Sábado, 4 de fevereiro de 2012 - 07h44
Jogo de estratégia
Parece claro o jogo de estratégia do senador Ivo Cassol na temporada. Ele mira se transformar no inimigo público numero 1 do PMDB de Confúcio Moura e do PT de Roberto Sobrinho - cujos partidos mais se desgastaram com a Operação Termópilas - e com isso obter dividendos políticos para seu candidato a prefeito na capital.
Quanto pior
Ivo age como se comportaram seus adversários na oposição enquanto governador: o quanto pior melhor. Para tanto, trata de sabotar a captação de recursos para Rondônia, trabalhando contra a aprovação do empréstimo contraído pelo atual governo na Assembléia Legislativa.
Apego ao poleiro
A determinação do Diretório Estadual do PT para que os membros agraciados com cargos no acordo com Valter Araújo naquele episódio da eleição da mesa diretora, deixassem aquele poder, não foi acatada. Todos os optaram pela permanência, inclusive petistas ilustres e históricos. Coisa de louco!
O governador Confúcio Moura convocou sessões extraordinárias a partir de segunda feira para votação de empréstimo destinado a melhorias para a saúde, infra-estrutura, etc. No entanto, um acordo entre os Poderes Executivo e Legislativo definiu pela realização de audiências públicas para debater o assunto. Com isso as sessões foram suspensas. Bom senso
O governador Confúcio Moura e o presidente da ALE José Hermínio agiram com raro bom senso. Em primeiro lugar porque a pauta extraordinária é realmente polêmica, segundo porque a Casa de Leis vai se reunir normalmente a partir do dia 15 e com as votações transferidas vai economizar recursos do erário. É quase inacreditável: esse foi um bom e raro exemplo da nossa classe política |
Com Sobrinho
A Câmara de Vereadores de Porto Velho reabre na segunda feira para um novo período legislativo. O prefeito da capital Roberto Sobrinho se fará presente na abertura dos trabalhos prestando contas de seu mandato e falando das obras projetadas para seu último ano de administração. São 138 obras simultâneas em andamento e nove paralisadas pelas chuvas.
Fora do páreo
De Ariquemes vem a informação de que o atual prefeito Márcio Raposo, que deixou o DEM e ingressou no PSD teria desistido do projeto de reeleição. Raposo deixa o caminho livre pra uma boa refrega entre os deputados estaduais Adelino Follador (DEM) e Lorivaldo Amorim (PRP). Lá, o PT e o PMDB estão frágeis.
Balão de ensaio
Não passou de um balão de ensaio do presidente nacional do PMDB Valdir Raupp o nome de Orestes Muniz para disputar a prefeitura da capital. Raupp tentou forçar a barra, mas Muniz percebeu que o mar não esta para peixe e não quer se envolver na peleja.
Do Cotidiano
O incômodo lixo
Surgem às dezenas no mercado aparelhos que um dia foram telefones e hoje servem para muito mais que a simples comunicação interpessoal. Os antigos microcomputadores parecem trambolhos “macro” no confronto com netbooks e tablets. Nas escrivaninhas, a antiga composição micro/monitor/teclado/mouse foi substituída por uma única peça, que em breve tenderá a ser substituída por objetos ainda menores, mais práticos e de melhor qualidade.
Já disponíveis ou ainda em projeto, como ao fazer um passe de mágica, ao clique de algo parecido com uma caneta podem se materializar no espaço teclados e monitores virtuais. Gavetas remotas em uma casa na Amazônia poderão ser abertas e ter documentos esquecidos copiados desde um quarto de hotel em Hong Kong. Não há limites para o gênio humano e as possibilidades para o desenvolvimento da tecnologia.
Mas a rapidez com que as novidades tecnológicas torna obsoletas toda a maquinaria precedente, que vai se acumular na formação de um novo e sério problema a resolver: o lixo eletrônico. Anualmente, mais de 50 milhões de toneladas desse lixo se somam a uma incalculável “montanha” de resíduos que vão desde as baterias dos celulares até velhos monitores.
Em países como Brasil, China, Índia e África do Sul o crescimento desses resíduos disparou nos últimos anos e vai se multiplicar muitas vezes. Se no Brasil a previsão é de um aumento ao redor de 200% no acúmulo de lixo eletrônico nesta década, na China a previsão é de que sua já elevada montanha de lixo dessa espécie venha a crescer ao redor de 500%.
O lixo eletrônico não provém apenas da informática propriamente dita, mas reúne também os velhos televisores, trocados por modelos de tela maior e mais baratos. As vendas de produtos eletrônicos no varejo explodiram com as facilidades de crédito, que além de endividar as famílias perigosamente também criam monturos de lixo eletrônico, para os quais nem as indústrias nem as lojas advertem de forma conveniente e prática.
A ignorância, o descuido, o menosprezo e incapacidade de lidar com o acondicionamento, manejo e destinação do lixo eletrônico são fatores potencialmente perigosos para a saúde além de desperdício, já que esse lixo poderia ser convenientemente reciclado.
Via Direta
*** Porto Velho, virou curva de rio de uma vez, e agora abriga o maior astro do crime da América, o famigerado Beira-Mar *** Salve-se quem puder porque no seu rastro virão seus cupinchas, como aconteceu em Mossoró *** Haja violência, caça níqueis, explosão de caixas eletrônicos e tráfico de drogas...
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri