Terça-feira, 22 de maio de 2012 - 05h18
Turbulências
Com o governo estadual envolto em greves, a Assembléia Legislativa agastada com a Operação Termópilas, a economia recuando, os banzeiros do Rio Madeira causando problemas a instalação do terminal fluvial de passageiros e ao embarque de cargas no porto graneleiro, a semana promete turbulências na capital.
Boas notícias
Mas, não sou a rigor, uma ave de mau agouro, caro leitor. Temos também boas notícias: a restauração da Zona Leste, afetada pelo desvio na BR-364 andou mais rapidamente; o agronegócio alavanca o PIB rondoniense no interior, a nova rodoviária da capital será licitada dia 25, etc, etc.
Pauta trancada
A Câmara dos Deputados tem pauta cheia nesta semana. São pelo menos seis PECs para serem votadas, entre elas a do trabalho escravo e da flexibilização das leis de licitações para a Copa do Mundo. Pelo menos dois projetos devem ser votados nesta terça feira.
Cruz e a espada
A grande maioria dos municípios rondonienses vivencia um dilema. Os prefeitos estão entre a cruz da falta da recursos e a espada da Lei de Responsabilidade Fiscal: ao mesmo tempo em que padecem com o recuo na arrecadação, foram obrigados a assumir o piso nacional dos professores. Coisas do Pacto federativo.
Fôlego de gato
Impressiona o fôlego do deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO). Condenado em todas as instâncias, ele sobrevive na Câmara Federal. Já se anunciou umas dez vezes a posse do ex-ministro Amir Lando no seu lugar (ele é o primeiro suplente), mas Natan – bem articulado – não deixa o poleiro.
O entendimento
Pela primeira vez nas últimas décadas um governador e um prefeito de Porto Velho se entendem e trabalham em conjunto. É importante que esta parceria se estenda ao próximo prefeito eleito, já que o sucessor de Roberto Sobrinho vai precisar. Terá menos recursos e muita demanda social a resolver.
O relatório
Caso não haja novo adiamento, o relatório da comissão processante da Assembléia Legislativa será apresentado oficialmente hoje chutando para o plenário a decisão da cassação dos deputados infratores. Espera-se hoje que o relator Edson Martins (PMDB-Urupá) peça a cassação dos oito envolvidos nas propinas da saúde.
Postos de trabalho
Rondônia foi um dos estados que mais perdeu postos de trabalho no país, em abril, superado apenas pelo estado de Alagoas. A cidade mais atingida pelas demissões foi Porto Velho, o que explica o recuo no movimento do comércio em geral, de açougue a padaria, da venda de imóveis a eletrodomésticos.
O que será?
Os candidatos de ponta para as eleições municipais da capital não compareceram a sabatina do PC do B no último final de semana. A ex-senadora Fátima Cleide e o deputado federal Mauro Nazif, mesmo comunicados do encontro, não apareceram. Tem algo de estranho na coisa, já que ambos disputavam o apoio dos vermelhinhos.
Eles vão para onde podem estudar o que pretendem e mudam de país sem hesitar na busca por melhores empregos
Em todo o mundo, espalha-se um batalhão de caçadores focalizando suas miras em jovens inteligentes e ambiciosos. Naturalmente ansiosos por se aprimorar e crescer, os jovens procuram engordar seus currículos para ser alcançados pela mira dos headhunters – os caçadores de talentos.
Não importa que precisem abandonar seus lares e a família para estudar ou trabalhar muito longe de casa e em países de culturas bem diferentes: onde houver a oportunidade de estudar o que pretendem e de obter os melhores empregos, é para lá que eles vão.
Abduleziz Ablat, 28 anos, já traçou o rumo que pretende seguir quando terminar seu doutorado, em 2012, em física condensada da matéria, no Instituto de Física de Alta Energia da Academia Chinesa de Ciências, em Pequim. Ele pretende fazer um pós-doutorado ou se candidatar a uma vaga de pesquisador em alguma universidade ou instituição de pesquisa brasileira.
O Brasil tem uma estrutura para realizar pesquisa tão boa quanto à da China e de outros países que eu já visitei e há cientistas brasileiros realizando pesquisa de alto nível em áreas como biotecnologia. Acho que fazer um pós-doutorado em alguma universidade ou instituição de pesquisa brasileira será muito importante para a minha carreira científica.
Ablat chegou a essas conclusões ao participar, na Escola São Paulo de Ciência Avançada, do treinamento Novos Desenvolvimentos no Campo da Síncotron, realizado no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas (SP).
Promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no âmbito da Escola de Ciência Avançada, o curso, além de contribuir para formação dos participantes em pesquisa avançada em diferentes áreas do conhecimento, atraiu talentos científicos estrangeiros para desenvolver trabalhos de pesquisa no Brasil.
Durante o evento os participantes foram apresentados a oportunidades de apoio oferecidas no Brasil, como Bolsas de Pós-Doutorado e o programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.
Via Direta
*** A justiça eleitoral anuncia que aplicará 100 por cento do projeto ficha limpa em 2012 *** Vamos ver se isto se confirma, já que a moralidade brasileira é muito elástica *** O PDT se vê envolto com fogo amigo. Só faltava esta...
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para