Sexta-feira, 14 de novembro de 2014 - 06h50
Poderes independentes?
Sustentando que os poderes devem ser independentes entre si como reza na Constituição Federal, o governador Confúcio Moura (PMDB) assegurou a imprensa que não vai se intrometer na eleição do próximo presidente da mesa diretora da Assembléia Legislativa. O histórico das eleições no Legislativo ensina que o governador que não elege aliado na Casa de Leis acaba em maus lençóis.
Na Era Cassol, o então governador viu o que era bom para tosse ao não ter um aliado no comando do parlamento estadual. Os deputados estaduais tentaram fazê-lo de refém e chegaram a lhe aplicar um impeachment. Não fosse o escândalo das fitas gravadas levado a público pelo Fantástico, Ivo Cassol teria sido trucidado. A lição foi aprendida e a partir de então Ivo tratou se garantir com aliados naquele Parlamento.
Não é preciso puxar pela memória para ver o que aconteceu com a eleição de Valter Araujo (PTB-Porto Velho) hoje condenado e preso, adversário político de Confúcio Moura nos dois primeiros anos da sua gestão. Cassado, veio Hermínio Coelho com chumbo grosso e pedindo o impeachment do governador todo mês. Trocado em miúdos: a falta de um aliado na ALE na próxima legislatura é uma fria.
Orçamento 2015
A Câmara de Vereadores de Porto Velho começa a discutir o orçamento 2015, assim como a Assembléia Legislativa trata do orçamento estadual para o próximo ano. A diferença é que na capital com sua economia abalada pela redução das obras das usinas de Santo Antônio e Jirau, mais a cheia do Rio Madeira, os recursos estão mais minguados. No plano estadual, a economia é mais vigorosa.
Perigo nas ruas
Não bastassem as centenas de mandados de prisão expedidas e não cumpridas na capital rondoniense, eis que as fugas nos presídios, como ocorreu na penitenciária Enio Pinheiro, no inicio da semana, começaram mais cedo. Até as festividades de Natal e Ano Novo, outras fugas deverão ocorrer no sistema penitenciário rondoniense. E salve-se quem puder, torcida brasileira.
A transposição
Com o anuncio do governador Confúcio Moura da retomada das negociações com a presidente Dilma Rousseff sobre a sonhada transposição, os servidões beneficiados tiveram um novo alento. O governador quer unir os deputados estaduais, a bancada federal e os sindicatos numa nova cruzada para levar a bom termo uma questão que vem se prolongando há quase quatro anos.
N o s b a s t i d o r e s
A eleição da próxima mesa diretora da Assembléia Legislativa agita os bastidores políticos. Dois grupos estão se armando para o confronto, que acontecerá depois da posse dos novos deputados, em fevereiro. Ontem se ventilou que o apoio do atual presidente José Hermínio ao deputado Maurão de Carvalho pode lhe causar defecções com os parlamentares da base aliada. Será?
Mais transparência
Numa atitude inédita em Rondônia, a OAB local passará a acompanhar a partir de agora os gastos do governo estadual através de uma Comissão de Fiscalização de Gastos Públicos e Prestação de Contas. Com certeza é uma medida importante para garantir a transparência dos atos do Executivo. Esta ação refletirá também no impedimento de eventuais escândalos. Vem em boa hora.
Via Direta
*** A expectativa da construção a usina hidrelétrica de Tabajara anima as lideranças da região de Machadinho do Oeste ***As localidades de Extrema, Tarilândia e Jacy-Paraná querem apoio dos deputados para emancipação e eleger prefeitos em 2016 *** A necessidade faz o sapo pular e diante da possibilidade de perder o controle do PSDB em Rondônia, Expedito Jr. voltou mais cedo do recesso...
,
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina