Sábado, 1 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 28/11/12


As emendas

Na Assembléia Legislativa as atenções se voltam para o orçamento 2013, depois do  confronto “cassa-não-cassa” entre o presidente da ALE Hermínio Coelho e o governador Confúcio Moura. O deputado tem prazo para apresentar emendas até amanhã e a votação deve acontecer até o dia 15 conforme.

 

Na captação

Por falar em emendas parlamentares, os dois deputados eleitos para as prefeituras de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) e Ariquemes, Lourival Amorim (PMN) já estão suas atenções voltadas à captação de recursos federais para seus municípios perante o Congresso Nacional.

 

Tempo perdido

Tem gente que se dedicou, espalhou, se descabelou e até chegou a acreditar depois de tanto repetir, que havia um rompimento político entre o governador Confúcio Moura e o vice Airton Gurgacz. As tentativas do PMDB em intrigar os dois prossegue, mas a aliança com o PDT esta intata.

 

No exílio

A Globo citou a penitenciária federal de Porto Velho como a mais segura do país e considerou a unidade prisional um pesadelo para os criminosos do sul maravilha. Muito lisongeiro para nós, né?  Se conclui, que os criminosos do Rio e São Paulo se consideram no “exílio” por aqui. 

 

PSD festeja

O PSD completou um ano em festa e o assunto foi destacado no Congresso Nacional. Em pouco tempo, a sigla se tornou uma das maiores do país e em Rondônia, a agremiação liderada pelo deputado federal Moreira Mendes conta com o prefeito de Ouro Preto, Alex Testoni, nome cogitado para disputar ao governo ou o Senado.

 

Garçom, de volta

Derrotado nas eleições municipais, o ex-deputado federal Lindomar Garçom (PV) esta de volta ao governo da cooperação assumindo a coordenação política. No final de semana ele tinha sido denunciado como caloteiro na Folha de São Paulo, ao lado de outros ex-parlamentares.

 

Novas regras

A bancada federal de Rondônia acompanha atentamente em Brasília a votação das novas regras para a distribuição de recursos da Fundo de Participação dos Estados –FPE, aquele tributo que caiu drasticamente para Rondônia nos últimos meses. A nova proposta redefine a partilha de recursos com o critério de população e renda.

 

O pesadelo

Como faltou manutenção e desentupimento dos canais nesta temporada em Porto Velho, o prefeito eleito Mauro Nazif terá uma surpresa desagradável quando assumir, dia 1º de janeiro. Algumas regiões da cidade já estão prejudicadas com alagamentos e imaginem como será quando começar a chover para valer.

 

É coisa de louco!

Todo ano o município de Porto Velho é incluído no rol dos municípios de alto risco da dengue em todo país. Não é a toa: as esferas de saúde municipal, estadual e federal não tem feito o dever de casa e esperam os surtos da doença para começar a tomar as providências. Até quando?

 



 

Do Cotidiano

O futuro da Amazônia

Desde Percival Farquhar e Henry Ford, que criou sua frustrada Fordlândia, são inúmeros os livros que tratam sobre os “tentáculos” dos EUA sobre a Amazônia. Na Era Obama, que ganhou mais quatro anos nas eleições do início de novembro, a região continua na mira estadunidense.

Na China, o Congresso Nacional acaba de substituir sete dos nove antigos líderes, entronizando no poder uma nova geração – os chamados príncipes, filhos dos guerrilheiros que tomaram o poder na década de 1940.

A partir desse novo governo, que se estima ainda mais ousado que o do comedido Hu Jintao, o novo presidente, Xi Jinping, que se interessa muito pelas Américas e acena com um dedicado esforço pelo fortalecimento das relações da grande nação oriental com a América Latina, será inevitável: vão se multiplicar os livros e as reportagens sensacionalistas sobre a crescente influência chinesa na Amazônia.

Muitos já começam a chamar o Suriname de “Guiana Chinesa”. O Paraguai, depois dos atritos com Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela, também se aproximou da China. No Brasil, está na mira o jovem empresário Lu Weiguang, dono da produtora de pisos de madeira e importadora Shanghai Anxin.

Segundo a revista americana Forbes um dos 400 chineses mais ricos, numa época em que o número de milionários dispara naquele país, Lu é considerado um dos “donos” da Amazônia. Lu Weiguang tem um filho nascido no Brasil.

No Brasil, Lu mantém um apartamento em bairro nobre de Curitiba, para onde trouxe a mulher, Chen Jie, quando estava grávida de três meses. Com o nascimento do filho brasileiro, Victor, em 2003, o empresário chinês garantiu visto permanente no Brasil.

Quanto aos EUA, talvez a Amazônia e o Aquífero Guarani tenham algum sossego enquanto a Grande Águia do Norte estiver ocupada com sua gravíssima crise interna e as aventuras guerreiras no Oriente Médio. Mas a Quarta Frota, herdeira da II Guerra, foi reativada para patrulhar águas latino-americanas.

Com o aprofundamento da crise econômico-financeira mundial e o declínio dos EUA, não está descartada uma ofensiva na região a pretexto de combater as drogas tão logo as tensões no Oriente Médio se reduzam e suas tropas retornem do Afeganistão e do Iraque.

 

Via Direta

***  Não convidem o presidente estadual do PMDB Tomas Correia e o vice-governador Airton Gurgacz para a mesma mesa*** O risco de raios e trovoadas será grande *** E Sobrinho “ajudou” a futura a saúde de Nazif, derrubando dois postos de saúde....

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 1 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad

Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB

Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB

Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l

Gente de Opinião Sábado, 1 de março de 2025 | Porto Velho (RO)