Sábado, 1 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 27/08/13


As coisas andando

Se tudo der certo e os políticos não catimbarem, a semana poderá trazer bons resultados contra a impunidade. No Congresso Nacional, esta marcada para amanhã, quarta-feira a votação da cassação do deputado-presidiário Natan Donadon (PMDB-RO). Em Porto Velho, duas comissões processantes começam a andar: a da Câmara de Vereadores – com três vereadores ainda presos – e da Assembléia Legislativa com os deputados envolvidos soltos, belos e formosos.

Deve repercutir bastante durante a semana também a impunidade petista, já que o diretório estadual não viu nada demais na prisão do bando do ex-prefeito Roberto Sobrinho, alvo de duas operações da Polícia Federal. Todos receberam apenas uma menção de censura, algo suave demais para a roubalheira praticada. 

Trocando de saco para mala, na capital, os Nazifs começam a mostrar trabalho e nos Distritos, Extrema chora pela morosidade do seu processo de emancipação, Jacy-Paraná pela falta de água e, ao longo das localidades banhadas pelo Madeirão, com suas águas em recuo, os ribeirinhos se preocupam com os riscos da navegação.

Enquanto estamos dando milho aos pombos na Estação da EFMM, o entorno de Porto Velho já esta empoeirado e enfumaçado. É típico nesta época do ano.

A comissão

Começa a funcionar hoje, a Comissão Processante, montada pela Assembléia Legislativa para investigar os cinco deputados flagrados pela Operação Apocalipse, que desvendou os rumorosos casos dos parlamentares envolvidos com o crime organizado, mais particularmente pelo apoio financeiro recebido de estelionatários e dos chefões do narcotráfico.

Posse de Amir

Como o processo de cassação do deputado federal Natan Donadon na berlinda nesta quarta-feira, o ex-senador Amir Lando (PMDB) já esta lustrando a botina e preparando a fatiota para a posse. E que aproveite a nova oportunidade, já que como senador esquecia da existência de Rondônia para filosofar nos restaurantes de Brasília com seus amigos ministros.

PT combativo?

Num passado longínquo, quando o PT brigava pelas bandeiras dos trabalhadores e defendia a moralidade e a coisa pública, quem aprontava levava um pé. Hoje, com a moral e os bons costumes jogados de lado, o ex-prefeito Roberto Sobrinho, a secretaria Miriam Saldana e a deputada Epifânia Barbosa, envolvidos em rumorosos escândalos receberam apenas uma censura pública.

Declarado inocente?

Já, o deputado estadual Claudio Carvalho (PT-Porto Velho) envolvido na Operação Apocalipse,  aquela que investiga as ligações dos políticos e empresários com o crime organizado – trafico de drogas e estelionato – sequer foi mencionado. Nem censura publica levou, o que  pode ser interpretado por absolvição completa.

Caos na 429

Recém asfaltada, a Rodovia 429, que liga Presidente Médici a Costa Marques, passando por Alvorada do Oeste, São Miguel, São Francisco e São Domingos, já esta em estado precário, com tantos buracos. Nas cidades cortadas pela estrada que era considerada a redenção do Vale do Guaporé,  a gritaria das comunidades é enorme.

A mobilização

Com base na região, o deputado estadual Eurípedes Lebrão (PTN-São Francisco) liderou a mobilização pela restauração da estrada, com um grande encontro realizado na  semana passada. Ele cobrou do DNITT reparos imediatos e conclamou a união do governo estadual da Assembléia Legislativa e da bancada federal para a restauração daquela estrada.

Via Direta

*** O deputado Claudio Carvalho percorreu o interior no final de semana garantindo que é inocente das acusações imputadas pela Operação Apocalipse *** *** Na BR -364, antes da Unir, esta em fase de lançamento o Loteamento Orleans, com as obras de infraestrutura avançando rapidamente *** A semana começa no Congresso Nacional com a reforma política em pauta.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 1 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad

Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB

Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB

Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l

Gente de Opinião Sábado, 1 de março de 2025 | Porto Velho (RO)