Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Com certeza 2012 foi um péssimo ano para Porto Velho


Com certeza 2012 foi um péssimo ano para Porto Velho - Gente de OpiniãoEm sabatina

O Diário sabatina o governador Confúcio Moura nesta quarta-feira. Vamos ver o que aconteceu de bom e de ruim no seu governo e as perspectivas para os rondonienses para 2013. Enfim, o que podemos esperar da gestão Cooperação no ano que vem? Vamos conferir.

Com certeza 2012 foi um péssimo ano para Porto Velho - Gente de Opinião

Ano perdido

Com certeza 2012 foi um péssimo ano para Porto Velho. Depois de três anos prósperos a economia caiu muito e a classe política deu vexames mais uma vez, culminando com a prisão de secretários municipais e o afastamento do prefeito Roberto Sobrinho. A brigarada do Executivo x Legislativo ajudou afundar a capital.


Com certeza 2012 foi um péssimo ano para Porto Velho - Gente de Opinião

Mau agouro

Infelizmente a toada de 2013 não será diferente em termos de escândalos porque as investigações da Polícia Federal seguem avançando sobre os envolvidos em golpes conjuntos aplicados na ALE com o governo e na operação mais recente que atingiu o Palácio Tancredo Neves. Tem rolo surgindo todo dia.

A expectativa

Gente de OpiniãoA ameaça da Marquise paralisar a coleta de lixo, em vista da suspensão do pagamento da prefeitura de Porto Velho esta descartada. A preocupação agora é com o sistema de transportes coletivos, já que as empresas concessionárias reclamam de reajuste. Parece que o abacaxi vai sobrar para o Dr. Mauro.

Dupla afinada

Na apresentação do futuro corpo de secretários de Ji-Paraná, na Associação Comercial, foi possível avaliar como é bem afinada a dupla Jesualdo Pires/Marcito Pinto que vai governar a capital da BR a partir de janeiro. Falam a mesma língua, tem unidade e harmonia. Bom para Jipa.

Com certeza 2012 foi um péssimo ano para Porto Velho - Gente de OpiniãoMax Dourado

O traficante Max Dourado que foi julgado – e absolvido!!! - segunda-feira em Porto Velho, sob forte escolta policial, é uma das maiores celebridades do crime organizado no país. Na Amazônia era considerado o nº 1 do tráfico de drogas e já tinha enfrentado policiais à bala na década de 90.

Com certeza 2012 foi um péssimo ano para Porto Velho - Gente de OpiniãoCom maioria

Pelo que foi possível perceber durante a diplomação do prefeito eleito e vereadores no final de semana, o futuro prefeito Mauro Nazif (PSB) terá maioria tranqüila no Poder Legislativo para tocar seus projetos de mudança. Com isto, se quiser, poderá influenciar na escolha do novo presidente, optando por um nome aliado.

Aliança problema

A aliança PMDB/PT que já tinha dado problemas no governo Confúcio Moura com prisão de secretários pela Policia Federal, fez replay na prefeitura. Ano ruim para aliança: levaram pau nos principais colégios eleitorais, como Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena e viraram fregueses dos xilindrós.

O ecoturismo

Agora teremos uma política voltada para o ecoturismo. A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou projeto de lei que cria a política nacional de desenvolvimento de ecoturismo e turismo. O mercado deste setor tem crescido mundialmente, daí o interesse do Congresso na regulamentação.

Do Cotidiano
A valorização do ouro

Os preços de ouro mais que dobraram desde 2008, ano que deu início a crise financeira que quebrou diversos bancos americanos e outras economias mundiais. Isso esfriou a demanda por outros metais e hoje o ouro chega a bater a casa de 1.700 a onça-troy. A sucessiva instabilidade nesse mercado deu a largada para a corrida de investidores por aplicações no metal, e tem contribuído para despertar mineradoras e resgatar a produção no Brasil.

O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) prevê um crescimento de 28,5% nos próximos quatro anos, para 90 toneladas até 2016. Neste ano, a expectativa é que feche com 70 toneladas, ante 66 de 2011 e 58 de 2010. “Qualquer crise faz aumentar o valor. Sempre quando se tem insegurança econômica todo mundo quer comprar ouro”, explica Roselito Soares, diretor da OM Grupo. Claro que além do aumento do preço, as novas tecnologias de lavra também contribuem para mais.

Os níveis atuais do metal equivalem à metade do que o Brasil produziu no final da década de 80. Hoje o país é o terceiro maior produtor de ouro do mundo e deve exportar cerca de 47 toneladas, dando um total de US$ 2,37 bilhões em 2012, segundo estimativas do Ibram. A entidade também estima investimentos de US$ 1,7 bilhão em projetos de ouro até o ano de 2016.

Para os investidores, a compra de ouro pode ser feita de duas formas, sendo pela Bolsa de Valores ou no chamado “mercado de balcão”, casas autorizadas que compram e vendem o metal. A OM Grupo tem disponível até mesmo no site, diversas formas de se investir, sendo em barras de quantidades diferentes, pequenas ou grandes, ou cartões de ouro. É um investimento que não sofre com as oscilações do mercado econômico e de grande rentabilidade. Por ser um investimento sólido, o comprador leva o ouro consigo de forma mais segura, além de ser um produto de alta liquidez. Todos querem ter, afirma Soares.

O pedido também pode ser feito pela internet, desde 1g até 250g, sem pagar Imposto de Renda e apenas 1% de IOF.

A OM Grupo é uma instituição financeira que tem em sua ramificação cinco frentes de negócios: Câmbio Rápido, OMEX CÂMBIO, Ouro Absoluto, Ouro Presentes e Ourominas Jóias. .

Via Direta

Com certeza 2012 foi um péssimo ano para Porto Velho - Gente de OpiniãoCom certeza 2012 foi um péssimo ano para Porto Velho - Gente de Opinião*** Depois de Inácio Azevedo, também Marcelo Fernandes deixou o PT de Porto Velho *** Ele esta se transferindo para Belém *** Os vereadores eleitos aguardam posicionamento do prefeito eleito Mauro Nazif para se decidirem sobre a futura mesa diretora.
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)