em todo o estado. A intenção do socialismo moreno é projetar candidaturas próprias nos principais colégios eleitorais de Rondônia e os nomes já estão sendo sondados em Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal e Vilhena.

A estiagem

O verão ameaça ser bravo na Amazônia e boa parte da periferia de Porto Velho – que não tem água encanada – já padece os rigores da estiagem. Além de parte da região do Caladinho, agora os poços caseiros da região da Vila Mariana, Jardim. São Francisco e a invasão Renascer começam a ser aprofundados. Quem não tem dinheiro para cavar – são R$ 100,00 o metro – fica sem o preciso líquido.


 

Do Cotidiano

O cavalo lavradeiro

Os últimos cavalos selvagens das Américas vivem livres na região Norte de Roraima e se tornaram numa das maiores atrações turísticas da Região Norte. Os animais chegaram à região com os colonizadores oriundos da península Ibérica, há mais de 200 anos. Fugiram das fazendas, voltaram ao estado primitivo e formaram uma nova raça, o cavalo lavradeiro. Uma raça que se tornou muito mais resistente do que todas as outras existentes m todo o País.

São cavalos que não conhecem o toque do homem, Nascem e morrem livres. São poucos, talvez poucas centenas, conforme os pesquisadores amazônicos.

Os eqüinos chegaram por volta de 1718 e agora estão ameaçados de extinção devido às queimadas e aos desmatamentos que destroem o seu habitat natural e ao cruzamento com outras raças que tem contribuído para sua descaracterização.

Para tentar preservar a raça foi criada há mais de vinte anos a Reserva Ecológica dos Cavalos de Roraima. Hoje os poucos animais localizam-se principalmente na região do lavrado, nos municípios de Uiramutã, Normandia e Pacaima. Atualmente a Embrapa está estudando esses animais com o objetivo de preservá-los e de regulamentá-los junto ao Ministério da Agricultura, para que eles se tornem a mais nova raça de cavalos brasileiros.

Por viverem em regiões de difícil acesso, muitos destes animais nascem, crescem e morrem sem o contato com humano, formando assim várias gerações livres de adestramento. Entre suas característica destacam-se a sua velocidade, resistência e habilidade. Considerado um animal esperto, de porte elegante, o cavalo selvagem tem olhos grandes, orelhas fortes e flexíveis.

Conforme os especialistas fascinados pelos estudos por estes animais, os cavalos de Roraima têm a elegância de raças nobres como os manga-largas marchadores ou os puros-sangues ingleses, mas ganham a galopes na resistência. Durante a seca, percorrem grandes distâncias para encontrar água, e na época das chuvas ficam até quatro meses com as patas imersas dentro da água. A raça ficou até conhecida como pé duro, pela resistência dos seus cascos.

Via Direta

*** O PT de Ariquemes começou no último final de semana o processo de seleção de candidatos para as eleições municipais do ano que vem *** No final desta semana será a vez do PR com encontro estadual marcado para Ji-Paraná *** Com a desistência de David Chiquilito, o PC do B da capital começa a discutir um novo nome para disputar a prefeitura.
 

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)