Terça-feira, 30 de agosto de 2011 - 05h18
Pré-candidatura
Não me parece ser para valer o lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Valter Araújo a prefeitura de Porto Velho ocorrida no final de semana no encontro do PTB. Embora a iniciativa motive a base trabalhista, o próprio Araújo explica que tem compromissos com o interior, onde obteve quase 16 mil votos.
Mais respaldo
O PTB usa o nome de Valter para mobilizar a legenda e tentará pressionar o deputado através do presidente nacional Roberto Jéferson para que ele assuma a postulação. Nos bastidores o que se sabe é que Valter Araújo esta de olho numa vaga ao Senado em 2014 numa provável dobradinha com o senador Ivo Cassol ao governo.
O desmatamento
Rondônia voltou ao ranking dos estados que mais desmatam no país, alcançando a terceira posição. Os órgãos de fiscalização garantem que houve redução até nas queimadas, mas Rondônia arde em chamas de Vilhena à Ponta do Abunã. A fumaceira já está enorme até mesmo no entorno da capital.
Os preparativos
Os dirigentes Orestes Muniz e Valdir Raupp ultimam os preparativos para a inauguração da sede própria do PMDB, evento que trará os caciques nacionais da legenda, inclusive o vice-presidente da Republica Michel Temer a Porto Velho no meio desta semana. Uma boa oportunidade para Orestes assumir sua candidatura prefeito.
Plano de Manejo
Pela falta de um plano de manejo quase 5 mil municípios brasileiros, conforme estimativas da Confederação Nacional de Municípios –CNM poderão fiar sem verbas – quase todos de Rondônia – para eliminar os seus lixões. Apenas 300 cidades atendem os requisitos para receber injeção R$ 1,5 bilhão de recursos da União.
Pulando cirandinha
Depois de um inicio atribulado entre palacianos e deputados estaduais, o que parece é que todos já estão pulando cirandinha. José Batista, da Saúde é venerado pelos parlamentares, assim como Lucio Mosquini do DER. Ricardo Sá, tão criticado, já virou coleguinha e - pasmem Julio Olívar da Educação já é elogiado por aqueles deputados que queriam sua pele para tamborim. Coisa de louco!
Mais reforços
Moreirão Mendes que deixou de ser vermelhinho de araque para assumir sua personalidade a direita no PSD, espera receber reforços no primeiro encontro estadual do partido programado para acontecer em Jaru, no final de semana. Entre as possíveis adesões espera-se pelo menos um deputado estadual e vários vereadores da região central.
É ficha suja!
O governo estadual definiu seu vice-líder na Assembléia Legislativa. Geralmente o cargo e destinado a políticos probos, honestos e com conduta publica ilibada, com passado irretocável. Mas em Rondônia, como se sabe, as coisas ocorrem às avessas e por isso foi selecionado para o cargo o deputado estadual Marcos Donadon.
Do Cotidiano
O custo da alegria
Nenhum país em crise teria a coragem de bancar as próximas grandes e caríssimas competições mundiais: a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas. É o Brasil que vai dar a um mundo em ruínas essas duas festas esportivas. São as tristezas do povo brasileiro, no entanto, que já custeiam toda essa alegria.
O Brasil marcha para fechar o ano devendo a soma astronômica de dois trilhões de reais. Só em primeiro de julho venceram contas no montante de quase R$ 120 bilhões, equivalentes ao custo de quatro usinas similares à de Belo Monte e três vezes o valor anual necessário para resolver os problemas de infraestrutura no País.
Com um déficit habitacional ao redor de sete milhões de moradias, hospitais e escolas públicas em más condições há uma enorme dívida social a resgatar e ela deveria ser a prioridade
No entanto, o turismo é o negócio da hora. Quando o medo do terrorismo aéreo se desvanecer de vez, apagando as últimas lembranças das tragédias do 11 de setembro de 2001 nos EUA, a circulação aérea terá recuperado plenamente o espaço perdido.
A necessidade de promover de imediato a infraestrutura para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas joga forte nesse aspecto, já que as obras aeroportuárias vindas na esteira dessas grandes promoções esportivas vão perdurar.
Se isso deve ser posto na conta positiva, entretanto, não podemos ignorar que as rodovias são responsáveis por 61% do transporte no País, de acordo com estudo feito pela Confederação Nacional de Transporte.
Note-se que do total de 1,7 milhão de quilômetros de estradas existentes no Brasil, apenas 12% dela são pavimentadas. O frete brasileiro seria 28% mais barato se todas as vias nacionais tivessem condições ideais de pavimentação.
Estima-se que o Brasil vai gastar com as obras da Copa o triplo de todos os recursos previstos para aplicar na melhoria das condições rodoviárias brasileiras nos próximos cinco anos. Mas a verdade é que ninguém, em sã consciência, pode afirmar com certeza quanto o Brasil vai gastar com a Copa do Mundo.
O que se sabe com certeza, porém, é que o povo brasileiro sofre para marcar consultas, exames e cirurgias, a educação vai mal e a qualificação profissional anda longe de suprir as necessidades.
Via Direta
*** Começaram os arrastões nos condomínios da classe alta em Porto Velho *** A cada ano a capital rondoniense fica mais parecida com RJ e SP na criminalidade *** O prefeito de Vilhena Zé Rover anuncia a entrega de 700 casas populares em Vilhena *** Já esta firme na campanha da reeleição...
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri