Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 23/05/12


Gente de Opinião

Na pizzaria

Nenhuma surpresa, né? A rigor, punição com cassação, solicitada pelo relator Edson Martins na ALE-RO, só mesmo para Valter Araújo, que já estava foragido. Este quadro já estava desenhado desde o dia em que os demais envolvidos - de tão certos da impunidade – tinham dispensado as testemunhas na Comissão Processante.
 

Mais investigações

Além de projetar punições para inglês ver para os envolvidos no escândalo da saúde, o Parlamento Estadual resolveu também investigar os envolvidos na Operação Termópilas oriundos do Poder Executivo. É justo E quem sabe não saia alguma puniçãozinha, ao menos?
 


Fogo amigo

Nos bastidores o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho se queixa que seus principais adversários estão dentro do PT e ao longo da sua administração tem sofrido um verdadeiro inferno com o chamado fogo amigo. Esta longe dos petistas se entenderem para as eleições de outubro.

 

Dias de glória

Por falar no alcaide, ele espera reviver dias de glória com a conclusão dos dois viadutos, a recuperação da Zona Leste, a entrega do Terminal Fluvial de Passageiros e a inauguração de dois Upas (unidades hospitalares) até as eleições. Quer mostrar tudo isto nas fuças dos adversários.

 

Cadê o chapéu?

Antigamente Ivo Cassol (PP) não tirava seu chapéu nem nas solenidades oficiais, missas ou enterros. Nas últimas semanas já se observa um certo desapego do ex-governador ao seu símbolo político. Enquanto isso, Confúcio Moura tem aderido ao boné, a mesma marca do prefeito de Ouro Preto Alex Testoni.

 

As articulações

 O ex-deputado federal e ex-vice governador Aparício Carvalho assumiu pessoalmente as articulações para o lançamento da candidatura da sua filha, a vereadora Mariana Carvalho a prefeitura de Porto Velho. A tucaninha é de bico afiado e o PSDB, mesmo sem lideranças de ponta, é um partido forte na capital e no estado.

 

Coisa de louco!

Sem pelo menos cumprir a promessa e o anuncio feito há dois anos da construção de 8 creches para Porto Velho, o Palácio do Planalto já acostumado a sapecar nas promessas em anos eleitorais anunciou desta vez mais 14. É coisa do chamado “Brasil Carinhoso”.

 

 

Coluna sem papas na língua 23/05/12 - Gente de Opinião

Eternos conflitos

Por já não acreditar mais no governo brasileiro, os índios Paiter Surui de Rondônia estão pedindo apoio das comunidades internacionais contra grileiros, madeireiros e fazendeiros que estão invadindo suas terras e ameaçando seus caciques. A coisa vem de longe...

 

 

Pulando cirandinha

Em lado oposto com os sindicatos que brigam por melhores salários, pelo menos na questão da Transposição, o governo do estado estará brigando junto a partir de agora liberando os servidores até para protestos Tem tudo a ver: com arrecadação em queda e sem Transposição, o governo esta frito.

 

 
 

Do Cotidiano

 Ações urgentes

Os três problemas que mais preocupam no momento são questões de honra para a humanidade. Um, a grave crise econômico-financeira que assola o planeta. Outro, a rápida degradação ambiental, agravada pelo drama climático. Por fim, os prejuízos sociais causados pelos problemas anteriores, como o elevado custo dos alimentos e de remédios para doenças físicas e mentais, às quais se somam as guerras e a intolerância racial e/ou religiosa.

São problemas que afetam a todos e dos quais a humanidade sairá vencedora ou derrotada, vendo a civilização ruir e os povos se arruinando.

Ciente dessa imensa responsabilidade, um grupo de especialistas mundiais em meio ambiente publicou um documento reunindo um conjunto de recomendações para os líderes governamentais sobre ações necessárias e urgentes para compatibilizar desenvolvimento econômico com a sustentabilidade ambiental e social do planeta.

“Desafios ambientais e desenvolvimento: o imperativo para agir” sintetiza as advertências de vinte cientistas laureados com o Prêmio Blue Planet. Concedido pela fundação japonesa Asahi Glass Foundation desde 1992, quando se realizou no Rio de Janeiro a ECO-92, o prêmio é considerado o “Nobel do Meio Ambiente”. Muito justo, na medida em que a Fundação Nobel não premia a pesquisa ambiental.

Dentre os ganhadores do prêmio está Gro Harlem Brundtland, diplomata que presidiu no início da década de 1980, quando era primeira-ministra da Noruega, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento criada pela ONU e coordenou a elaboração do documento “Nosso futuro comum” (1987), popularizando a expressão “desenvolvimento sustentável”, hoje de uso corrente.

Algumas das recomendações dos cientistas no documento são eliminar os subsídios em setores como os de energia, transporte e agricultura, que, na opinião dos autores, criam custos ambientais e sociais, e substituir o Produto Interno Bruto (PIB) como medida de riqueza dos países.

Na avaliação dos proponentes, o índice é incapaz de mensurar outros indicadores importantes do desenvolvimento econômico e social de um país, como seu capital social, humano e natural e como esses dados se cruzam.

 

Via Direta

*** Os problemas do segmento madeireiro serão discutidos hoje em Ariquemes *** Divino Cardoso (PTB) vai patrolando os adversários em Cacoal rumo ao Palácio do Café *** Se depender do Diretório Estadual, o Dr. José Augusto será o candidato do PMDB em Porto Velho.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

 Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)