Terça-feira, 27 de maio de 2014 - 21h23
Calendário de pagamentos
Afastando rumores de possíveis atrasos de pagamento alardeados pelo relator da Comissão de Orçamento da Assembléia Legislativa Neodi Carlos (PSDC-Machadinho do Oeste), o governo estadual mais uma vez iniciou o pagamento dos servidores no mês trabalhado. Não bastasse, apresentou um calendário de quitação dos salários do funcionalismo até o final do ano.
Já é corriqueiro a oposição ir à imprensa espalhar o terror, de que o governo não vai ter dinheiro para saldar as contas, etc, etc. Na gestão atual, que esta entrando no último ano, nunca não houve atraso, mesmo assim a suspeita de que o caldo entorne tem sido uma constante.
Que o governo estadual enfrenta problemas de caixa não é novidade nenhuma. Mas justamente para não atrasar salários - o quem seria uma catástrofe para a capital já tão penalizada pelo pós usina e pelo pós enchentes – a atual gestão não tem medido esforços para economizar. Várias medidas saneadoras foram adotadas, inclusive a demissão de servidores comissionados de forma a adequar a arrecadação com a folha de pagamento. Enfim, Rondônia passa suas dificuldades, mas está longe da hecatombe pregada pela oposição.
Rusgas evangélicas
O apoio da Convenção das Assembléias de Deus do Estado de Rondônia tem sido fundamental na eleição de deputados federais nas últimas décadas. Nesta temporada Agnaldo Muniz (PSC) obteve este apoio e com isto o grande prejudicado será o atual deputado federal Nilton Capixaba que já esta chiando muito. Agnaldo é filho do ex-deputado estadual Sadraque e sobrinho do ex-vice-governador Orestes Muniz.
A expectativa
O PMDB de Rondônia aposta as fichas na adesão do PT ao projeto de reeleição do governador Confúcio Moura. Neste caso, com a concordância do PDT, o principal aliado de Confúcio, a indicação do vice seria do partido de Lula. As tratativas prosseguem junto ao Diretório Nacional do PT, mesmo sob chororô dos petistas rondonienses que clamam por candidatura própria.
Pedido de Dilma
Por falar em PT, a pedido da presidente Dilma Roussef, a definição de ter candidatura própria ou não em Rondônia e em alguns estados onde existe beligerância entre o PMDB e PT, foi adiada para as convenções de junho. Nas atas elaboradas sobre as táticas eleitorais do partido consta desde já a possibilidade de acordo com o PMDB. Trocando em miúdos: não esta longe definição goela abaixo...
Mais definições
Além de atrair o PT, os articuladores da campanha de Confúcio pretendem fechar – sob protestos do casal Raupp – aliança com os Democratas de José Bianco e com o PTB de Nilton Capixaba. No PTB o acordo é tido como certo e o vereador Everaldo Fogaça, também pré-candidato a deputado federal, aponta este como o melhor caminho para seu partido na eleição de outubro.
As nominatas
O presidente regional do PDT, senador Acir Gurgacz, se reuniu na segunda-feira com o vice-refeito Dalton Di Franco para acelerar as definições das nominatas a Assembléia Legislativa e a Câmara dos Deputados. Como se sabe, o partido esta integrado a campanha da reeleição ao governador Confúcio Moura e nas eleições proporcionais já fechado com o PSB de Mauro Nazif.
Via Direta
*** Até as eleições de outubro, o governo Confúcio Moura espera ser reconciliar com o eleitorado de Porto Velho inaugurando obras importantes como a do Espaço Alternativo *** Na Prefeitura da capital, o prefeito Nazif comemora os avanços na iluminação pública nos bairros *** A empresária Jaqueline Cassol já fala como pré-candidata ao governo pelo PR nas andanças pelo interior.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina