Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Com muito óleo de peroba para passar na cara, políticos rondonienses se acusam


Com muito óleo de peroba para passar na cara,  políticos rondonienses se acusam - Gente de Opinião

Nossos 30 anos

O Estado de Rondônia festeja amanhã, 4 de janeiro, 30 anos de emancipação política e administrativa. Num clima pesado, motivado pela crise política – veja abaixo em Cotidiano novos desdobramentos – assistimos mais uma vez a Polícia federal “visitando” em 2011 a Assembléia Legislativa e o Palácio Presidente Vargas.

 

Óleo de peroba

Com muito óleo de peroba para passar na cara, para dar e vender, os políticos rondonienses se acusam mutuamente pela crise político-policial instalada em Rondônia, juram inocência e que vão mudar, etc, etc, quando a gente sabe que tudo é história para boi dormir e que não vão trocar nem de camisa para dar os próximos golpes.

 

A comemorar

Embora a classe política jogue contra, Rondônia continua a crescer. Graças ao dinamismo do seu povo, de um interior pujante, movido pela agroindústria e por uma capital, que passou dos 450 mil habitantes e segue com expressivo ritmo de desenvolvimento.  

 

A pecuária

O estado de Rondônia abre 2012 contabilizando em seu rebanho  bovino cerca de 12 milhões de cabeças. Passou o Paraná e tem mais boi no pasto que o Paraguai. Com o Idaron trabalhando bem desde os idos de Bianco, prosseguindo com Cassol e com  boa performance, como se vê, na gestão Confúcio Moura. A economia ainda vai bem.

 

Recordistas...

Embora jovem, o estado de Rondônia foi o único entre os 27 da federação, a ter dois presidentes da Assembléia Legislativa presos pela Polícia Federal. Temos também como proeza contar com a única Câmara de Vereadores do país que concedeu título de cidadão honorário para traficante: para o líder da bancada do pó, na década de 90.

 

Eleições 2012

A bandeira do cassolismo será asteada em Ji-Paraná por Juarez Jardim; em Vilhena pelo prefeito José Rover que vai para a reeleição, em Porto Velho pelo médico Amado Rahal, ex-diretor do Hospital de Base, já que Ivan Rocha teria desistido da empreitada. Em Rolim de Moura, César Cassol entra nas paradas. 

 

Batata assando

O ano de 2012 abre com a batata assando para o deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO). Símbolo da impunidade brasileira na década, o representante rondoniense já condenado em todas as instâncias será afastado do cargo ainda no primeiro semestre. A saída tem sido procrastinada graças a recursos e manobras na justiça.

 

Por renovação

Com tanta lama na política regional, os raros políticos fichas limpas rondonienses devem levar vantagem em cima dos representantes corruptos nas eleições municipais de 2012. Rondônia clama por renovação, já não dá mais para suportar tantos pilantras transformando nossos poderes em  balcões de negócios.

 
 

Do Cotidiano

Gente de OpiniãoAmeaça de Impeachment
 

O ano de 2012 foi aberto com novas turbulências políticas no estado. Depois do presidente da Assembléia Legislativa José Hermínio (PSD) ter ameaçado recentemente o governador Confúcio Moura de impeachment pela imprensa, nos últimos dias do ano foi à vez do ex-governador e atual senador Ivo Cassol (PP) anunciar pela sua rede de emissoras de rádio, que já tem provas suficientes para pedir o afastamento (o impeachment) do atual governador no Parlamento estadual.

Com Ivo Cassol e José Hermínio juntos - e mais o foragido Valter Araújo que é aliado dos dois – o trio já contabilizaria pelo menos 12 deputados aliados na ALE, faltando apenas quatro para completar os dois terços necessários para tirar o atual governador do PMDB do poleiro. A ameaça, por conseguinte, já não é delírio, ela esta já existe

Ao meio de muita lama, de brigaradas políticas e o estado entrando em declínio econômico com os primeiros sintomas do  chamado período “pós usinas”, Rondônia não consegue ganhar  sequer um ano novo de paz.

Desde Jerônimo Santana, o primeiro governador eleito pelo voto direto no Estado em 1986, ao antecessor de Confúcio, o atual senador Ivo Cassol, todos foram sabotados pela oposição causando sérios prejuízos para o estado na captação de recursos da União. O que se vê agora, é mais uma vez a situação política tão recorrente, que já causou problemas também aos ex-governadores Piana, Raupp, José Bianco e Ivo Cassol: a oposição com fogo cerrado contra o governador de plantão. E quem continua perdendo com todas estas rivalidades tribais é o povo rondoniense.

A atual administração nem se refez ainda dos efeitos da Operação Termópilas. O governador Confúcio deu uma demonstração de boa vontade de combater a corrupção ao rechear sua gestão de delegados para acompanhar de perto as atividades dos seus secretários e com isto não permitir o surgimento de novos casos “Batistas”, mas a oposição achou pouco e já começa 2012 bombardeando o Palácio Presidente Vargas.

Os desdobramentos deste novo cenário político acontecerão no plenário da Assembléia Legislativa. Aparentemente a gestão “Cooperação” mantém maioria de base parlamentar para safar Confúcio de um impeachment, no entanto, mesmo assim, ele já abre 2012 sofre forte pressão no campo político.

 
 

Via Direta

*** Com justa razão a Comissão de Justiça e Paz cobra políticas mais efetivas para combater a criminalidade na Zona Leste de Porto Velho *** A região soma 43 homicídios nos últimos onze meses *** O inverno chega com rigor e com isso mais uma temporada de alagações nos bairros mais baixos na capital.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

 Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)