Quarta-feira, 22 de maio de 2013 - 22h02
O voto distrital
O Congresso Nacional, como se sabe, examina proposta para a implantação do voto distrital para vereador desde o ano passado. A proposta prevê a modalidade do voto em municípios com mai de 200 mil habitantes, sendo rejeitada inicialmente pela Comissão de Constituição e Justiça, mas o autor da iniciativa, senador Aloizio Nunes, pretende voltar à carga.
Conforme a proposta, o voto distrital seria majoritário: o município seria dividido em distritos e cada um elegeria um vereador. As vantagens do novo sistema, conforme os apoiadores da mudança da modalidade de proporcional para distrital seria o menor custo de campanha, contato mais estreito do eleitor com o candidato e o fim do chamado “paraquedismo” político no qual um postulante sem vinculo com a comunidade é eleito por influência do poder econômico.
Como o Senado esta dividido com relação ao tema, as discussões seguem e a matéria deve subir a plenário. Aloizio já conta com o apoio do pedetista Pedro Taques (MT) para a nova empreitada.
Esvaziamento
Com a participação dos deputados e funcionários no evento da Unale em Recife, a Assembléia Legislativa estava quase esvaziada desde ontem, voltando a plena carga, na semana que vem. Também na próxima semana será realizada audiência pública no interior, desta feita em Pimenta Bueno, para tratar da saúde animal.
Novos municípios
Um acordo de lideranças chutou para o próximo dia 28 a votação da Lei Complementar que estabelece regras para a criação, desmembramento e fusão de municípios no país. Os estados se preparam para uma verdadeira farra: o MT com mais de 20, o Piauí com 40. Rondônia só tem 2 beneficiados, Extrema e Tarilândia.
No PMDB
Com a decisão da deputada federal Marinha Raupp de não disputar uma cadeira ao Senado, quem esta criando asas para a peleja é o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Porto Velho Tomás Guilherme Correia. Ocorre que o suplente de Raupp assumiu a titularidade recentemente e gostou da profissão.
Dose dupla
Porto Velho acabou ficando sem a sua tradicional exposição agropecuária, mas Ji-Paraná passa a contar com eventos desta natureza em dose dupla. Além da fantástica Expojipa, sempre em julho, a capital da BR sedia a partir de hoje a II Rondônia Rural Show, mostrando a pujança da agropecuária rondoniense.
Eleições 2014
O PT, que escondeu sob o tapete a sujeirada de seus expoentes, no encontro estadual de Jaru, já tem como seu candidato ao governo, o Padre Tom, que também evita falar das feridas abertas na legenda. O duro é encontrar alianças para 2014, já que o partido esta mais sujo do que poleiro.
A BR-319
O senador Acir Gurgacz (PDT) esta numa cruzada pela abertura da rodovia 319, que liga Porto Velho a Manaus e na peleja da recuperação da Universidade Federal de Rondônia-Unir. O Diário da Amazônia e os demais órgãos de comunicação do SGC apóiam estas bandeiras rondonienses.
Via Direta
*** Já estão confirmados dois ministros na abertura da Agroshow de Jipa: Pepe Vargas e Antonio Pereira *** O governador Confúcio enfrenta um período de turbulências no Palácio Presidente Vargas *** Ocorre que as greves estão se multiplicando.
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis