Sexta-feira, 20 de abril de 2012 - 06h06
A punição
Lamento a punição aplicada pela Comissão Processante da Assembléia Legislativa ao deputado Ribamar Araújo (PT), mesmo que seja apenas de advertência, moção de censura, etc. No mais pega muito mal punir rapidamente um inocente e procrastinar a punição dos larápios. Coisa de louco!
Entendimentos
Ainda esta longe uma definição do cenário no tocante as eleições municipais em Porto Velho. Nas principais coalizões formadas, as chapas estão incompletas, no pelotão intermediário também a coisa não desenrola. Até com as legendas nanicas, o quadro é nebuloso: seus dirigentes negociam com os candidatos de ponta.
Boa pontuação
Os deputados estaduais fora das bandalheiras que aconteceram na Assembléia Legislativa estão pontuando bem nas primeiras pesquisas eleitorais. São os Casos de Hermínio Coelho (PSD) em Porto Velho, Jesualdo Pires (PSB) em Ji-Paraná, Adelino Follador (DEM) em Ariquemes e Luizinho Goebel (PV) em Vilhena.
Joio e trigo
Constato, pela performance destes parlamentares estaduais nas sondagens eleitorais que a população está separando o joio do trigo. Condena-se os deputados ratos flagrados pela Policia Federal na Operação Termópilas, mas sabe-se valorizar aqueles fichas limpas, que ficaram fora da rapinagem.
Boa dica
Pelo que acompanho, Miguel de Souza (PR) foi o único pré-candidato a prefeito em Porto Velho que visitou outras capitais brasileiras em busca de soluções para os graves problemas de trânsito em Porto Velho. Também foi só ele que andou de ônibus para avaliar os serviços transportes coletivos. Um exemplo a ser seguido pelos demais.
Ponta do Abunã
Mais de 25 anos depois da Batalha do Abunã, quando o então governador Jerônimo Santana (PMDB) retomou a região invadida por tropas da governadora acreana Yolanda Fleming, a Ponta do Abunã – a pujante região de Extrema e Nova Califórnia - continua às traças.
Sonho adiado
Não bastassem as carências de infra-estrutura, Extrema que sonhava com eleições municipais em 2012, para eleger seu primeiro prefeito e sete vereadores, viu mais uma vez sua aspiração adiada pelas instâncias superiores. Fala-se em voto de protesto em outubro.
Mais alianças
Há pouco mais se seis meses das eleições municipais, os acontecimentos vão se precipitando nos municípios. Em Ariquemes, por exemplo, uma nova coalizão vai se formando, unindo o PT de Val dos Santos, o PDT de Vitório China Higuti, e o PSB Clovis Santana e Márcio Castro.
Coleta seletiva
Numa nova etapa, o prefeito Roberto Sobrinho esta estendendo a cobertura da coleta seletiva de lixo nos bairros centrais de Porto Velho. A partir do dia 23, segunda-feira os trabalhos começam no Bairro Olaria e a população já esta sendo avisada da novidade de casa em casa.
Do Cotidiano
Origem polêmica
Prestes há completar 100 anos, no final deste mês de abril, até a origem da idéia em torno da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré estabelece uma primeira polêmica, mesmo sabendo-se que partiu dos bolivianos. O tema esta em voga e então se acirram as discussões pertinentes entre os nossos historiadores
Numa edição especial, veiculada pela Revista História Viva, a partir de documentos e jornais americanos encontrados no Museu Paulista, se constata que a idéia nasceu realmente em 1846, através do engenheiro boliviano José Augustin Palácios, mesmo não citando a questão da ferrovia. Ele afirma as autoridades do seu país, que dadas às dificuldades para transpor a cordilheira dos Andes a distância do Oceano Pacifico dos mercados da Europa e dos Estados Unidos, a melhor saída para a Bolívia para o Oceano Atlântico seria a Bacia Amazônica. A mesma fonte também cita que em 1851, o tenente Lardner Gibbon foi contratado pelo governo americano - interessado na melhor solução para a saída dos produtos que importava – para realizar o primeiro estudo que apontasse a melhor alternativa de escoamento dos produtos bolivianos via Rio Amazonas. Ele percorreu os rios Guaporé, Mamoré, Madeira e Amazonas constatando se tratar da melhor opção para a Bolívia chegar ao Atlântico. O exportador francês Ernest Grandidier em 1861, descendo pelo Rio Madre de Dios, na Bolívia (que no Brasil se transforma em Rio Madeira) confirmaria a mesma tese, o que seria suficiente, para no mesmo ano o general boliviano Quentin Quevedo, depois de uma viagem pelo Rio Madeira declarasse que essa seria a solução com mais agilidade e com menor custo.
Na verdade, o general Quevedo foi o primeiro a apontar com propriedade a direção dos trilhos, assim como o engenheiro brasileiro (ainda no mesmo ano) João Martins da Silva Coutinho. Então com a idéia boliviana e as contratações de Quevedo e Coutinho, se daria de fato o inicio da grande epopéia da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Dela, nasceria nossa amada Porto Velho e seria o embrião da nossa querida Rondônia.
Via Direta
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