Terça-feira, 21 de fevereiro de 2012 - 05h16
Ao renunciar a candidatura à prefeitura de Porto Velho, a deputada estadual Epifânia Barbosa, presidente regional do PT, pretende sair dos holofotes que atingem os parlamentares propineiros flagrados pela Operação Termópilas. É um jogo de esperteza dos petistas.
Comissão processante
E por falar em Epifânia, passadas as folias de Momo serão nomeados os demais membros da comissão processante da Assembléia Legislativa que tratará da punição dos oito deputados que receberam propinas do esquema da saúde montada pelo foragido Valter Araújo.
Fato novo
O PT criou um fato na corrida sucessória da capital ao tirar Epifânia Barbosa no rol das pré-candidatas do partido para as prévias de março. A chegada de Miriam Saldanha, que é ficha limpa, animou a base petista. Sem dúvidas, a militância do partido deve fechar com ela.
Emir Sfair
Neste final de semana, dia 25, já serão 14 anos do falecimento do jornalista Emir Sfair, um dos fundadores deste Diário, que nasceu em 1993, fruto de uma parceria bem sucedida com o clã Gurgacz. O turco, com seu coração enorme, faz uma falta enorme na redação deste rotativo até nos dias de hoje.
Os traficantes
O Senado Federal decidiu na semana passada que os pequenos traficantes não serão mais presos no Brasil. Aqui em Porto Velho, quase meia dúzia é presa diariamente vendendo papelotes nas esquinas. Nos presídios rondonienses existe uma verdadeira infestação. A coisa será um alivio para o sistema prisional.
Uma polêmica
Se por um lado a resolução do Senado vai reduzir a população carcerária, por outra criou uma polêmica danada. Se a situação atual do tráfico já esta fora de controle em Rondônia e pelo Brasil afora, como será a partir de agora com mais esta permissividade na legislação penal? Os reflexos vão ser sentidos imediatamente nas ruas.
Faltam opções
Sem opções depois que Valter Araújo fugiu, o PTB de Nilton Capixaba estuda lançar o vereador Bosco da Federal para disputar a prefeitura de Porto Velho. Na verdade, nos bastidores, os petebistas procuram indicar um vice numa chapa de ponta. Se colar colou, como também faz o nanico PMN.
Fazendo de mortos
Todos aqueles que vão disputar as eleições em outubro foram conclamados a deixar os cargos pelo governador Confúcio Moura ainda em janeiro, para que a gestão Cooperação se reorganizar e tocar a bola para frente. No entanto, todo mundo continua se fazendo de mortos...
Muitos cogitados
Só na capital são muitos os cogitados dentro do governo para disputar as eleições. Desde o secretário de Obras Abelardinho Castro, ao ex-deputado estadual David Chiquilito e até mesmo o ex-deputado federal Lindomar Garçon, do PV, que busca uma composição com o PMDB.
Projeto inovador
É possível educar ou pelo menos ensinar seja lá o que for a uma criança que nem nasceu? Há quem veja isso possível, não em futuro remoto, mas já. Ele não é nenhum maluco: ao contrário, é um dos mais importantes cientistas do planeta: o brasileiro Miguel Nicolelis, 50, não só acredita que é possível começar a educação das crianças antes de nascer como decidiu ele mesmo pôr em prática seus conceitos e quer sensibilizar a presidenta Dilma Rousseff a levar seu experimento a todo o Brasil.
Quem é afinal, o cientista que faz essa revolucionária proposta? Neurocientista nascido em São Paulo, filho da escritora Giselda Laporta Nicolelis, autora de livros infanto-juvenis, Miguel Nicolelis foi considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo no começo da década passada, segundo a revista Scientific American e, pela revista Época, um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.
Ainda um desconhecido para a maioria da população, entretanto, é bem provável que a proposta de espalhar pelo Brasil unidades do projeto que ele desenvolve na escola do Instituto Internacional de Neurociência de Natal Edmond e Lily Safra, no município de Macaíba (RN), também o conduza à popularidade.
O município de Macaíba, como tantos outros do Nordeste, vive uma situação sofrível no tocante à educação em geral. Diante dessa dura realidade, a ousadia do projeto de Nicolelis merece consideração no mínimo por ter se originado em uma das mentes mais brilhantes do mundo.
O experimento é amplo, mas poderia ser resumido rapidamente assim: as mulheres com gravidez de risco são assistidas, as crianças nascidas recebem o atendimento necessário e vão transitar pelas várias etapas da infância e da vida escolar recebendo ensino científico, até que seu preparo intelectual, em nível de pós-graduação, seja colocado a serviço da sua comunidade. A criança é acompanhada antes de nascer até completar sua formação profissional.
O cientista pretende que o modelo já em desenvolvimento na pobre Macaíba seja replicado em outras 12 cidades brasileiras. A intenção foi anunciada em conferência no Teatro Alberto Maranhão, em Natal.
Via Direta
*** Ao meio do carnaval um bando de políticos rondonienses ficou sem comemorar as folias de Momo *** Dezenas deles foram atingidos pelo projeto ficha limpa *** Se João Cahulla desistir, o PPS já estuda o nome de Guilherme Erse para disputar prefeitura da capital.
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para