Sábado, 24 de dezembro de 2011 - 08h30
Orçamento 2012
Já no apagar das luzes, o Congresso Nacional aprovou o orçamento 2012. A bancada federal de Rondônia trabalhou bem na captação de recursos garantindo importantes emendas para obras de infra-estrutura para o estado e o senador Acir Gurgacz enfatizou os esforços centrados em torno do municipalismo rondoniense.
Obras bloqueadas
É importante destacar que muitos recursos foram desbloqueados de importantes obras, pelo Congresso Nacional. Desta vez também houve ações conjuntas entre a bancada federal e o governador Confúcio Moura, algo raro na gestão anterior, quando Ivo Cassol vivia as turras com deputados e senadores.
Feliz Natal
Aproveito para externar aos caros leitores, anunciantes, direção, e funcionários deste Diário da Amazônia e a população em geral, um Natal de saúde, muita paz e prosperidade. E que o Ano Novo, seja de plenas realizações e de muito sucesso ao povo brasileiro cada vez mais sofrido com a onda de corrupção que assola o país de Rondônia aos corredores do Palácio do Planalto.
As definições
Na capital começa a clarear as definições em torno das candidaturas à Prefeitura. Embora todo mundo esteja conversando com todo mundo, vai pintando Abelardo Castro como o pré-candidato do PMDB, Fátima Cleide do PT, Mauro Nazif do PSB, Miguel de Souza do PR, Lindomar Garçon do PV, Ivo Benitez do PSDB e José Genaro do PP.
Um recorde
Caso não haja alianças, reduzindo o volume de candidaturas, como se vê, teremos um recorde de postulantes na peleja 2012, mesmo porque o PDT, os Democratas, o PSOL, o PTB, o PSDC, PC do B, o PSC e o PMN também anunciam candidaturas próprias na capital apostando em renovação e no desgaste do PT.
No interior
No interior do estado vão se consolidando algumas candidaturas enquanto outras perderam força, como é caso de Glauciony Nery (Cacoal) devido a recentes denuncias. Jesualdo Pires (PSB) em Ji-Paraná, Luizinho Goebel (PV) em Vilhena, Adelino Follador (DEM) em Ariquemes, Clayton Roque (PSB) em Pimenta Bueno abrem a jornada ponteando.
Maior destaque
Mas na corrida sucessória rondoniense 2012, em vista da sua elevada taxa de aprovação, pinta como o provável recordista de votos o prefeito Alex Testoni (PMN) de Ouro Preto do Oeste. Foi o alcaide que provou que é possível administrar uma cidade com eficiência sem nomear os secretários municipais, reduzindo também ao extremo gastos com os cargos de confiança.
O recesso
Com o Congresso Nacional, a Assembléia Legislativa e as Câmaras Municipais já em recesso, o noticiário político ficou mixuruca de uma vez. Mas estaremos atentos aos desdobramentos da Operação Termópilas e a toda fumaceira que sai do topo do vulcão rondoniense, propenso a novas explosões. Até...
Do Cotidiano
Jovens sem pátria
Eles vão para onde podem estudar o que pretendem e mudam de país sem hesitar na busca por melhores empregos
Em todo o mundo, espalha-se um batalhão de caçadores focalizando suas miras em jovens inteligentes e ambiciosos. Naturalmente ansiosos por se aprimorar e crescer, os jovens procuram engordar seus currículos para ser alcançados pela mira dos headhunters – os caçadores de talentos.
Não importa que precisem abandonar seus lares e a família para estudar ou trabalhar muito longe de casa e em países de culturas bem diferentes: onde houver a oportunidade de estudar o que pretendem e de obter os melhores empregos, é para lá que eles vão.
Abduleziz Ablat, 28 anos, já traçou o rumo que pretende seguir quando terminar seu doutorado, em 2012, em física condensada da matéria, no Instituto de Física de Alta Energia da Academia Chinesa de Ciências, em Pequim. Ele pretende fazer um pós-doutorado ou se candidatar a uma vaga de pesquisador em alguma universidade ou instituição de pesquisa brasileira.
“O Brasil tem uma estrutura para realizar pesquisa tão boa quanto à da China e de outros países que eu já visitei e há cientistas brasileiros realizando pesquisa de alto nível em áreas como biotecnologia. Acho que fazer um pós-doutorado em alguma universidade ou instituição de pesquisa brasileira será muito importante para a minha carreira científica”, disse.
Ablat chegou a essas conclusões ao participar, na Escola São Paulo de Ciência Avançada, do treinamento Novos Desenvolvimentos no Campo da Síncotron, realizado no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas (SP).
Promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no âmbito da Escola de Ciência Avançada, o curso, além de contribuir para formação dos participantes em pesquisa avançada em diferentes áreas do conhecimento, atraiu talentos científicos estrangeiros para desenvolver trabalhos de pesquisa no Brasil.
Durante o evento os participantes foram apresentados a oportunidades de apoio oferecidas no Brasil, como Bolsas de Pós-Doutorado e o programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.
Via Direta
*** O ano vai terminando com uma verdadeira revoada de rondonienses para Altamira, no Pará *** A cidade paraense já se ressente dos reflexos da migração com o inicio da obras da Usina de Belo Monte *** A diáspora lembra a invasão de rondonienses nas décadas passadas em Conilza (MT) e Apui (AM).
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para