Segunda-feira, 17 de junho de 2013 - 20h48
A reeleição em xeque
As estrondosas vaias a presidente Dilma Rousseff no estádio nacional Mané Garrincha, em Brasília, os protestos que proliferam pelas principais capitais brasileiras contra a inflação e aumento no preço das tarifas de transportes coletivos e os primeiros prognósticos dando conta que havendo segundo turno a candidata chapa branca a reeleição pode levar pau, animaram a oposição no final de semana.
O desgaste da presidenta vem de uma somatória. Os resultados de crescimento do país são pífios, a inflação voltou com a corda toda e o PT e sua base aliada tem protagonizados escândalos a granel. O funcionalismo público começa a gritar pela falta de atualização salarial, os estudantes e professores indignados como a educação têm sido tratada neste País e a saúde pública esta em colapso de Cabixi ao Chuí.
Enfim, o projeto de reeleição em 2014 da presidente já não é tratado com a mesma certeza de um ano atrás. As pesquisas eram unânimes até pouco tempo que ela ganharia ainda em primeiro turno, mas agora a situação mudou e os candidatos da oposição estão se animando para a peleja. Marina Silva (RS), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) já estão na pista.
Em pauta
Questões rondonienses serão tratadas hoje em audiência pública na Câmara dos deputados, na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento rural. Na pauta, as ações conjuntas do governo federal com o estadual sobre a vigilância sanitária, sobretudo o combate a febre aftosa. Autoridades da Agricultura do Estado estarão presentes.
Novos municípios
Das 400 localidades brasileiras lutando para a emancipação, sete delas estão em Rondônia. Na Ponta do Abunã quatro distritos estão dando forma à criação do município de Extrema. Mas tem mais Tarilândia (em Jaru), Rondominas (Ouro Preto), 5º Bec (Machadinho). Mais a frente, entram Jacy-Paraná e União Bandeirantes.
Posição firmada
Com a proeza de ter conquistado 550 mil assinaturas, o Rede de Sustentabilidade, partido liderado pela ex-senadora Marina Silva, cumpre as exigências da legislação eleitoral e com isto estará apto para disputar as eleições de 2014. O controle da legenda em Rondônia começa a ser disputado.
PDT em festa
O socialismo moreno esta em festa. O PDT festejou ontem 34 anos de fundação. Dos primeiros passos em Rondônia com Samuel Saraiva, ainda em 1979, quando Leonel Brizola desembarcou em Foz do Iguaçu, de volta do exílio, a eleição do primeiro deputado estadual – Heitor Costa - até os dias de hoje, com Acir Gurgacz no comando foi uma baita trajetória.
Apoio declarado
O vice-prefeito Dalton di Franco (PDT) confirmou ontem, no diretório estadual do partido, que não pleiteará cargos eletivos no ano que vem. Segundo ele, seu projeto político é colaborar com a gestão Mauro Nazif e concluir seu mandato por inteiro. Em 2014 vai apoiar os candidatos da legenda na capital.
Novos estados
Não tem prosperado no Congresso Nacional as tentativas divisionistas, cujas propostas criariam uma redivisão territorial com a criação de pelo menos mais nove estados no país. Entre tantos, seriam criados os estados de Gurgéia, Maranhão do Sul, Tapajós, Carajás, Solimões, Araguaia, Planalto Central, Mato Grosso do Norte e o Território Federal do Oiapoque.
Em Rondônia
No Estado de Rondônia, a única investida divisionista ocorreu ainda na década de 80, com o deputado federal Reditário Cassol (PMDB-RO), tentando retirar do mapa de nosso estado os municípios das regiões do Café, Zona da Mata e Cone Sul, para criar o estado do Aripuanã, que também contaria com municípios do vizinho Mato Grosso. A proposta foi rechaçada.
Via Direta
*** Com a Copa das Confederações e o final de semana prolongado as atividades políticas deram uma arrefecida *** Como um vulcão em repouso, Porto Velho vivenciou alguns dias de paz, já que até os grevistas resolveram descansar *** Como hoje é feriado, a capital só volta entrar em erupção a partir de amanhã.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri