Quinta-feira, 6 de dezembro de 2012 - 18h01
Em erupção
Como um vulcão em erupção, Rondônia voltou a expelir lava ardente para todo lado. Não sossega nem para o Natal. O prefeito Roberto Sobrinho, o El Ratón, foi afastado hoje do cargo por corrupção, secretários municipais e empresários presos, etc, etc. Um golpe eu pode chegar a R$ 100 milhões.
Mais lama
A classe política não se cansa de enlamear Rondônia. Ora é a ALE-RO, ora o governo estadual, quando não o TRT ou a prefeitura de Porto Velho. A corrupção esta nas entranhas do poder e desde a década passada a Polícia Federal já prendeu um montão de políticos e empresários. Já faltam celas...
Até a Dilminha
Desta vez até os supersecretários como Miriam Saldanha, a Dilminha, o amigo do peito do prefeito Israel Xavier, foram jogados na vala comum pela Policia Federal. Impressiona a cara de pau do prefeito, de Jair de Ramires e tantos outros que posavam de honestos.
Pasta da Agricultura
Tudo isto, num momento que o PT de Rondônia tinha acertado a indicação de Sobrinho para a Secretaria de Estado da Agricultura em substituição a Anselmo de Jesus. Já, não bastava no governo, seu secretário da saúde, Willians Pimentel, o Nero de Rondônia? Pois , ia mais El Ratón...
O mensalinho
E tem muito mais pela frente: de empresas apaniguadas a vereadores que mantinham negócios escusos e recebiam mensalinho. Os petistas encerram o ano com louvor em corrupção: começaram se aliando a Valter Araujo para rapinar o erário e acabam o ano afundando a prefeitura. Insaciáveis.
Mirando 2014
O senador Ivo Cassol reuniu lideranças da sua aliança em Rolim de Moura, para definir seu jogo de estratégia para 2014, tendo em vista sua inelegibilidade. A principio ele vai recorrer em todas as instâncias da justiça, caso não seja bem sucedido, poderá lançar sua esposa, D. Ivone Cassol na disputa.
Falta definição
A falta de definição de um candidato a presidência da Câmara de Vereadores de Porto Velho pela base aliada do prefeito eleito Mauro Nazif (PSB) esta ensejando o avanço da oposição, cooptando até votos de vereadores governistas para a eleição da mesa diretora 2013. Os estrategistas do PSB precisam ficar atentos.
Sessão solene
A pedido do deputado Eurípedes Lebrão a sessão solene programada pela Assembléia Legislativa para hoje, será transferida para uma data posterior. O encontro, marcado para São Francisco, tinha como objetivo discutir os problemas da região e homenagear lideranças regionais.
Caindo do poleiro
Agora tem gente caindo do poleiro diariamente na administração estadual. Hoje foi a vez do secretário de Esportes Manoel Nery, que representava o PC do B na gestão Confúcio Moura. Todo mundo que entra no governo, pelo visto já entra com prazo de validade vencida...
Do Cotidiano
Tentáculos na Amazônia
Desde Percival Farquhar e Henry Ford, que criou sua frustrada Fordlândia, são inúmeros os livros que tratam sobre os “tentáculos” dos EUA sobre a Amazônia. Na Era Obama, que ganhou mais quatro anos nas eleições do início de novembro, a região continua na mira estadunidense.
Na China, o Congresso Nacional acaba de substituir sete dos nove antigos líderes, entronizando no poder uma nova geração – os chamados príncipes, filhos dos guerrilheiros que tomaram o poder na década de 1940.
A partir desse novo governo, que se estima ainda mais ousado que o do comedido Hu Jintao, o novo presidente, Xi Jinping, que se interessa muito pelas Américas e acena com um dedicado esforço pelo fortalecimento das relações da grande nação oriental com a América Latina, será inevitável: vão se multiplicar os livros e as reportagens sensacionalistas sobre a crescente influência chinesa na Amazônia.
Muitos já começam a chamar o Suriname de “Guiana Chinesa”. O Paraguai, depois dos atritos com Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela, também se aproximou da China. No Brasil, está na mira o jovem empresário Lu Weiguang, dono da produtora de pisos de madeira e importadora Shanghai Anxin. Dele se diz que comprou dos índios brasileiros um belo naco da floresta amazônica.
Segundo a revista americana Forbes um dos 400 chineses mais ricos, numa época em que o número de milionários dispara naquele país, Lu é considerado um dos “donos” da Amazônia. Lu Weiguang, que tem um filho nascido no Brasil, adquiriu em 2004 mil quilômetros quadrados de floresta amazônica nativa supostamente integrante de uma reserva indígena.
No Brasil, Lu mantém um apartamento em bairro nobre de Curitiba, para onde trouxe a mulher, Chen Jie, quando estava grávida de três meses. Com o nascimento do filho brasileiro, Victor, em 2003, o empresário chinês garantiu visto permanente no Brasil.
Quanto aos EUA, talvez a Amazônia e o Aquífero Guarani tenham algum sossego enquanto a Grande Águia do Norte estiver ocupada com sua gravíssima crise interna e as aventuras guerreiras no Oriente Médio. Mas a Quarta Frota, herdeira da II Guerra, foi reativada para patrulhar águas latino-americanas.
Via Direta
***Expedito Junior, presidente regional do PSDB acompanha no interior a diplomação dos prefeitos aliados *** O PSD pretende lançar o atual prefeito de Ouro Preto, Alex Testoni ao Senado *** O cacique José Bianco ainda não decidiu se disputa a ALE ou a Câmara Federal em 2014.
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis