Quarta-feira, 22 de outubro de 2014 - 05h23
A interiorização da ALE
O presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho, o vice Maurão de Carvalho e o secretário Eurípedes Lebrão - todos reeleitos - encerram a atual gestão da Mesa Diretora apostando na interiorização do Poder Legislativo com sessões públicas em Ji-Paraná, na região central, e Vilhena, no Cone Sul rondoniense.
Será uma forma da Casa de Leis prestar contas das realizações nos últimos anos. No quesito interiorização o Poder Legislativo fez um bom trabalho transferindo toda a estrutura do Parlamento nos encontros realizados em todas as regiões do estado. De Guajará Mirim a Rolim de Moura, todos os pólos regionais mais importantes foram contemplados com o plano de interiorização.
Por falar no final da legislatura que tem a hegemonia de deputados do interior, todas as atenções vão se voltando para a eleição do sucessor de Hermínio. Este, diga-se de passagem, pegou uma herança pesada do antecessor Valter Araujo. Foi uma travessia dura e que exigiu muito jogo de cintura para tocar a coisa adiante.
No Parlamento estadual estão sendo feitos os últimos ajustes visando à conclusão da nova sede, um projeto arrojado, mas pelo contingenciamento de recursos deverá ter sua inauguração postergada para o próximo ano.
A contagem
Com a contagem regressiva já correndo para a eleição de domingo se vê os comitês dos candidatos a todo pano e pesquisas contraditórias rolando pela internet. Tanto o governador Confúcio Moura como o candidato da oposição Expedito Junior intensificam as visitações priorizando o maior colégio eleitoral do estado, Porto Velho, com seus mais de 312 mil eleitores.
Últimos debates
Os últimos debates rolam nesta semana, tanto para os presidenciáveis como para os governadoraveis e o horário eleitoral gratuito acaba, para a felicidade geral da Nação, neste sábado. Tanto na esfera presidencial, como na questão estadual, os confrontos foram muito repetitivos e com poucas propostas novas. Os candidatos fizeram nossos ouvidos de penicos à temporada toda.
A debandada
Em algumas regiões começou uma debandada da campanha tucana, como foi o caso do Cone Sul, onde em alguns municípios, até prefeitos do PSDB de Expedito Junior entraram na campanha da reeleição do governador Confúcio Moura. Nos últimos dias outras lideranças egressas de outros partidos da aliança com os tucanos bateram as portas do comitê governista.
A xenofobia
Por conta da epidemia de Ebola nos países africanos, os imigrantes haitianos e senegaleses que chegaram ao Brasil para ocupar nichos da mão de obra em limpeza pública, construção civil e em frigoríficos, estão sofrendo horrores nos estados do Sul do Pais. No Paraná, como é o caso de Curitiba, por exemplo, os negros têm levado surras nos locais de trabalho, em Cascavel são discriminados, rejeitados até nas corridas de táxis. Coisa de louco!
ASSISTA COMENTÁRIO DO JORNALISTA EVERTON LEONI NO RO RECORD
NAZIF DIZ QUE ACUSAÇÕES DA CÂMARA TEM CUNHO ELEITORAL
O impeachment
Mais uma vez – já é a terceira – um grupo de vereadores tentou aplicar impeachemnt do prefeito de Porto Velho Mauro Nazif (PSDB). É coisa mais para fazer barulho já que para cassar o prefeito a legislação vigente exige dois terços dos 21 parlamentares, o que a oposição esta longe de conseguir. Quem sabe na próxima? Por enquanto a situação esta por cima, com 14 edis.
Via Direta
*** O final de ano mostra um certo distanciamento do prefeito Mauro Nazif com seu vice *** Ocorre que o pedetista não teve o apoio aguardado para sua campanha a Câmara dos Deputados *** Em tempos bicudos, lojas de redes importantes foram fechadas em Porto Velho *** E muitos estabelecimentos comerciais fechados na região do porto do Cai N’Água durante as enchentes não foram reabertos.
Capa do jornal Diário da Amazônia desta quarta-feira (22)
.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri