Sexta-feira, 15 de agosto de 2014 - 05h51
Renovação dos quadros
A última pesquisa Ibope na Amazônia revelou a predominância dos velhos caciques políticos na disputa pelos governos do Amazonas, Rondônia, Acre e Roraima. A necessária renovação dos quadros políticos ainda está distante de acontecer e, no caso de Rondônia até a reposição das lideranças que estão se despedindo do cenário regional anda muito difícil.
Eduardo Braga (PMDB) no Amazonas; Neudo Campos (PP) em Roraima, Tião Viana (PT) no Acre e Confúcio Moura (PMDB) em Rondônia largaram na frente em seus respectivos estados e alguns eles são franco favoritos como ocorre no Amazonas e no Acre. Alguns com mais de 40 anos na vida pública.
Em Rondônia desde a desmoralizada bancada do pó nos anos 90 a qualidade parlamentar só tem decaído, sobretudo na Assembléia Legislativa que tem protagonizado tantos escândalos. Temos dois ex-presidentes do parlamento estadual, Marcos Donadon e Valter Araujo presos, um terceiro - Natanael Silva foragido – e um outro Carlão de Oliveira prestes a voltar para a cadeia.
Temos a necessidade de novas lideranças para oxigenar a política rondoniense, mas não se vê uma luz ao final do túnel.
A rodoviária
Com quase quarenta anos, a atual rodoviária de Porto Velho já deu o que tinha que dar e sucessivos prefeitos e governadores praticaram o jogo de empurra sobre a construção de um novo terminal. A polemica mais recente foi criada com a terceirização do logradouro por 10 anos, ficando implícito que a população da capital vai ter que suportar esta situação por mais uma década. Assim já é demais!
A campanha
Por causa da tragédia ocorrida com o presidenciável Eduardo Campos, ex-governador do Pernambuco a campanha eleitoral paralisou quase que totalmente em Rondônia por três dias. Mas nem todo mundo ficou enlutado, alguns candidatos colocaram formiguinhas em ação, distribuíram panfletos e colocaram mais cavaletes nas ruas. A campanha volta a esquentar na semana que vem com sabatinas e debates.
Em apuros
Em apuros, a maioria dos prefeitos rondonienses está arriscada a ser penalizada pelos rigores da Lei da Responsabilidade Fiscal. Como a necessidade faz o sapo pular e a situação esta criada para mais de 3 mil alcaides do pais, a mobilização da Confederação Nacional dos Municípios – CNM é intensa em Brasília com caravanas pressionando o Congresso Nacional para melhorar o aporte de recursos.
Apagão
O caudaloso Rio Madeira, com suas usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio se constitui na grande esperança do Sudeste, envolvido com seca histórica de evitar um baita apagão. Por causa desta ameaça, o governo federal passará a tratar com mais catrinho o nosso amado Madeirão, que será alvo de dragagem a partir de setembro. Uma obra que também poderá atenuar os efeitos de uma nova enchente.
Mais creches
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) voltou a cobrar mais recursos da União destinados à construção de creches nos municípios rondonienses. Segundo ele, existe uma grande demanda a ser atendida e milhares de mulheres trabalhadoras aguardam vagas nos principais pólos regionais do estado. “Trata-se de uma justa reivindicação e uma necessidade que dará mais segurança as famílias”, asseverou.
Via Direta
*** O prefeito Mauro Nazif liderou caravana de rondonienses aos funerais do presidenciável Eduardo Campos no Recife *** Os moradores do bairro Lagoinha estão em pé de guerra com a loteadora que cobrou o despejo de famílias invasoras *** O pau esta cantando *** A OAB realiza na semana que vem simpósio tratando de melhorar o acesso a justiça. É uma causa nacional
CAPA DO JORNAL DIÁRIO DA AMAZÔNIA DESTA SEXTA-FEIRA
.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina