Quarta-feira, 28 de novembro de 2012 - 19h15
As emendas
Na Assembléia Legislativa as atenções se voltam para o orçamento 2013, depois do confronto “cassa-não-cassa” entre o presidente da ALE Hermínio Coelho e o governador Confúcio Moura. O deputado tem prazo para apresentar emendas até amanhã e a votação deve acontecer até o dia 15 conforme.
Na captação
Por falar em emendas parlamentares, os dois deputados eleitos para as prefeituras de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) e Ariquemes, Lourival Amorim (PMN) já estão suas atenções voltadas à captação de recursos federais para seus municípios perante o Congresso Nacional.
Tempo perdido
Tem gente que se dedicou, espalhou, se descabelou e até chegou a acreditar depois de tanto repetir, que havia um rompimento político entre o governador Confúcio Moura e o vice Airton Gurgacz. As tentativas do PMDB em intrigar os dois prossegue, mas a aliança com o PDT esta intata.
No exílio
A Globo citou a penitenciária federal de Porto Velho como a mais segura do país e considerou a unidade prisional um pesadelo para os criminosos do sul maravilha. Muito lisongeiro para nós, né? Se conclui, que os criminosos do Rio e São Paulo se consideram no “exílio” por aqui.
PSD festeja
O PSD completou um ano em festa e o assunto foi destacado no Congresso Nacional. Em pouco tempo, a sigla se tornou uma das maiores do país e em Rondônia, a agremiação liderada pelo deputado federal Moreira Mendes conta com o prefeito de Ouro Preto, Alex Testoni, nome cogitado para disputar ao governo ou o Senado.
Garçom, de volta
Derrotado nas eleições municipais, o ex-deputado federal Lindomar Garçom (PV) esta de volta ao governo da cooperação assumindo a coordenação política. No final de semana ele tinha sido denunciado como caloteiro na Folha de São Paulo, ao lado de outros ex-parlamentares.
Novas regras
A bancada federal de Rondônia acompanha atentamente em Brasília a votação das novas regras para a distribuição de recursos da Fundo de Participação dos Estados –FPE, aquele tributo que caiu drasticamente para Rondônia nos últimos meses. A nova proposta redefine a partilha de recursos com o critério de população e renda.
O pesadelo
Como faltou manutenção e desentupimento dos canais nesta temporada em Porto Velho, o prefeito eleito Mauro Nazif terá uma surpresa desagradável quando assumir, dia 1º de janeiro. Algumas regiões da cidade já estão prejudicadas com alagamentos e imaginem como será quando começar a chover para valer.
É coisa de louco!
Todo ano o município de Porto Velho é incluído no rol dos municípios de alto risco da dengue em todo país. Não é a toa: as esferas de saúde municipal, estadual e federal não tem feito o dever de casa e esperam os surtos da doença para começar a tomar as providências. Até quando?
Do Cotidiano
O futuro da Amazônia
Desde Percival Farquhar e Henry Ford, que criou sua frustrada Fordlândia, são inúmeros os livros que tratam sobre os “tentáculos” dos EUA sobre a Amazônia. Na Era Obama, que ganhou mais quatro anos nas eleições do início de novembro, a região continua na mira estadunidense.
Na China, o Congresso Nacional acaba de substituir sete dos nove antigos líderes, entronizando no poder uma nova geração – os chamados príncipes, filhos dos guerrilheiros que tomaram o poder na década de 1940.
A partir desse novo governo, que se estima ainda mais ousado que o do comedido Hu Jintao, o novo presidente, Xi Jinping, que se interessa muito pelas Américas e acena com um dedicado esforço pelo fortalecimento das relações da grande nação oriental com a América Latina, será inevitável: vão se multiplicar os livros e as reportagens sensacionalistas sobre a crescente influência chinesa na Amazônia.
Muitos já começam a chamar o Suriname de “Guiana Chinesa”. O Paraguai, depois dos atritos com Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela, também se aproximou da China. No Brasil, está na mira o jovem empresário Lu Weiguang, dono da produtora de pisos de madeira e importadora Shanghai Anxin.
Segundo a revista americana Forbes um dos 400 chineses mais ricos, numa época em que o número de milionários dispara naquele país, Lu é considerado um dos “donos” da Amazônia. Lu Weiguang tem um filho nascido no Brasil.
No Brasil, Lu mantém um apartamento em bairro nobre de Curitiba, para onde trouxe a mulher, Chen Jie, quando estava grávida de três meses. Com o nascimento do filho brasileiro, Victor, em 2003, o empresário chinês garantiu visto permanente no Brasil.
Quanto aos EUA, talvez a Amazônia e o Aquífero Guarani tenham algum sossego enquanto a Grande Águia do Norte estiver ocupada com sua gravíssima crise interna e as aventuras guerreiras no Oriente Médio. Mas a Quarta Frota, herdeira da II Guerra, foi reativada para patrulhar águas latino-americanas.
Com o aprofundamento da crise econômico-financeira mundial e o declínio dos EUA, não está descartada uma ofensiva na região a pretexto de combater as drogas tão logo as tensões no Oriente Médio se reduzam e suas tropas retornem do Afeganistão e do Iraque.
Via Direta
*** Não convidem o presidente estadual do PMDB Tomas Correia e o vice-governador Airton Gurgacz para a mesma mesa*** O risco de raios e trovoadas será grande *** E Sobrinho “ajudou” a futura a saúde de Nazif, derrubando dois postos de saúde....
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri