Quinta-feira, 27 de junho de 2013 - 18h25
As obras canceladas
Enquanto o governo federal gasta bilhões para a Copa do Mundo de 2014, deixando para trás áreas essenciais como saúde, educação, transportes coletivos e segurança pública - e um rastro de indignação e protestos para trás - a população dos estados recebe mais um golpe, que é o cancelamento de importantes obras de infra-estrutura no Brasil, para cobrir o rombo dos estádios monumentais, muitos já fadados a se transformar em elefantes brancos depois dos eventos programados para o próximo ano.
Rondônia é um dos estados prejudicados. Estamos com as rodovias federais arrebentadas, a ponte na altura do Abunã cancelada, e a dragagem que tornaria navegável o Rio Madeira o ano inteiro, viabilizando um considerável incremento na exportação de grãos do país, que resolveria um dos gargalos da infra-estrutura nacional, também foi para as cucuias. Da ponte binacional na fronteria co m a Bolívia nem se fala mais.
A indignação rondoniense tem tudo a ver. Só em Porto Velho 20 creches estão embargadas. Os bairros operários, dos eixos Tancredo/JK/Ulisses, na Zona Leste, e Eldorado/Caldinho/Cohabs, na Zona Sul, onde está concentrada a maior parte da mão de obra feminina da capital, clamam por soluções para um problema, cada vez mais distante de solução.
A posição
Pela primeira vez, em quase 15 anos do envolvimento dos deputados Marco Antonio e Natan Donadon nas falcatruas da Assembléia Legislativa, o PMDB tomou posição oficial sobre seus parlamentares corruptos. Em nota oficial, ontem, comunicou o desligamento dos dois. Durante todos estes anos o partido foi omisso na coisa.
Visita de Aécio
O ex-senador Expedito Junior, presidente regional do PSDB já formulou convite para o presidenciável Aécio Neves visitar Rondônia no segundo semestre. Os tucanos estão entusiasmados com o crescimento de Aécio, que tem grande aceitação, principalmente no eleitorado do sul do País onde a legenda é forte.
Crime hediondo
Aprovada a lei que transforma a corrupção em crime hediondo pelo Senado, agora a matéria foi levada para apreciação na Câmara dos Deputados. Como tem muito parlamentar ficha suja e com a corda do pescoço por corrupção vamos ver até onde o Congresso Nacional vai para aprovar a lei. Vai cortar a própria carne.
Duro golpe
Foi um duro golpe para Extrema e toda Ponta do Abunã a decisão do Supremo Tribunal Federal de suspender a lei que criou o novo município, uma luta que se prolonga há quase 30 anos. A nova lei que cria, desmembra e incorpora novos municípios corre com lentidão no Congresso, que vê neste momento de protestos, outras prioridades.
Barbas de molho
Como se vê os políticos de barba de molho depois da prisão do ex-presidente da Assembléia Legislativa, o deputado Marcos Donadon e a decretação da prisão do seu irmão Natan Donadon pelo STF. Na opinião pública agora existe a expectativa do fim da impunidade para tantos deputados e ex-deputados fichas sujas.
Causas da capital
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), cuja principal base eleitoral é a região central, assumiu as causas de Porto Velho no Senado. Além de trabalhar na bandeira dos viadutos, ele lidera a mobilização para viabilizar as creches prometidas pela União, cuja construção está emperrada, a restauração da BR-364 e a conclusão da ponte sobre o Rio Madeira
A conciliação
O governador Confúcio Moura, que esteve às voltas com movimentos grevistas busca se conciliar com a capital com um expressivo pacote de obras e assumindo a pavimentação da polêmica Rua da Beira, que tanta confusão tem dado desde os idos do ex-prefeito Roberto Sobrinho.
Algumas vitórias
O prefeito Mauro Nazif (PSB) já contabiliza algumas vitorias na sua administração. Conseguiu pacificar os sem teto do Jardim Santana e mais recentemente obteve um acordo para encerrar a greve dos servidores municipais da educação. Mas se vê adiante de alguns vereadores vira-latas falando em afastá-lo por interesses contrariado$.
Via Direta
*** Com a derrubada da PEC 37, os procuradores criaram asas e estão com energia renovada para combater os corruptos *** Em Rondônia, são pelo menos 600 processos em andamento e com isto novas prisões podem acontecer de uma hora para outra *** Vem aí o escândalos dos cheques, de uma gestão já passada da ALE.
Coisa de louco!
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis