Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 23/07/11


 Coluna sem papas na língua 23/07/11  - Gente de Opinião

Saneamento básico

A polêmica que envolve o saneamento básico em Rondônia e as disputas jurídicas travadas entre as prefeituras do interior com a Companhia de Águas e Esgoto – Caerd, voltam à pauta da Associação Rondoniense de Municípios-AROM, no próximo dia 28. O planejamento da I Marcha Municipalista também será um dos temas do encontro.

 

GM reabilitada

Acusada pelo vereador Nilton César (PSB) de entregar a segunda ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná, com rachaduras, a GM foi reabilitada por técnicos e engenheiros da prefeitura daquela cidade e por investigações independentes. A reabilitação da construtora foi um alívio geral, pois na capital ela tem obras de vulto e desta forma ela resgata toda sua credibilidade.

 

BR- 429, de novo

A rodovia 429, que liga Presidente Médici a Costa Marques, cujo início foi quase a duas décadas, sofre constantes paralisações por  conta de maracutaias da classe política. Pelo histórico da obra, o Tribunal de Contas da União –TCU esta vigilante em cima dos superfaturamentos. Em Rondônia volta e meia o Dnitt recebe críticas pela sua performance.

 

Novos vereadores

Nos municípios brasileiros, onde foram encomendadas pesquisas sobre o aumento de cadeiras nas Câmaras de Vereadores, mais de 80 por cento da população se manifestou contrária à medida. Em Porto Velho onde o número de edis pode aumentar até 23 – conforme foi fixado por lei para cidades até 500 mil habitantes – não deve ser diferente.

 

Recesso movimentado

Com a Assembléia Legislativa em recesso – volta às atividades apenas no próximo dia 2 de agosto - com sessão ordinária, os deputados estaduais se movimentam pelo interior. Ocorre que a maioria deles já pensa nas eleições municipais e estão cortando o estradão com vistas ao pleito de 2012.

 

Possíveis candidatos

Entre os deputados estaduais, são cotados como possíveis candidatos a prefeito em seus municípios: Valter Araújo (PTB), Zequinha Araújo (PMDB) e Epifânia Barbosa (PT) em Porto Velho; Jesualdo Pires (PSB) em Ji-Paraná; Glaucione Nery (PSDC) em Cacoal; Saulo da Renascer (PDT-Ariquemes) e Ana da Oito (PT do B) em Nova Mamoré.

 

Entre os federais

Da bancada federal, pelo menos três parlamentares estão preparando as botinas para as disputas nos municípios rondonienses. Lindomar Garçon (PV), que já ocupa a segunda colocação nas pesquisas na capital, Mauro Nazif (PSB), também bem cotado em Porto Velho e, Carlos Magno (PP) em Ouro Preto do Oeste.  Todos são candidatos de ponta.

 

Várias alterações

Com tudo isso, o cenário político regional poderá ser alterado substancialmente. Como se vê, dependendo do sucesso dos deputados estaduais e federais nas eleições do ano que vem teremos muitas mudanças, numa verdadeira dança nas cadeiras tanto na Assembléia Legislativa do Estado, como também nos quadros da Câmara Federal com muitos suplentes assumindo.

 

 

Do Cotidiano

Plano para o turismo

Engatinhando, o turismo começa a ser planejado em Porto Velho. Com sangue novo, desde que assumiu o setor o ex-vereador Agnaldo Nepumuceno, na pomposa pasta de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, agora tem um plano municipal de desenvolvimento, bancado com recursos pelo Consórcio de Energia Sustentável do Brasil.

O turismo tem sido um setor pouco prestigiado pelos prefeitos. Muitos planos já foram elaborados desde os tempos dos assessores as administrações passadas de Francisco Paiva, Sebastião Valadares, José Guedes, Chiquilito Erse etc. Mas até hoje, por falta de recursos nosso turismo, mesmo com tantas atrações, como a Estrada de Ferro Madeira Mamoré e o nosso exuberante Lago do Cuniã, ainda não engrenou.

Num lampejo de lucidez, o recente secretário empossado Agnaldo resolveu aproveitar e usar o mote da Flor do Maracujá recepcionando os turistas no aeroporto internacional com quadrilhas de festas São João e brincantes de boi-bumbá. Uma grande sacada já indicando que já podemos acreditar em tempos mais criativos nestas bandas.

Quanto ao Plano de Turismo, o documento é parte integrante do Programa de Apoio a Atividade de Lazer, financiado pelas compensações da Usina de Jirau, atualmente em construção no Rio Madeira. Foi à primeira vez, segundo as autoridades, que foi feito um diagnóstico desta natureza.

Enfim, com este plano em curso a municipalidade terá um instrumento para organizar a inclusão social, geração de emprego e renda, a ampliação de ofertas de produtos turísticos já identificados influenciando no aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do município.

Conforme o release emitido pela prefeitura, o perfil montado pelo plano indica os caminhos para tornar o setor viável na capital rondoniense.

Ao mesmo tempo o secretário Nepumuceno com seu plano gestor de turismo, já trabalha na participação local em feiras em outros estados, como o vizinho Acre, que tem sua exposição andando em Rio Branco até o próximo dia 31. Enfim, que a nova equipe tenha sucesso. As anteriores pouco conseguiram dinamizar nosso setor turístico.

 

Via Direta

*** E acabou suspensa a eleição indireta marcada para eleger  na semana que vem o novo prefeito de Cabixi *** O TSE vai regular o novo pleito e marcar uma nova data *** O PRP de Valdivino Tucura abre reuniões  a partir de hoje no Vale do Guaporé em busca do fortalecimento do partido nas eleições do ano que vem.
 

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)