Quarta-feira, 22 de junho de 2011 - 06h45
Cargos federais
Acompanhado pela alta cúpula do PMDB, o senador Valdir Raupp, presidente do Diretório Nacional, entregou a lista de cargos pretendidos pelo partido em Rondônia à ex-senadora Ideli Salvati, ministra das Relações Institucionais, encarregada da articulação política da presidente Dilma Roussef. É a briga pelos cargos federais nos estados.
Os escalões
Como é de conhecimento geral, depois de muita costura, o Palácio do Planalto começou a definir as indicações para o segundo e terceiro escalões governamentais. Na semana passada, o PP de Ivo Cassol fez suas reivindicações a presidente Dilma, reforçado com a presença do senador Francisco Dorneles presidente nacional do partido. O ex-secretário da fazenda Genaro pode emplacar algum cargo federal em Rondônia.
Mais nomes
Na composição dos cargos pretendidos pelo PMDB rondoniense estaria incluído o nome do ex-ministro Amir Lando, suplente de deputado federal. Pelo lado do PR, que tem na presidência nacional o ministro Alfredo Nascimento, foi sacramentado apoio ao nome de Miguel de Souza para assumir importante cargo na área de Transportes.
Em queda
A economia de Porto Velho continua em queda já refletindo em vendas no comércio e no segmento imobiliário (vendas e aluguel). No último levantamento do Caged, a capital rondoniense figura na lista das 50 cidades que mais demitiram no país. Em passado recente a cidade figurava entre as 10 que mais contrataram no Brasil.
A retomada
O empresário Pedro André esta tentando retomar na justiça o controle acionário do jornal Folha de Rondônia, cujas atividades estão paralisadas desde a semana passada. Criado em 1999, o rotativo passou pelas mãos de vários grupos políticos governistas que usaram a publicação em campanhas eleitorais. Os funcionários apóiam a iniciativa de Pedro André.
Eleições 2012
PSB e PSDB estão abrindo tratativas em Ji-Paraná visando às eleições municipais do ano que vem. Os cristãos pretendem indicar um vice para uma chapa que pode ser liderada pelo deputado estadual Jesualdo Pires. Neste caso o nome seria o de Ari Saraiva, ligado ao senador Ivo Cassol.
Na base aliada
O PV liderado no estado pelo deputado federal Lindomar Garçon cobrou o preço de sua presença na base aliada do prefeito Roberto Sobrinho. O ex-vereador Agnaldo Nepomuceno assumiu a secretaria da pomposa designação de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo. É todo mundo pulando cirandinha...
As chuteiras
O ex-vereador Kruger Zacharias, que teve em passado recente excelente performance na Câmara de Vereadores de Porto Velho resolveu pendurar as chuteiras na política depois de um tratamento médico prolongado. De família tradicional em Rondônia a expectativa na capital é que ele seguiria a carreira disputando cargos eletivos em 2012 e 1014.
Do Cotidiano
O partido frankstênico
Constituído sob medida para abrigar parlamentares – estaduais, federais, senadores - da oposição que desejam se transformar em governistas sem as punições previstas pela legislação eleitoral, o PSD –Partido Social Democrático criado pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab já nasce como uma legenda frankstênica. Terá um tiquinho dos Democratas, um naco do PSDB, outro pedaço do PPS, etc, etc.
Ainda não oficializado para disputar as eleições municipais de 2012, e Kassab já negocia com o PT a inclusão seu partido na base aliada da presidente Dilma Roussef, e numa outra ponta, tenta convencer a filiação do ex-governador de São Paulo, Paulo Maluf a reforçar a nova sigla.
Atormentado por tantas defecções, os Democratas estão tentando obstruir a criação da nova legenda na justiça. Pelo menos a sigla que era liberal esta criando o receio de que o PSD não se concretize para aqueles que têm a intenção de disputar as prefeituras no ano que vem, travando um pouco o crescimento da nova e fisiológica agremiação partidária.
O PSD cresce como mato no inverno amazônico em todos os estados em virtude do fisiologismo de deputados e senadores. Dezenas deles querem se transformar em parlamentares da base aliada do governo para assegurar o direito de nomeações no segundo escalão do governo federal já terá os mesmos direitos de outros aliados como o PP, o PR e tantos outros, ou seja, temos pela frente, um verdadeiro balaio de gatos.
Tanto as composições frankstênicas, alianças costuradas como saladas de siglas têm sido comum na política brasileira. Em Rondônia, por exemplo, o governo Confúcio Moura tem em sua base de sustentação, desde peemedebistas, passando por comunistas e democratas, até quadros cassolistas em sua estrutura de governo.
O PSD, que começa a se instalar em Rondônia sob a coordenação do deputado federal Moreira Mendes, atual presidente regional do PPS, pretende estar oficialmente criado para disputar as eleições municipais em Rondônia em 2012. Na capital o próprio Moreira Mendes é cogitado para a disputa.
Na luta por sua criação as lideranças da nova legenda pretendem somar cerca de 500 mil filiações até 15 de julho, conforme recente anuncio do seu Diretório Nacional.
Via Direta
*** Com uma grande festa em Porto Velho, a TV Candelária, afiliada da rede Record completou 20 anos de fundação no inicio da semana *** Nossos parabéns ao clã Leoni e a todo corpo de funcionários *** Clima de terror: Centenas de moradores de áreas invadidas vivem momentos de incerteza sob ameaça de despejo na Zona Leste na capital